O espaço da base de conhecimento é um local para consultar as principais dúvidas e passo a passo de rotinas dos sistemas.

Nesta página vamos te ensinar passo a passo como criar e configurar corretamente uma base de conhecimento.


Criar o espaço


É necessário criar um espaço com o nome do Sistema - Base de Conhecimento, para isso siga os passos abaixo:

  1. Clique em Espaços, na barra superior do Ajuda.
  2. Clique na opção Criar novo espaço.
  3. Selecione Espaço em branco.
  4. Clique em Próxima.
  5. Informe o nome do espaço. 

    Exemplo

    "Nome do sistema" - Base de Conhecimento

  6. Informe a chave do espaço.
  7. Selecione as categorias knowledge-bases e a linha do sistema.
  8. Clique em Criar.


Configurar layout da página


Utilizaremos 3 layouts para essa página. Para isso siga os passos abaixo:

  1. Acesse a página principal do espaço e clique em Editar.
  2. Clique em Layout da página e insira o primeiro layout como seção única coluna.
  3. Clique em Adicionar seção, e adicione mais duas, uma com seção duas colunas e a outra com seção única coluna
    Veja o exemplo abaixo:  

  4. No primeiro layout - Seção única Coluna, insira uma linha horizontal (----).
  5. Na primeira coluna do segundo layout, informe o título Perguntas Frequentas configurado como Título 2.
  6. Abaixo do título insira a macro Conteúdo por Rótulo.

    1. Informe o Rótulo perguntas-frequentes.
    2. Clique em Adicionar um filtro e selecione No espaço atual.
    3. Clique em Salvar.
  7. Na segunda coluna do segundo layout, informe o título Procurar por tópico configurado como Título 2.
  8. Abaixo do título insira a macro Exibir Filhos.
  9. Selecione a macro e clique em Editar.

    1. No campo Profundidade dos descendentes, informe 1.
    2. No campo Ordenar dependentes por, selecione Title.
    3. Clique em Salvar.
  10. No terceiro layout - seção única coluna, informe o título Artigos atualizados recentemente configurado como Título 2.
  11. Abaixo do título insira a macro Atualizados recentemente.
  12. Selecione a macro e clique em Editar.

    1. No campo Espaço informe @self.
    2. Marque o campo Ocultar título. 
    3. Clique em Salvar.
  13. Clique em Publicar.


Configurar Versão


É necessário criar a versão 1.0 para a página que criou acima para configurar.

  1. Acesse o espaço criado.
  2. Acesse Ferramentas do Espaço / Apps.
  3. Clique em Create Viewport.
  4. Na aba Theme, selecione o tema Padrão Base.
  5. Na aba Permissions, marque a opção Restrict access to Confluence UI.
  6. No campo Groups with access to the Confluence UI informe os grupos confluence-users, suporte, revisorotograficobasedeconhecimento e revisortecnicobasedeconhecimento.
  7. Clique em Save.


Configurar Fluxo de Trabalho


É necessário ativar o painel de fluxo de trabalho, para isso siga os passos abaixo.

Para ativar o fluxo de trabalho é necessário que exista um versionamento no espaço.

  1. Acesse Ferramentas do Espaço / Scroll Add-ons.
  2. Na barra lateral, clique em Settings.
  3. Clique em Edit.
  4. Em Workflow management, selecione Comala Workflows.
  5. Acesse o menu Comala Workflow.
  6. Clique em Add Workflow.
  7. Selecione o tipo Artigo da Base.
  8. Clique em Aplicar.


Configurar Permissões


Restringir edição na visualização pública

  1. Acesse Ferramentas do Espaço / Scroll Add-ons.
  2. Na área Scroll Versions, clique em Settings.
  3. Clique em Edit.
  4. Marque a opção Prevent editing of pages in Public View
  5. Clique em Save.


Configurar Roles

  1. Acesse Ferramentas do Espaço / Scroll Add-ons.
  2. Na área Administration clique em Roles.
  3. Clique em Manage Roles.
  4. Na área Doc-Admins informe os grupos confluence-users e revisor e os usuários suporte [LINHA DO SISTEMA] e revisorortografico .
  5. Na área Authors informe o grupo confluence-users .
  6. Em área Reviewers informe o usuário revisorortografico.
  7. Clique em Save

    Veja o exemplo abaixo:


Outras configurações


Após a finalização do espaço é necessário enviar um e-mail para o setor de Devops efetuar outras configurações no espaço.

Padrão de solicitação das demais configurações da Base de Conhecimento

Destinatário: Setor Devops

Assunto: Configuração da Base de Conhecimento para o <Nome do Sistema>

Corpo do e-mail:

Prezado (a),

A Base de Conhecimento para o <Nome do Sistema> já foi criada.

Favor informar as chaves dos espaços criados para incluir na busca.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Atenciosamente,