Tudo que você precisa saber sobre o BI departamento pessoal

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

O que é o BI departamento pessoal?


O BI departamento pessoal é uma ferramenta muito útil, através deste módulo é possível realizar consultas, emitir gráficos e relatórios para obter informações guardadas dentro da sua base do sistema Alterdata Departamento Pessoal. Neste artigo vamos aprender a como manusear esta ferramenta. Então vamos lá!  (piscar o olho)

Realizando o filtro 


  1. No sistema departamento pessoal ,clique na aba Empresa e, em seguida, clique em BI Departamento Pessoal;
  2. Através do campo Situação dos Funcionários, defina quais funcionários devem ser listados na exibição dos dados;
  3. Informe a data e marque as opções desejadas de filtro no campo Período de Processamento;
  4. Clique em Empresas e selecione as empresas desejadas, após isso clique em Confirmar;
  5. Caso deseje que apurar valores de rubricas/eventos, marque a opção 'Apurar acumulados' e selecione as rubricas desejadas em 'Eventos';
  6. (Opcional) Clique em Colunas para incluir colunas personalizadas no módulo. Consulte a página Colunas Personalizadas para mais informações.
  7. Clique em Filtrar.

Personalizar Colunas 


É possível personalizar as colunas e os dados que deseja filtrar. Por padrão no BI, algumas colunas são pré-definidas, como Empresa (código), Situação, Nome da Empresa e outros..

  1. Clique em Colunas na barra superior 
  2. Clique com o botão esquerdo do mouse e segure a coluna desejada.

    Para adicionar, uma coluna na grid, basta arrastar da janela Personalização para a posição desejada na grid. Demonstrado ao lado

    Para remover uma coluna não desejada, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela e clicar em remover coluna. Demonstrado ao lado

  3. Após fazer toda a personalização das colunas basta clicar em Filtrar.

Explicando os demais  ícones da barra de ferramentas do BI departamento pessoal



Cenário - Clicando em cenário depois que personalizar as colunas você pode salvar o cenário que você configurou para usar futuramente, ou importar outros cenários

Alternar - Clicando aqui poderá alternar o modo de visualização para quantitativo

Fotos - Habilitará um quadro para visualizar a foto dos funcionários

Detalhes - Habilitará o detalhamento das linhas

Expandir - Apresenta os detalhes

Recolher - Recolhe os detalhes

Colunas - Informado acima


Largura - Aumenta a largura das colunas

Altura - Aumenta a altura das linhas

Grupo - Agrupa informações

Rodapé - Exibe no rodapé o número total de funcionários

Restaurar - Se você adicionou alguma coluna, restaura faz voltar as colunas pré-definidas

Gráfico - Quando há apuração dos acumulados clicando em gráfico conseguirá emitir alguns gráficos de percentuais e valores

Exportar - Permite exportar em arquivo XLS (excel), para trabalhar em planilha

Relatório - Gera um relatório para ser impresso as informações filtradas