Quando ocorre o saldo credor de PIS e COFINS
O saldo credor do PIS/COFINS é uma situação em que uma empresa acumula crédito dessas contribuições, normalmente porque as atividades geradoras de crédito são maiores que débitos a pagar. Ou seja, é quando a empresa tem mais créditos acumulados do que obrigações a pagar dessas contribuições. Este saldo pode surgir de diversas maneiras, por exemplo, devido a diferenças nas alíquotas de impostos, exclusões da base de cálculo ou aquisição de insumos geradores de crédito. Empresas podem utilizar esse saldo credor para pagar dívidas futuras ou reivindicar reembolsos, dependendo da legislação tributária vigente.
Este artigo, aborda empresas enquadradas no Lucro Real e no Lucro Presumido.
Caso deseje informações sobre empresas do Simples Nacional, clique aqui.
Como conferir
Para conferir o saldo credor de PIS/COFINS, você precisará acessar a movimentação da empresa. Siga os passos abaixo para conferir os valores.
- Acesse a aba Lançamentos - Notas Fiscais e Produtos;
- Informe o tipo da nota(Entrada ou Saída), empresa e período;
- Selecione a aba Produtos por nota do período;
- Clique em Personalizar colunas e selecione as colunas de CST, Base e Total de PIS e COFINS e verifique se o valor do crédito(Entrada) está maior que o débito(Saída) no período anterior.
Caso os valores de crédito sejam indevidos, será necessário ajustá-los no período para não levar valor de saldo credor de PIS e COFINS para os meses futuros.
Como realizar o ajuste
Para realizar o recálculo no sistema é bem simples e poderá selecionar o período que deseja e mais de uma empresa, se precisar.
- Acesse o Fiscal e vá na aba Manutenção;
- Clique em Recalcular impostos das notas;
- Na aba Empresas informe ao clicar em "+" a(s) empresa(s) que deseja;
- Na aba Complemento informe o Período e se deseja Executar cálculo de PIS/COFINS ou Calcular antecipação do ICMS.
- Após isto, clique em Realinhar* e aguarde finalizar.
Para mais informações sobre o recálculo, clique aqui.