eSocial - Identificando a situação dos Eventos

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack


Identificando a situação dos Eventos


Ao iniciar a geração da Carga Inicial no sistema, os eventos começarão a ser preparados para envio ao eSocial e deverão ser acompanhados pela Central eSocial na coluna Situação.

Erro de estrutura do XML


  • A primeira situação a ser apresentada poderá ser  "Erro de estrutura do XML"

Situação "Erro de estrutura do XML" - Significa que algum campo de preenchimento obrigatório não foi preenchido no sistema ou foi preenchido errado, uma dica é sempre corrigir os erros do gerente eSocial para que não ocorram erros de estrutura. Para saber como corrigir erros no gerente eSocial clique aqui

Pronto para envio


  • A segunda situação a ser apresentada poderá ser  "Pronto para envio"

Situação "Pronto para envio" - Significa que o sistema está verificando se o Certificado Digital está configurado, se a estrutura do XML está com todos os campos (TAG) obrigatórios preenchidos corretamente e outras verificações. Após esta breve verificação os Eventos ficarão Pronto para envio, aguardando somente o ambiente do eSocial, esta situação não depende do sistema, a liberação depende do webservise do portal eSocial, que inclusive verifica se há eventos anteriores pendentes de liberação.

Depende de outro registro


  • A terceira situação a ser apresentada poderá ser  "Depende de outro registro"

Situação "Depende de outro registro" - Significa que para ser enviado ao esocial, este evento em questão precisa entrar na fila de espera de processamento do esocial, pois ele só pode ser processado quando o registro a ele ligado estiver sido processado anteriormente pelo eSocial.

Aguardando retorno da RFB


  • A quarta situação a ser apresentada poderá ser  "Aguardando retorno da RFB"

Situação "Aguardando retorno da RFB" - Após a liberação do webservice do portal eSocial, a segunda situação a ser apresentada será "Aguardando retorno da RFB", significa que o registro foi transmitido e neste momento aguarda apenas uma resposta do eSocial.

O retorno do eSocial pode vir como


Ao iniciar a geração da Carga Inicial no sistema, os eventos serão enviados ao eSocial e retornarão com o status processado ou processado com erro na Central eSocial na coluna Situação.

Processado


  • A primeira situação a ser apresentada poderá ser  "Processado"

Situação "Processado" - Significa que os dados enviados daquele evento foi aceito pelo eSocial e processado, após este retorno ele dará sequência validando o registro seguinte.

Processado com erros


  • A segunda situação a ser apresentada poderá ser  "Processado com Erros"

Situação "Processado com Erros" - Significa que o eSocial identificou no evento em questão que há informações incorretas. Ao clicar em detalhes será possível visualizar a mensagem de erro e identificar como resolver e corrigir o erro.