17 - A estrutura do arquivo XML está em desconformidade com o esquema XSD.The element 'infoExpRisco' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtExpRisco/v_S_01_00_00' has invalid child element 'respReg' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtExpRisco/v_S_01_00_00'. List of possible elements expected: 'infoAtiv' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtExpRisco/v_S_01_00_00'.
Quando ocorre o erro
Este erro ocorre no retorno do S-2240 (Condições Ambientais de Trabalho), quando os campos Descrição Profissiográfica ou a vigência da descrição estão em branco ou inválidas. Podendo ser também a falta de preenchimento do EPI e EPC no cadastro dos agentes nocivos. Será necessário preencher no cadastro da função e/ou no cadastro dos agentes nocivos os campos citados acima e após reprocessar o evento S-2240 com erro.
A vigência da Descrição Profissiográfica deve ser anterior ou igual ao início do grupo na fase de SST.
Como efetuar o ajuste - Cadastro da função
- Acesse o sistema Departamento Pessoal - aba Tabelas - Funções;
- Selecione a função referente ao S-2240 com erro e clique em Editar;
Em seguida clique sobre a aba Descrição Profissiográfica - clique sobre e preencha uma data de vigência;
A vigência da Descrição Profissiográfica deve ser anterior ou igual ao início do grupo na fase de SST.
- Após preencha uma descrição e clique em Gravar;
- Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios, localize o evento S-2240 com erro e clique em Detalhes - Reprocessar;
- Será criado um novo evento com as informações atualizadas para o eSocial. Aguarde o mesmo retornar como processado.
Como efetuar o ajuste - Cadastro dos Agentes Nocivos
Em alguns casos é necessário verificar no cadastro dos agentes nocivos se os dados de EPI e EPC, etc. estão preenchidos corretamente.
- Acesse o sistema Departamento Pessoal - aba Funcionário;
- Clique em SST - Agentes Nocivos;
- Localize o agente nocivo referente ao erro e clique em Editar;
- Na tela de cadastro do agente nocivo verifique os campos referentes ao EPC, após verifique os campos referentes ao EPI e caso o mesmo seja utilizado, inclua o(s) EPI(s) referentes aquele cadastro clicando em .
- Após clique em Gravar;
- Por fim acesse a Central eSocial - Andamento dos Envios, localize o evento S-2240 com erro e clique em Detalhes - Reprocessar;
- Será criado um novo S-2240 com as informações atualizadas para o envio. Aguarde o mesmo retornar como processado.
Caso não tenha EPI cadastrado, clique aqui para saber como realizar o cadastro.