Como preencher a carta de solicitação para importação de extrato?

Ao selecionar o seu banco e inserir os dados da conta no ERP4ME, na aba Integração Bancária o sistema apresentará a carta de autorização já no modelo do seu banco.
Clique em baixar e salve-a em duas cópias em sua máquina. Uma é preenchida e enviada no sistema, a outra será encaminhada ao gerente do banco.

Caso não saiba como baixar o arquivo, confira o nosso artigo sobre Importação automática do extrato bancário (OFX).

Veja como preencher!


Modelo de Carta dos Bancos: Itaú, BB e Sicredi

 Itaú, Sicredi e BB, disponibilizam um modelo próprio de carta para a transmissão automática. O preenchimento requer a observância do padrão estabelecido por cada banco.

Banco Itaú   

Para preencher a carta, é preciso fornecer os dados da empresa que receberá o extrato. Caso sua conta seja do Banco Itaú, siga as orientações a seguir.

Após baixar o modelo de carta no ERP4ME, selecione a aba Conciliação, em seguida, informe todos os dados necessários(campos destacados em vermelho), sendo eles:

  • Layout - CNAB utilizado (240).
  • Informações do Responsável da Empresa - Nome, e-mail e telefone.
  • Dados do cliente (Empresa) - Razão social, CNPJ, agência e Conta (Informar DV se tiver).

    No preenchimento de razões sociais e contas será permitido somente 1 conta por CNPJ em cada carta. Caso o mesmo CNPJ tenha mais de uma conta, as cartas de cada conta devem ser separadas.





  • Depois de finalizado, salve o arquivo e importe no cadastro da conta do banco no ERP4ME.One.

O CNAB padrão para o Itaú é o 240, mas se necessário, ele pode ser alterado. Ao cliente no campo no CNAB, uma seta é habilitada ao lado.


Banco do Brasil   

Para preencher a carta, é preciso fornecer os dados da empresa que receberá o extrato. Caso sua conta seja do Banco do Brasil, siga as orientações a seguir.

Após baixar o modelo de carta no ERP4ME, informe todos os dados necessários, sendo eles:

  • Agência e Conta - Agência do cedente (Informar DV se tiver).
  • Cliente - Razão social da empresa
  • CNPJ - CNPJ da empresa que possui a conta.
  • Endereço - Localização física da empresa.
  • Nome da Empresa e CNPJ - Para concordância dos termos da Carta.
  • Tipo de Arquivos - A opção a ser marcada é Extrato - Conciliação Bancária, na coluna Retorno. O CNAB utilizado será o 240.


Em seguida, informe os dados do(s) responsável(s) da empresa, juntamente com a assinatura deste. Insira também o local e data do preenchimento da carta, podendo ser o local, o endereço da empresa.



Os campos destacados em amarelo correspondem aos dados a serem preenchidos.

  • Após finalizado, salve o arquivo e importe no cadastro da conta do banco no ERP4ME.One.
Banco Sicredi   

Para preencher a carta, é preciso fornecer os dados da empresa que receberá o extrato. Caso sua conta seja do Sicredi, siga as orientações a seguir.

Após baixar o modelo de carta no ERP4ME, abra o arquivo e informe todos os dados necessários, sendo eles:

  • COOP - nesta coluna deve ser inserido o número da agência bancária;
  • UA - enesta coluna deve ser inserido o número do posto da agência;
  • Serviço - O CNAB 240, vem informado por padrão
  • Dados do cliente (Empresa) - Razão social, CNPJ, telefone, e-mail).





  • Depois de finalizado, salve o arquivo e importe no cadastro da conta do banco no ERP4ME.One. 


Modelo de Carta para os demais bancos (Padrão Van Finnet)

O modelo de carta para download varia conforme o banco da sua conta. Abaixo, apresentamos o padrão do nosso provedor parceiro e, em seguida, as instruções de preenchimento.

Modelo padrão

  1. Preencha as informações destacadas no cabeçalho, como nome do Banco, a pessoa a quem o documento deve ficar aos cuidados e o nome da sua empresa, no assunto.



  2. Em “Contratante, devem ser informados os dados da empresa que receberá o extrato. E em Van Contratada estão os dados da FINNET já preenchido;



  3. Em Produtos Financeiros, selecione o serviço que será utilizado, extrato. E em ambiente, a opção de produção já vem marcada.




  4. Em CNAB, informe o CNAB 240.


  5. Em Contato da Empresa, preencha o nome, e-mail e telefone da empresa que possui a conta.
    E em Contato do gerente de conta, preencha os dados do gerente bancário e finalize com a assinatura do responsável da empresa.

 

Assinatura: A carta de solicitação deve ser assinada pelo representante legal da empresa. A assinatura da carta precisa ser a mão (depois digitalizar para enviar) ou assinatura digital.

Envio da carta para o SICOOB

Banco Sicoob   

O Sicoob trabalha com o modelo de carta padrão, e assim como os demais após o preenchimento da 1ª via, devemos importá-la no ERP4ME.One. Porém, a 2° via terá um processo diferente. Para o seu envio, acesse o Internet Banking da Sicoob e siga o passo a passo a seguir.

Como enviar a Carta pelo Internet Banking do Sicoob

Orientações para auxílio aos gerentes dos bancos

No processo de liberação da importação, podem ocorrer dúvidas por parte dos gerentes dos bancos. Por isto, preparamos um fluxo que demonstra o procedimento padrão em alguns bancos.

Bradesco 

  1. Cliente preenche a carta; 
  2. Esta é enviada para o gerente operacional da conta;
  3. Gerente Operacional encaminha a demanda para o setor de conectividade;
  4. Após a conclusão do processo junto ao banco, a demanda é repassada para a VAN.
Banco Itaú   

  1. Cliente preenche a carta;
  2. Esta é enviada para o gerente operacional da conta;
  3. Gerente operacional encaminha a demanda para o setor de Implantação Cash ou Assistente comercial;
  4. Este, por sua vez, direciona a demanda para a equipe de Implantação Cash Técnica;
  5. E em seguida, será enviada para a equipe de Guia de Intercambio de Arquivos;
  6. Após a conclusão do processo junto ao banco, a demanda é repassada para a VAN.
Banco do Brasil  

  1. Cliente preenche a carta;
  2. Esta é enviada para o gerente da conta;
  3. O gerente encaminha a demanda para a Superintendência da agência;
  4. Demanda é encaminhada para a equipe de Conectividade (DITEC);
  5. Após a conclusão do processo junto ao banco, a demanda é repassada para a VAN.
Santander  

  1. O gerente encaminha a demanda para o setor de cadastramento;
  2. Em seguida, esta será enviada para o setor de Conectividade;
  3. Após a conclusão do processo junto ao banco, a demanda é repassada para a VAN.
Caixa Econômica  

  1. Cliente preenche a carta;
  2. Esta é enviada para o gerente da conta;
  3. O gerente abre as Fises;
  4. O banco configura o CEF Controller;
  5. O banco, em seguida, direciona o cadastro para a Implantação (VAN) para conclusão.
Banrisul   

  1. Cliente preenche a carta de relacionamento;
  2. Correntista entrega a carta para o gerente da conta;
  3. O gerente abre a solicitação via intranet do Banrisul;
  4. Esta solicitação é encaminhada ao Gerente de produtos;
  5. Por sua vez, o gerente de produtos configura a Rede EDI (Conectividade);
  6. Após a conclusão do processo junto ao banco, a demanda é repassada para a VAN.

Geralmente, a orientação junto aos bancos é solicitar uma alteração na forma como as remessas e retornos são recepcionados. Deixando de ser via internet banking, e sendo via VAN.