Informe de Rendimentos - Geração do informe por data de competência X data de pagamento

Autor do artigo: matheusmota.sup.pack

Qual a diferença entre gerar por data de competência ou data de pagamento?


A escolha de uma destas opções pode fazer grande diferença nos valores que serão levados no Informe de Rendimentos, mas qual é a diferença e o que cada opção significa? 

  • Data de Pagamento: Ao marcar essa opção, o sistema irá respeitar a data de pagamento do processo (folha, férias, décimo terceiro, rescisão) e não o mês de referência do mesmo, isto é, caso tenha sido feito um processo de Folha no mês 12/2019 e a data de pagamento seja em 07/01/2020, os valores processados serão levados no Informe de Rendimentos no ano 2020, não no "mês/ano" de seu processamento;
  • Data de Referência: Já com esta opção marcada, o sistema irá levar em conta a referência do processo (folha, férias, décimo terceiro, rescisão) e não a data em que os valores foram pagos. Sendo assim, será levado para o Informe as verbas de cada mês de acordo com a sua referência de processo. Por exemplo, caso seja feito um processo de Folha, tal qual o que usamos no exemplo da opção por data de pagamento, sendo a competência do processo em 12/2019 e o pagamento em 01/2020, os valores deste processo serão levados no Informe de Rendimentos do ano de 2019, isso porque os valores são levados de acordo com a data ao qual eles se referem. 

Agora ficou mais fácil entender como são levados os valores e qual opção irá marcar para atender as suas demandas (piscar o olho)

Se agora você quer saber como gerar o informe de rendimentos, clique aqui;

Mas se você quer saber como realizar a conferência de valores do informe de rendimentos, clique aqui.