A rotina de Devolução de Valor possibilita a emissão de uma devolução de compra sem quantidade, ou seja, a emissão de uma NF-e apenas com o valor do item e seus impostos ou apenas com quantidade e sem valor. Seu funcionamento é similar a rotina de NF-e complementar, sendo as seguintes diferenças são: 

  • Exibe os documentos provindos dos módulos Nota Fiscal de Entrada (EstNFEntrada) e do Faturamento
  • A operação a ser utilizada precisa ser do tipo Devolução de compra e não pode estar marcada nenhuma opção de complemento.

    Os impostos serão exibidos e habilitados de acordo com o que a operação utilizada estiver configurada para calcular. Exemplo: "Calcula ICMS" está marcado, então serão exibidos os campos de ICMS nesta nova tela.

  1. Informe a empresa de venda em Empresa do Estoque, no filtro do Faturamento.
  2. Clique na aba Nota Fiscal, localizada no rodapé do aplicativo.

  3. Acesse o menu Ferramentas/ Devolução de valor.
  4. Informe os dados no filtro para localizar o documento de compra

    Não é permitido enviar um documento de devolução, sem os dados de referência do documento. A obrigatoriedade do documento de referência não é somente para de devolução de compra, se torna obrigatório para qualquer documento de devolução. O intuito é evitar uma futura rejeição por falta de referência.

  5. Informe a Operação do tipo Devolução de compra e o Prazo da devolução.

  6. Marque a opção Os valores serão aplicados aos itens do documento para habilitar os itens para edição.
  7. Na coluna de Status, marque um ou mais itens que terão alteração. 

  8. Informe ou altere os impostos nos campos para preenchimento, que serão exibidos conforme a configuração da operação selecionada. 

    As alterações de impostos podem ser feitas manualmente em cada item, ou se a alteração se enquadrar em todos os itens, podem ser utilizados os campos de impostos no final da janela e, assim, Ratear para os itens. Somente os campos de QuantidadeValor unitário e Valor do item são alterados manualmente. Caso queira alterar os códigos da Sit. tributária de ICMS, IPI, PIS e/ou COFINS para todos os itens, ao clicar em Ratear o sistema só fará a alteração se o(s) valor(s) de ICMS, IPI, PIS e/ou COFINS estiver preenchido.

  9. Clique em Executar