SPED ICMS - Como gerar o SPED Fiscal

Autor do artigo: Brendha.sup.pack

Orientações:



A EFD - Escrituração Fiscal Digital (ICMS/IPI), também conhecida como SPED Fiscal, tem por objetivo fazer a apuração dos impostos ICMS em âmbito estadual e IPI em âmbito federal. Em regra, a periodicidade de apresentação é mensal. O contribuinte deverá verificar com a legislação estadual o prazo de entrega do arquivo.

O contribuinte deverá utilizar a EFD para efetuar a escrituração dos seguintes Livros Fiscais:

  • Registro de Entradas;
  • Registro de Saídas;
  • Registro de Apuração do ICMS;
  • Registro de Inventário;
  • Registro de Apuração do IPI;
  • Registro de Controle da Produção e do Estoque – (na EFD a partir de 2016);
  • Controle de Crédito do ICMS do Ativo Permanente (CIAP).







Geração do arquivo:


Para gerar o arquivo SPED Fiscal, siga as orientações abaixo:


  1. Vá na aba ICMS e IPI ou na aba Federal > Selecione a opção SPED ICMS;
  2. Avance a primeira tela e informe o período e preencha com as demais informações;

    Opções para Geração do SPED

    "Informe o período (Mês/ano)"

    Neste campo informe de que mês será a movimentação levada no arquivo txt.

    "Versão do Layout"Neste campo deve ser informado a numeração do layout a ser gerado o arquivo SPED.

    No geral, o sistema já demonstrará de forma automática essa informação conforme o período informado. 
    "Finalidade"Neste campo é necessário informar se o arquivo gerado é o original ou um retificador (substituto).
    "Tipo do Item"Preenchendo essa informação, os itens sem tipo em seu cadastro serão gerados com essa informação.
    "Gerar registro H - Inventário"Este bloco destina-se a informar o inventário físico do estabelecimento, nos casos e prazos previstos na legislação pertinente. Quando o usuário estiver gerando o arquivo do SPED para o mês de fevereiro o sistema marca automaticamente esta opção, devido à explicação encontrada no Guia Prático da EFD. 
    "Informe o local para geração do (s) arquivo (s)"Neste campo deverá informar o diretório para geração do arquivo
  3. Avance, informe a empresa e clique em Concluir;
  4. Após, será apresentada a tela com o log da geração.


Após a geração do arquivo é necessário validar o Sped no PVA. Para fazer o download do validador Sped Fiscal clique aqui!