eSocial - Qual código de terceiros deverá ser utilizado para empresas do simples

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Qual código de terceiros deverá ser utilizado para empresas do simples


De acordo com o item 12, página 90 do MOS, a empresa optante pelo Simples Nacional (Classificação Tributária 01, 02 e 03) e o Microempreendedor Individual - MEI (Classificação Tributária 04) devem informar "0000" no campo {codTercs}.

Para que seja levada a informação correta do código de terceiros, deveremos realizar a configuração no sistema Departamento Pessoal. 

É importante lembrar que o código de terceiros deverá ser informado na lotação tributária da empresa e não no cadastro da mesma.

Como configurar o código de terceiros para o eSocial


Ajustando uma lotação tributária existente


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal
  2. Clique na aba Empresa - Lotação Tributária
  3. Selecione a empresa em questão
  4. Selecione a lotação que seja ajustada e clique em "Editar"
  5. Localize o campo "Cód. Terceiros" e ajuste o código para 0000
  6. Clique em "Gravar"
  7. Será apresentado um quadro de Alteração para o eSocial, selecione de acordo com sua necessidade e clique em "Enviar"
  8. Na aba "Andamento dos Envios" será apresentado o novo evento com tipo "Alteração"

Criando uma nova lotação tributária


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal
  2. Clique na aba Empresa - Lotação Tributária
  3. Selecione a empresa em questão
  4. Clique em "Novo"
  5. Informe a Descrição da lotação, vincule o tipo de lotação, FPAS e no Cód. Terceiros informe "0000"
  6. Clique em "Gravar"

Vinculando a nova lotação na empresa


  1. Acesse o cadastro da empresa na aba Empresa - Empresa
  2. Selecione a empresa em questão e clique em "Editar"
  3. No campo "Lotação" vincule a nova lotação criada
  4. Clique em "Gravar"
  5. Será apresentado um quadro de Alteração para o eSocial, selecione de acordo com sua necessidade e clique em "Enviar"
  6. Na aba "Andamento dos Envios" será apresentado o novo evento com tipo "Alteração"

Vinculando a nova lotação no departamento


  1. Acesse o cadastro do departamento na aba Empresa - Departamento
  2. Selecione a empresa, localize o departamento e clique em "Editar"
  3. No campo "Lotação" vincule a nova lotação criada
  4. Clique em "Gravar"
  5. Será apresentado um quadro de Alteração para o eSocial, selecione de acordo com sua necessidade e clique em "Enviar"
  6. Na aba "Andamento dos Envios" será apresentado o novo evento com tipo "Alteração"