Manutenção das dicas do Centro de Apredizagem, o que você precisa saber?




Você conhece os procedimentos adequados para a manutenção (Criação/Edição) das dicas da Base de Conhecimento?
Se não, ou se você apenas se esqueceu dos procedimentos, esta dica é para você!

Mas antes vamos deixar algo claro: Base de Conhecimento não é Manual, aquele com passo a passo detalhado de todas as funcionalidades do sistema!


Cuidados no acesso antes de começar a criar/editar


É muito comum os problemas estarem relacionados a como acessamos a área de edição do Centro de Aprendizagem.
Então assim que logar, fique atento a esta notificação laranja:



  • Se a notificação for exibida, clique na seta voltada para esquerda para fechá-la.
  • Se não fizer isso, você até conseguirá alterar o que precisa, no entanto, tudo o que você alterar será escrito em uma espécie de rascunho interno da página.


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Como acessar a área de edição?


Para acessar a área de edição corretamente, siga os passos:
 

  1. Logue no Centro de Aprendizagem.

    Esse não seu login de rede, trata-se de um usuário específico que pode ser UCA, Revisor Técnico...


  2. Acesse a página da documentação que precisa atualizar. 
  3. No canto superior esquerdo, clique em Editar.
  4. Clique na opção View in confluence.

    Informação Importante

    Geralmente é nesse momento que essa notificação laranja será exibida, então clique na seta voltada para esquerda para fechá-la. Nunca clique em Edit Page.
    Caso contrário, sua alteração será salva no eu chamaria de "multiverso'' do Centro de Aprendizagem.
    Vai por mim, vai que você encontra o Thanos por lá!

    Eu sou inevitável






  5. Altere o que precisa e seja feliz.


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Como manter um padrão para as dicas?


Com padronização visa otimizar processo, na manutenção das dicas não é diferente.
Uma forma de fazermos isso é por utilizarmos "Templates" padronizados.

Digamos que você queira criar uma dica sobre o recurso de Backup do Shop, neste caso siga os passos:

  1. Após logar e acessar a área de edição, acesse a Base de Conhecimento do Shop.
  2. Clique na página pai Backup.



    Por que acessar uma página pai específica?

    Porque desta forma a Base de Conhecimento fica organizada com as dicas na Categoria correta, neste caso Backup



  3. Agora você já pode clicar em Criar e redigir sua dica.

    Neste "Template" já haverá as "macros" previamente configuradas (Videovimeo, Coluna, Painel...) para agilizar a construção da sua dica.
    A utilização de modelos como esse é uma boa forma de adaptarmos a dica a diferentes situações, tendo em vista os diferentes "padrões" utilizados por cada linha de sistema.


  4. Se você não vai relacionar a sua Dica a outras dicas:

    Remova o Painel Tópicos Relacionados  

    1. No canto direito, clique na macro Coluna para selecioná-la.
    2. Pressione Delete.



    3. Feito isso, agora recomendamos que ajuste o layout da página.
    Ajuste o Layout da Página   

    1. Clique Layout da página.
    2. Selecione a opção Secção com uma coluna.


      Por que fazer esse ajuste no layout?

      Esse ajuste evita que todo o conteúdo da dica fique alinhado a esquerda com um enorme espaço em branco a direita. Isso em dicas com um fluxo maior obriga o usuário a dar mais "Scroll" (rolagem) do que seria necessário para consultar toda a dica.




  5. Realizados os possíveis ajustes, você pode redigir sua dica e salvá-la.

    Embora para salvar o conteúdo você precise clicar no botão Publicar, ele apenas vai salvar o conteúdo.
    A publicação do que foi criado ou atualizado na dica lá área anônima do Centro de Aprendizagem é feita de outra forma. 


  6. Mude o "status" da dica de Editando para Publicado.


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Como fazer a publicação da dica criada / alterada?


Para fazer publicação do que foi criado ou atualizado na dica lá área anônima do Centro de Aprendizagem, siga os passos: 

  1. No canto superior direito, clique em .
  2. Selecione a opção Publish Version
  3. Clique em Next para avançar.
  4. Marque a opção Publish only complete pages.
    Atenção

    Quando você não marca essa opção, todas as dicas serão publicadas independente do status (Editando ou Publicado).
    Isso não é recomendado, pois quem lhe garante que não há dicas ainda em construção que não devem ser publicadas neste momento?


  5. Clique em Publish.




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Como compartilhar o link de uma dica?


Para fazer esse compartilhamento se atente em utilizar o link correto.

  1. No canto superior direito, clique em Compartilhar(S).
  2. Clique em Copiar.



    Atenção

    Você tem o hábito de acessar o Centro de Aprendizagem de forma anônima (sem logar) e copiar o link do navegador?
    O problema de compartilhar o link assim, é que o título da dica por exemplo pode ter sido atualizado. Exemplo: se o título da dica era "Dica teste", na área anônima o link era (https://ajuda.alterdata.com.br/shopbase/dica-teste), alterando o título para "Dicas teste", o link será (https://ajuda.alterdata.com.br/shopbase/dicas-teste). Esse é um dos motivos de ocorrerem quebras de link já compartilhados. Então compartilhe o link corretamente.




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