Uma vez que a carga for entregue, chega o momento de encerrar o fluxo de transporte. Ao finalizar um transporte, também é necessário comunicar a SEFAZ do retorno do veículo que realizou este transporte. Para isso, é necessário criar um evento de encerramento, para que após a autorização realizada pela SEFAZ, seja encerrado o fluxo do MDF-e.
Ao encerrar o transporte, será gerado o *.xml de evento de encerramento do MDF-e e este será automaticamente enviado à SEFAZ de origem, de forma que este evento seja aprovado (ou rejeitado), de acordo com a validação da SEFAZ.
Uma vez autorizado, será sinalizado com o ícone o Status do Manifesto como "Aprovado" na coluna <Status do evento de encerramento> e também informando o número da autorização do encerramento na coluna <Protocolo encerramento>, encerrando assim o fluxo do MDF-e.
- Localize o MDF-e, no Emissor MDF-e.
Selecione o manifesto.
Clique em Encerrar.
Atenção:
O veículo só poderá realizar um novo transporte caso não haja um MDF-e pendente de encerramento para a mesma placa, com o mesmo CNPJ base do emitente e mesmo UF de carregamento e UF de descarregamento, mesmo que as UF's estejam invertidas (Ex.: Placa: BBB-6666|Sentido: RJ» SP e Placa: BBB-6666|Sentido: SP» RJ).
Mesmo tendo encerrado o fluxo do transporte, lembre-se de que é possível imprimir ou visualizar o DAMDFE sempre que achar necessário.