eSocial - Erro no evento S-2240 - 17 - Os campos 'infoExpRisco', 'respReg' e 'infoAtiv' estão inválidos

17 - A estrutura do arquivo XML está em desconformidade com o esquema XSD.The element 'infoExpRisco' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtExpRisco/v_S_01_00_00' has invalid child element 'respReg' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtExpRisco/v_S_01_00_00'. List of possible elements expected: 'infoAtiv' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtExpRisco/v_S_01_00_00'.

Quando ocorre o erro


Este erro ocorre no retorno do S-2240 (Condições Ambientais de Trabalho), quando os campos Descrição Profissiográfica ou a vigência da descrição estão em branco ou inválidas. Podendo ser também a falta de preenchimento do EPI e EPC no cadastro dos agentes nocivos. Será necessário preencher no cadastro da função e/ou no cadastro dos agentes nocivos os campos citados acima e após reprocessar o evento S-2240 com erro.

A vigência da Descrição Profissiográfica deve ser anterior ou igual ao início do grupo na fase de SST.

Como efetuar o ajuste - Cadastro da função


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal - aba Tabelas - Funções;
  2. Selecione a função referente ao S-2240 com erro e clique em Editar;
  3. Em seguida clique sobre a aba Descrição Profissiográfica - clique sobre  e preencha uma data de vigência;

    A vigência da Descrição Profissiográfica deve ser anterior ou igual ao início do grupo na fase de SST.

  4. Após preencha uma descrição e clique em Gravar;
  5. Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios, localize o evento S-2240 com erro e clique em Detalhes - Reprocessar;
  6. Será criado um novo evento com as informações atualizadas para o eSocial. Aguarde o mesmo retornar como processado.

Como efetuar o ajuste - Cadastro dos Agentes Nocivos


Em alguns casos é necessário verificar no cadastro dos agentes nocivos se os dados de EPI e EPC, etc. estão preenchidos corretamente.

  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal - aba Funcionário;
  2. Clique em SST - Agentes Nocivos;
  3. Localize o agente nocivo referente ao erro e clique em Editar;
  4. Na tela de cadastro do agente nocivo verifique os campos referentes ao EPC, após verifique os campos referentes ao EPI e caso o mesmo seja utilizado, inclua o(s) EPI(s) referentes aquele cadastro clicando em na janela EPI.
  5. Após clique em Gravar;
  6. Por fim acesse a Central eSocial - Andamento dos Envios, localize o evento S-2240 com erro e clique em Detalhes - Reprocessar;
  7. Será criado um novo S-2240 com as informações atualizadas para o envio. Aguarde o mesmo retornar como processado.

Caso não tenha EPI cadastrado, clique aqui para saber como realizar o cadastro.