Todos sabem da obrigação que as empresas têm de emitir notas fiscais ao venderem seus produtos. Mas muitos esquecem de registrar corretamente e armazenar a Nota Fiscal de Entrada quando uma mercadoria é adquirida ou retorna à companhia. Neste artigo esclareceremos o que você precisa saber sobre:



O que é Nota Fiscal de Entrada?


Nota Fiscal de Entrada é o documento para comprovação fiscal referente à movimentação de mercadorias que sua empresa está recebendo, em oposição à Nota Fiscal de Saída, que é quando você vende um bem a um cliente. A responsabilidade pela emissão da Nota Fiscal de entrada é do comprador quando:

  • Ele dá entrada em um produto importado do exterior visto que a Nota Fiscal da empresa estrangeira não tem valor em território nacional.
  • O vendedor não é obrigado a emitir um documento fiscal.
  • Ele adquire um produto arrematado ou adquirido em leilão ou concorrência promovido pelo poder público.
  • A empresa compradora assume o compromisso de retirar ou transportar a mercadoria.


Mas nem sempre a empresa precisa emitir uma Nota Fiscal de entrada quando está comprando um item. Veja outros casos:

  • Quando a empresa emite uma Nota Fiscal de saída, mas o cliente devolve a mercadoria. Ao recebê-la, é necessário emitir uma Nota Fiscal de devolução e registrá-la novamente no estoque.
  • Quando ocorre o chamado retorno de industrialização, realizado por um profissional autônomo ou avulso.
  • Quando a mercadoria tiver saído da empresa unicamente para uma feira ou exposição ao público e retornou à empresa.

 

 

Como registrar uma Nota Fiscal de Entrada?


Para o processo de registro de uma Nota Fiscal de entrada você conta com uma ferramenta completa que é o Bimer - Nota Fiscal de Entrada, utilizado para cadastrar as notas de sua empresa e além disso, fazendo com que você ganhe tempo, evitando retrabalho. Voltando à Nota Fiscal que entra na empresa, há duas opções:

 

Emissão de Nota Fiscal


Você mesmo emite a Nota Fiscal que comprova que a mercadoria voltou para a sua empresa, processo que acontece nos casos que listamos acima. Nessa situação, você faz o mesmo caminho para emitir uma Nota Fiscal de saída, mas o sistema apresentará a opção para selecionar qual tipo de movimento está sendo emitido, representado pela operação.

 

Importação de Nota Fiscal


É quando a empresa que vendeu a mercadoria para você fornece o XML ou a Chave de Acesso da NF-e. Nesse caso, você vai importar o arquivo XML da Nota Fiscal, registrando sua entrada no controle financeiro e também no estoque.

 

 

NF-Stock


O sistema NF-Stock é uma solução desenvolvida pela Alterdata, adquirida separadamente, que  organiza automaticamente os documentos fiscais, direcionando os XMLs recebidos e emitidos para cada cliente do escritório. Muito mais agilidade e segurança na organização dos documentos fiscais, sem necessidade de intervenção manual.