Importação automática do extrato bancário (OFX)

Entenda o recurso!

A revolução na conciliação bancária chegou!

O Financeiro do ERP4ME.One, não somente simplifica suas tarefas, mas também eleva sua produtividade a um novo patamar. Com o recurso de importação automática do extrato bancário, agora é possível integrar diretamente com o banco, eliminando a necessidade de processos manuais e garantindo maior precisão na gestão financeira.

Os arquivos serão disponibilizados pelo banco 1x ao dia para a conciliação. E a 1ª importação será disponibilizada após 28 dias do envio da carta no sistema e para o gerente do banco.

Como habilitar?

Para a integração ocorrer, o seu banco precisa autorizar que o ERP4ME.One receba suas informações bancárias. Essa autorização é dada, mediante a uma solicitação enviada ao banco, por meio de uma carta.

O processo de autorização se divide em 3 etapas, sendo elas:

  1. Habilitar a Importação no sistema e baixar a carta de autorização;
  2. Preencher a carta;
  3. Importar uma cópia da carta preenchida no sistema e enviar outra ao banco.


Para saber como proceder em cada etapa, acompanhe este artigo e os demais relacionados, que se encontram listados à sua direita.


Etapa 1: Baixando a Carta de Autorização

No ERP4ME.One, acesse o menu Financeiro > Contas;

  1. Se o Banco que deseja receber o extrato já estiver cadastrado, clique em Editar. 
    Ou, cadastre uma conta clicando em Novo;

  2. Informe os dados bancários, selecionando o banco desejado. Informe também a agência, conta com seus respectivos dígitos;

  3. Clique na opção "Habilitar integração automática";

  4. Em seguida, o sistema irá direcioná-lo para a tela do Passo 1, onde você poderá preencher os Dados Adicionais da Conta. Estes serão opcionais.


    - DAC da Conta: O valor informado deve ser o mesmo do dígito da conta. Esse campo valida e garante a consistência dos dados da conta bancária. Por exemplo, se o dígito da conta é 5, o DAC também será 5.
    - Convênio da Agência: É um código ou número específico que identifica uma agência bancária em relação a um contrato (convênio) entre o banco e uma empresa. Nem todos os clientes possuem esse código.
    -  Número do Convênio: É o Código do Convênio no Banco. Esse código é usado pelo banco para identificar o contrato com a empresa cliente.
     

  5. Clique em "Próximo".

  6. Será apresentada a Carta Van no modelo específico do banco informado anteriormente
    Clique em "Baixar" e salve em duas cópias em sua máquina.
    Uma é preenchida e enviada no sistema. A outra será encaminhada ao gerente do banco.

    O arquivo pode variar de formato, como .docx, .pdf ou .xlsx, conforme o padrão do banco. Esta carta será usada para solicitar autorização do extrato junto ao banco.

    ETAPA 2: Para auxílio no preenchimento da carta, veja o nosso artigo sobre "Como preencher a Carta de Autorização".

Etapa 3: Importar a Carta Preenchida no ERP4ME e enviar ao Banco


Após preencher as 2 cópias, realize os procedimentos a seguir para enviar uma cópia no ERP4ME.One e outra para o banco.



ENVIO NO ERP4ME:

  1. A 1° cópia, deverá ser preenchida com as informações da sua empresada conta bancária que deseja receber o extrato e do gerente do banco responsável por essa conta.

  2. Salve as alterações feitas na carta.

  3. Vá ao ERP4ME, e na tela do passo 3 anexe o arquivo preenchido.



  4. Clique em Proximo

ENVIO AO BANCO:

A 2° cópia deve ser enviada ao gerente do banco, preenchida com as informações da conta da empresa. O sistema apresentará uma tela, com a opção para envio por e-mail ou whatsapp.



E-MAIL: Se no ERP4ME houver algum e-mail configurado para envios automáticos, o sistema solicitará o destinatário e encaminhará o arquivo anexado.
Ao digitar o e-mail do destinatário, pressione Enter para que ele seja cadastrado.



Se não houver e-mail configurado, o sistema irá direcioná-lo para a tela de configurações. É necessário ter as informações da conta, como senha, porta e SMTP. Em caso de dúvidas, verifique nosso artigo Como Configurar e-mail.


O gerente iniciará o processo interno por parte do banco. Geralmente, esse processo é feito para o banco alterar a maneira como as remessas e retornos são recepcionados. Deixando de ser via internet banking, e sendo via VAN. 


Após o envio para o banco e no ERP4ME, basta acompanhar a finalização do processo pelo cadastro da conta. E você será notificado quando os extratos chegarem.