Por meio da opção Empresas é feito o cadastro das empresas que possuem relação com o escritório. Para cadastrar uma empresa no Financeiro, é necessário que a mesma já esteja cadastrada no Gerenciador Alterdata Pack (PHD) para que, assim, o sistema pegue apenas as informações essenciais para seu funcionamento.

Cadastrar Empresa


  1. Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
  2. Clique em Empresas.
  3. Clique em Novo.
  4. Clique na aba Dados para informar os campos:

    CamposDescrição
    EmpresaDefina a empresa do PHD.
    Usar CEI da empresa na geração de arquivo remessaSelecione para que o número da pessoa física equiparada a empresa seja utilizado na geração do arquivo remessa.
    Permitir movimentação da empresa ser inativa no PHDSelecione para que, em caso da inativação da empresa do PHD, a movimentação para a mesma seja habilitada.
    Paga guiasIndique se o sistema deve considerar que a empresa pague pelas guias de seus tributos emitidas através do escritório contábil.
    Utiliza endereço cadastrado no Gerenciador Alterdata PackSelecione se o endereço utilizado para a empresa for o mesmo informado no PHD. Ao marcar esta opção, os campos de endereço não serão habilitados para preenchimento.
    Endereço

    Informe os dados de endereço da empresa.

    TelefoneInsira o telefone de contato.
    Endereço ComplementarInforme o endereço complementar, se houver.
    CEIInsira o código da Pessoa Física que se equipara à empresa.
    Mensagem padrãoInclua a mensagem padrão a ser emitida nos recibos.
    E-mails que receberão os relatórios desta empresaInforme os e-mails que serão utilizados para contato da empresa.

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  5. Clique na aba Complemento para informar os campos:

    CampoDescrição
    MultaCobrar Multa de

    Informe o percentual que será aplicado no valor da cobrança como multa.

    Caso os dados da multa sejam incluídos nas configurações e depois que uma informação diferente for inserida neste campo, o sistema ignora as informações anteriores e considera como configuração os dados que estão indicados aqui.

    A partir de X diasInforme a partir de quantos dias após o vencimento da cobrança o percentual será cobrado.
    Conta para emissão da cobrançaInclua a conta bancária que será utilizada para emissão das cobranças.
    Vencimento das cobrançasInforme a partir de qual dia será o vencimento das cobranças.
    Referência (mês) do vencimento

    Selecione o mês de referência para o vencimento das cobranças: o mês corrente ou o posterior.

    Por exemplo: em um período que vai do dia 01/06/2017 até o dia 30/06/2017, se na empresa estiver configurado no campo Vencimento das Cobranças o dia 10 e na opção Referência estiver marcado Corrente, a data de vencimento da cobrança será preenchida automaticamente como 10/06/2017. E caso a opção Posterior esteja assinalada, a data de vencimento será preenchida automaticamente com o próximo mês, ficando 10/07/2017.

    Alíquotas diferenciadasIRRF

    Informe o percentual utilizado para o cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte.

    ISSInforme o percentual utilizado para o cálculo do Imposto sobre Serviço.
    Descontar o valor do ISS do total do recibo

    Marque esta opção para que o sistema faça o desconto do valor do Imposto sobre Serviço dos recibos.

    Esta opção é habilitada quando uma alíquota é informada no campo ISS.

    Integração ContábilEnviar movimentação desta empresa para a contabilidade

    Marque esta opção para que o sistema Financeiro envie a movimentação desta empresa para o sistema Contábil

    A integração é feita pela opção Exportar Dados para Contabilidade.

    ProtestoTipo de Protesto

    Defina como o protesto de inadimplência deve ser feito: diariamente ou em um determinado período.

    Protestar noSelecione a quantidade de dias, ou período, para protestar após o vencimento da cobrança.
    Emissão de NFS-e

    Reter valor de ISS na emissão de NFS-eMarque esta opção para reter o valor de ISS na emissão de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas.

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  6. Clique na aba Desconto para informar os campos:

    CampoDescrição
    Configuração da mensagem de desconto

    Informe o dia, percentual ou valor para o desconto das cobranças.

    Exemplo:

    Informando 5 dias e 10% de desconto, ao efetuar a baixa da cobrança até o dia 5, o sistema calculará 10% de desconto sobre o valor da cobrança.


    Para permitir inserir o dia de pagamento sendo 0 (zero), a opção Considerar Dias Anteriores ao Vencimento, em Configurações / Opções / Recibos / Desconto, deve estar marcada.

    Configuração de desconto no arquivo remessa

    Selecione o tipo de desconto utilizado nos arquivos remessas.

    Esta opção é utilizada somente para emissão de remessa do Banco de Brasília (BRB).

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  7. Clique em Gravar.

Editar Empresa


  1. Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
  2. Clique em Empresas.
  3. Selecione a empresa.
  4. Clique em Editar.
  5. Realize as alterações necessárias.
  6. Clique em Gravar.


Editar Empresas em Bloco


  1. Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
  2. Clique em Empresas.
  3. Clique em Editar em bloco.
  4. Selecione as empresas para edição.
  5. Selecione os campos que deseja alterar.
  6. Faça as alterações necessárias.
  7. Clique em Gravar.


Excluir Empresa


  1. Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
  2. Clique em Empresas.
  3. Selecione a empresa.
  4. Clique em Excluir.
  5. Confirme a exclusão.


Cadastrar Empresa Centralizada


  1. Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
  2. Clique em Empresas.
  3. Selecione a empresa centralizadora.
  4. Clique em Centralização.
  5. Clique em Novo.
  6. Selecione a Empresa Centralizada.
  7. Clique em Gravar.


Editar Empresa Centralizada


  1. Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
  2. Clique em Empresas.
  3. Selecione a empresa centralizadora.
  4. Clique em Centralização.
  5. Selecione a empresa.
  6. Clique em Editar.
  7. Realize as alterações necessárias.
  8. Clique em Gravar.


Excluir Empresa Centralizada


  1. Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
  2. Clique em Empresas.
  3. Selecione a empresa centralizadora.
  4. Clique em Centralização.
  5. Selecione a empresa.
  6. Clique em Excluir.
  7. Confirme a exclusão.