eSocial - Erro no evento S-2240 - 304 - Não existe um Contrato de Trabalho para o CPF: xxx e Matrícula: xxx ou este encontra-se encerrado na data do evento.

304 - Não existe um Contrato de Trabalho para o CPF: {0} ou este encontra-se encerrado na data do evento.

Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação pode acontecer no retorno do evento S-2240 (Condições Ambientais de Trabalhoe ocorre quando o evento está sendo enviado com data anterior do evento S-2200 (Admissão do funcionário) ou posterior do evento S-2299 (Demissão do funcionário).

Informar a data em que o trabalhador iniciou as atividades nas condições descritas ou a data de início da obrigatoriedade deste evento para o empregador no eSocial, a que for mais recente.
Validação: Deve ser uma data válida, igual ou posterior à data de admissão do vínculo a que se refere. Não pode ser anterior à data de início da obrigatoriedade deste evento para o empregador no eSocial, nem pode ser posterior a 30 (trinta) dias da data atual.

Como efetuar o ajuste


Para realizar o ajuste precisamos verificar a data do evento S-2240 do funcionário, a data de admissão e, se houver, a data de demissão deste, após ajustar a data do S-2240 para uma válida dentro do período de admissão e demissão. E por fim, reprocessar o evento.


Como conferir a data do evento S-2240


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal - Andamento dos envios, localize o evento S-2240 com erro, e clique em Detalhes;
  2. No campo com uma lupa ao lado pesquise a tag dtIniCondicao;
  3. Verifique se a data se encontra correta, dentro do intervalo da data de admissão e demissão (caso tenha o desligamento);

    Para localizar a data de alteração cadastral você deverá clicar em Detalhes do evento S-2240 e no campo de pesquisa, pesquisar "dtIniCondicao", será apresentada a data da alteração no formato Ano - Mês - Dia.

  4. Casa a data esteja certa, basta clicar em Reprocessar e aguardar o mesmo retornar como processado.


Como ajustar a data do evento S-2240


Como efetuar o ajuste caso seja o primeiro S-2240 do funcionário



  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal - Andamento dos envios, localize o S-2240 com erro e clique em Detalhes - Excluir;
  2. Em seguida, acesse a aba eSocial - Eventos Iniciais;
  3. Selecione SST, clique em Avançar e siga os passos a passos intuitivos da tela até a conclusão;
  4. Serão gerados os eventos da 4º fase, inclusive o evento S-2240 que estava com erro com as informações atualizadas.
  5. Aguarde o mesmo retornar como processado.

Como efetuar o ajuste em caso de troca de função


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal - Andamento dos envios, localize o S-2240 com erro e clique em Detalhes - Excluir;
  2. Em seguida acesse a aba Funcionário - Funcionário;
  3. No cadastro do funcionário do S-2240 com erro refaça a troca de função e clique em Gravar;

    Caso queira relembrar como realizar a troca de função, clique aqui.

  4.  Após acesse a Central eSocial e aguarde o evento S-2240 retornar como processado.

Como efetuar o ajuste em caso de troca de departamento


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal - Andamento dos envios, localize o S-2240 com erro e clique em Detalhes - Excluir;
  2. Em seguida acesse a aba Funcionário - Transferência - Transferência entre departamentos;
  3. Verifique a transferência do funcionário do S-2240 com erro refaça a troca de departamento novamente;

    Caso queira relembrar como realizar a transferência de departamento, clique aqui.

  4. Por fim acesse a Central eSocial e aguarde o evento S-2240 retornar como processado.