No recurso Cadastro de Usuários, é possível definir as permissões de acessos para cada usuário do sistema, de modo a evitar acessos indevidos às informações gerenciadas. A forma de controle deste recurso baseia-se em habilitar, desabilitar ou esconder funcionalidades dos sistemas conforme o tipo de usuário.
Informação
Essa restrição de acesso é opcional. Ao cadastrar um usuário, automaticamente é definido o livre acesso a todas as permissões disponíveis. Se desejar não restringir o acesso, basta deixar todas as permissões habilitadas.
Novo Usuário
Na tela principal do sistema, acesse o menu de aplicação / Cadastro de Usuários.
Menu de aplicação:O menu de aplicação encontra-se no canto superior esquerdo da tela.
No sistema Alterdata Pack (PHD), o menu é representado pelo ícone .Clique em Novo.
- Preencha as informações básicas do usuário.
- No quadro Empresas, marque as empresas que o usuário terá permissão para acessar.
No quadro Permissões, determine os acessos do usuário para os módulos dos sistemas.
Clique com o botão direito do mouse no módulo.
Gerencie as permissões utilizando os recursos abaixo:
Opção Descrição Habilitar Habilita acesso à função e permite a utilização por completo. Desabilitar Desabilita acesso à função. Significa que o usuário poderá visualizar o módulo, mas não conseguirá abri-lo.
Esconder Esconde o módulo do sistema. Será útil se o administrador quiser que o módulo fique oculto para o usuário.
Solicitar outro login Ao clicar no módulo, aparece a tela de solicitação de um usuário autorizado.
Informação
O usuário só terá acesso ao recurso se for informada a senha do usuário "supervisor".
Clique em Gravar.
Localizar Usuário
Na tela principal do sistema, acesse o menu de aplicação / Cadastro de Usuários.
Menu de aplicação:O menu de aplicação encontra-se no canto superior esquerdo da tela.
No sistema Alterdata Pack (PHD), o menu é representado pelo ícone .No quadro Login, descreva o nome do usuário.
- Selecione o usuário.
Editar Usuário
Localize o usuário.
Clique em Editar.
Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Duplicar Usuário
Permite cadastrar um usuário baseado nas informações de outro.
- Localize o usuário.
Clique em Duplicar.
- Realize a alteração das informações básicas do usuário duplicado.
- Clique em Gravar.
Excluir Usuário
- Localize o usuário.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Opções do Usuário
Determine os requisitos necessários relativos aos usuários previamente cadastrados.
Na tela principal do sistema, acesse o menu de aplicação / Cadastro de Usuários.
Menu de aplicação:O menu de aplicação encontra-se no canto superior esquerdo da tela.
No sistema Alterdata Pack (PHD), o menu é representado pelo ícone .Clique em Opções.
- Determine as condições para os usuários.
- Clique em Gravar.
Auditoria do Sistema
No módulo Auditoria do Sistema ficam registradas as ações e alterações feitas pelo usuário como, por exemplo, a exclusão de um Sócio, alteração no Cadastro da Empresa, Backup realizado, entre outros.
Na tela principal do sistema, acesse o menu de aplicação / Cadastro de Usuários.
Menu de aplicação:O menu de aplicação encontra-se no canto superior esquerdo da tela.
No sistema Alterdata Pack (PHD), o menu é representado pelo ícone .Clique em Auditoria.
- Selecione os tipos de eventos que deseja visualizar, no campo Filtro.
- Determine o período pertinente aos eventos sobre os quais deseja obter informação.
- (Opcional) Selecione Exibir nome da categoria na coluna para mostrar, além do ícone da categoria, seu nome.
Clique em Filtrar.
Emitir Relatório de Acessos
Consulte as restrições de acesso ou as permissões que o usuário têm por empresa.
Na tela principal do sistema, acesse o menu de aplicação / Cadastro de Usuários.
Menu de aplicação:O menu de aplicação encontra-se no canto superior esquerdo da tela.
No sistema Alterdata Pack (PHD), o menu é representado pelo ícone .Clique em Relatórios.
Selecione o tipo de relatório.
Selecione o leiaute.
Clique em Concluir.