Com a nota no sistema, seja esta já com validade fiscal ou não, você pode classificar e filtrar os documentos a qualquer momento para organizá-los e analisá-los diretamente na tela principal do aplicativo. Para filtrar e consultar os documentos vinculados ao Faturamento e seus dados, o sistema disponibiliza três formas para localizá-los, são eles:
Localizar documentos através das configurações do filtro
- Informe a empresa de venda em Empresa do Estoque, no filtro do Faturamento.
Clique na aba Nota Fiscal, localizada no rodapé do aplicativo.
Informe o período inicial e final da emissão do documento.
(Opcional) Marque as opções Autoajustar as colunas e/ou Atualizar valores.
A configuração Atualizar valores, bem como o recurso Atualização automática presente na aba Diversos, ficará disponível somente se o usuário logado possuir acesso para Permitir utilizar o filtro Atualizar valores no Cadastro de usuários em Usuários/ Perfis do Usuário / Sistemas: Faturamento/ Acessos: Diversos. Com isso, os usuários que não possuírem acesso ao filtro, não poderão visualizar os valores dos documentos, nem totalizar, a fim de saber o valor total de Faturamento da empresa selecionada.
- No campo Filtrar documentos, selecione os tipos de documentos a serem exibidos no filtro.
- Clique em Atualizar filtro.
Analise os documentos exibidos com base no filtro informado ao qual apresentará as principais informações abaixo. Lembrando que, através do botão Seleção de campos, o sistema permite a personalização das colunas a serem exibidas.
Coluna
Descrição
<I> Nesta coluna é informado o status da NF-e. Como auxílio, o sistema disponibiliza através do botão , o significado de cada cor correspondente ao status da Nota Fiscal apresentada nesta coluna.
Nr. NF-e Após a geração do arquivo .xml a numeração da nota é inserida nesta coluna e esta numeração será sequencial em relação às Notas Fiscais Eletrônicas geradas, respeitando o número sequencial do tipo de documento vinculado à operação utilizada na NF-e. Chave NF-e Informa a chave de acesso disponibilizada pela SEFAZ independente do status de NF-e. Com isso, através Internet, para o destinatário e outros legítimos interessados que detenham a chave de acesso do documento eletrônico, é possível consultar a NF-e diretamente no site da SEFAZ.
Protocolo NF-e Informa o Protocolo de recebimento, ou seja, o número da autorização de uso realizado pela SEFAZ, sem o qual não pode haver o trânsito da mercadoria. Status NF-e Nesta coluna é informado o andamento da NF-e. Além da sinalização do status através da coluna <I>, o status da Nota Fiscal também pode ser descrita como:
- Aberta;
- DANFE contingência;
- Denegada;
- Enviado;
- Erro;
- Impressa;
- Não Impressa;
- Não trabalha NF-e;
- Rejeitada;
Temporário.
Dica:
Em caso de erro, quando uma Nota Fiscal Eletrônica retornar da SEFAZ com o status Rejeitada, Denegada ou Erro GEEnviaNFe, a nota será apresentada na cor vermelha e você ainda pode visualizar artigos da Base do Conhecimento Alterdata para auxiliá-lo a resolver o que causou o problema de envio da nota. Quando existir o artigo na Base do Conhecimento Alterdata, basta clicar no botão Resolva aqui e, logo em seguida, clicar no link apresentado referente à solução para esta rejeição. Após ajustes necessários, basta repetir o processo de envio.
Dt. vencimento da 1ª parcela Informa a data do primeiro vencimento existente nas parcelas da aba negociação, presente na tela de edição da nota.
Localizar documento específico
- Informe a empresa de venda em Empresa do Estoque, no filtro do Faturamento.
Clique na aba Nota Fiscal, localizada no rodapé do aplicativo.
Clique em Localizar na aba Principal.
Selecione um campo a ser localizado.
(Opcional) Informe um trecho da sua busca em Procurar por.
Clique em Localizar.
Selecione o documento.
Clique em Ok.
Consultar documentos emitidos
- Informe a empresa de venda em Empresa do Estoque, no filtro do Faturamento.
Clique na aba Nota Fiscal, localizada no rodapé do aplicativo.
- Clique na aba Relatórios.
- Clique em Documentos emitidos.
Marque a terceira opção para configurar o relatório a partir de um novo cenário.
Ao criar um cenário para geração do relatório, você pode salvar o mesmo de maneira que este possa ser recuperado posteriormente, se necessário. Para recuperar uma configuração já existente, marque a primeira opção USAR para imprimir o relatório a partir de uma configuração já existente e selecione a configuração do relatório desejado.
- Clique em Avançar.
- Informe suas preferências para configurar o relatório.
Clique em Avançar em cada tela apresentada, até finalizar todas as configurações dos filtros.
Ao final, escolha a ação desejada.