846 - O somatório de cada um dos descontos de Contribuição Previdenciária (codIncCP = [31, 32, 34, 35]) e de IRRF (codIncIRRF = [31, 32, 33, 34, 35]) não pode ser negativo, ou seja, os vencimentos não podem ser superiores aos descontos.
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
Este erro ocorre pois no envio do registro S-2299 - (Desligamento) deste funcionário em questão, as rubricas de Desconto com incidência de INSS e IRRF tiveram um valor maior que as rubricas de adicionais que possuem a incidência de INSS e IRRF.
Como efetuar a conferência das incidências
Será necessário conferir os registros S-1010 de cada rubrica que consta no envio deste registro S-2299, para isso siga o passo a passo a seguir:
- Acesse a aba Folha - Consulta de valores e selecione a empresa e o funcionário que ocorreu o erro no registro S-2299;
- Salve os códigos das rubricas que o funcionário recebeu no mês para realizar a conferência das suas incidências;
Ao salvar os códigos das rubricas calculadas no registro S-1200, será necessário filtrar os registros S-1010 de cada uma dessas rubricas para conferir se os códigos de incidência estão corretos.
No registro S-1010, as conferências podem ser feitas da seguinte forma:
Central e-Social - andamento dos envios - opções de visualização, marque a opção de Exibir eventos Processados;
- No campo de busca que fica ao lado direito da Opção de visualização, busque pelo nome ou código da rubrica;
- Encontrando o registro S-1010, clique sobre ele e clique no ícone Visualizar como XML
Como efetuar o ajuste em caso de encontrar diferença na incidência da rubrica
- Acesse a aba Folha - Eventos(rubricas) - Cadastro, e filtre pelo código da rubrica deseja realizar o ajuste;
- Apos selecione o evento e clique em Editar - Selecione a opção Mudar incidências para e-Social e avançar
- Após ajustar e concluir, será criado um novo evento S-1010 desta rubrica para ser enviado novamente ao eSocial com as configurações de incidências;
- Aguarde o registro S-1010 ajustado retornar como Processado.
Como Reenviar o evento S-2299 do funcionário
- Para que o eSocial realize uma nova validação acesse a Central eSocial;
- Em seguida, acesse a aba Andamento dos envios;
- Clique em Detalhes no evento com erro e clique em Reprocessar;
Com isso o evento será reenviado ao eSocial.