A escala de classificação da qualidade vai de "muito satisfeito" (1) até "muito insatisfeito" (5).
Guidelines para orientação à tarefa | Itens para observar | Classificação de qualidade |
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Escreva para o publico alvo. |
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Apresente as informações do ponto de vista do usuário. |
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Indique uma razão prática para a informação. |
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Se concentre em tarefas reais, e não funções do produto. |
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Utilize títulos que revelam o que é a tarefa. |
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Divida as tarefas em sub-tarefas discretas. |
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Forneça instruções de passo-a-passo, claras. |
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Guidelines para acurácia | Itens a observar | Classificação de qualidade |
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Escreva as informações apenas quando você entendê-as e depois confirme se estão corretas. |
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Mantenha a documentação atualizada com as alterações técnicas. |
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Mantenha a consistência de todas as informações sobre um assunto. |
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Utilize ferramentas que automatizam a verificação de acurácia. |
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Verifique a acurácia das referências contidas nas documentações. |
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Guidelines para documentação completa | Itens a observar | Classificação da qualidade |
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Cubra todos os tópicos que suportam as tarefas do usuário e apenas esses. |
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Detalhe cada tópico apenas com a informação que o usuário precisa. |
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Use padrões de informação para garantir a cobertura necessária. |
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Apenas repita a informação quando o usuário tiver algum benefício. |
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Guidelines para clareza | Itens a observar | Classificação de qualidade |
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Foque no significado. |
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Evite ambiguidade. |
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Mantenha elementos curtos. |
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Escreva de forma coesa. |
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Apresente a informação similar de forma similar. |
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Utilize termos técnicos somente se forem necessários e apropriados. |
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Defina cada termo que é novo para o público alvo. |
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Guidelines para documentação concreta | Itens a observar | Classificação de qualidade |
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Escolha exemplos que são apropriados para a audiência e assunto. |
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Use exemplos realistas, objetivos e atualizados. |
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Torne os exemplos fáceis de localizar. |
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Defina o contexto para exemplos. |
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Relacione informação não familiar a informações familiares. |
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Utilize linguagem geral apropriadamente. |
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Guidelines para estilo de escrita | Itens a observar | Classificação de qualidade |
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Use a gramática corretamente. |
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Use ortografia correta e consistente. |
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Use pontuação correta e consistente. |
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Escreva com o tom apropriado. |
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Use um estilo ativo. |
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Use o humor apropriado. |
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Siga os templates de design e texto padronizado. |
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Crie e siga guidelines de estilo. |
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Guidelines para organização | Itens a observar | Classificação de qualidade |
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Organize a informação em tópicos discretos por tipo. |
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Organize tarefa por ordem de uso. |
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Organize tópicos para fácil localização |
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Separe informação contextual de outros tipos de informação. |
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Organize a informação de forma consistente. |
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Providencie um número apropriado de subitens para cada ramo. |
| 1 2 3 4 5 |
Enfatize pontos principais; subordine pontos secundários. |
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Revele como as partes se encaixam. |
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Guidelines para um documento recuperável | Itens a observar | Classificação de qualidade |
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Facilite a navegação e busca. |
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Providencie um índice completo e consistente. |
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Use um nível apropriado do sumário. |
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Providencie pontos de entrada úteis. |
| 1 2 3 4 5 |
Utilize links corretamente. |
| 1 2 3 4 5 |
Crie links úteis. |
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Faça a informação associada, fácil de localizar o tópico alvo do link. |
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Guidelines para eficácia visual | Itens a observar | Classificação de qualidade |
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Use elementos visuais que são significativos e apropriados. |
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Escolha elementos visuais que complementam o texto. |
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Use elementos visuais para enfatizar. |
| 1 2 3 4 5 |
Use elementos visuais de forma lógica e consistente. |
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Balanceie o número e localização dos elementos visuais. |
| 1 2 3 4 5 |
Use pistas visuais para facilitar o usuário a localizar o que precisam. |
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Garanta que elementos textuais estão legíveis. |
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Use cores e sombreamento de forma discreta e apropriada, |
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Garanta que todos os usuários podem acessar a informação. |
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