eSocial - Erro no Evento S-2230 - 174 - O evento somente será aceito após a data de início da obrigatoriedade do empregador ao eSocial


Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação pode ocorrer por dois motivos:

  • Devido ao envio da carga para o eSocial com a data inicial de obrigatoriedade da empresa incorreta;
  • Devido a instabilidade no portal eSocial.

Importante!

Antes de verificarmos os passos para ajuste dessa mensagem, confirme qual é a obrigatoriedade da sua empresa. E para isso temos a dica para você sobre o cronograma do eSocial, clique aqui. Ah e também temos o link do próprio site, clique aqui(piscar o olho)

Como efetuar o ajuste - Envio da carga para o eSocial com a data da obrigatoriedade incorreta


  1. Acesse aba Empresa - ícone Cadastro de Empresas;
  2. Localize a empresa em questão e clique em Editar;
  3. Acesse a aba eSocial e ajuste o campo Data inicial da obrigatoriedade informando a data correta para esta empresa;
  4. Após clique em Gravar;
  5. Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  6. Localize o evento com erro e clique em Detalhes - Reprocessar;
  7. Aguarde o evento retornar do eSocial como processado.

Lembrando:

Após realizar o ajuste no cadastro da empresa deverá verificar se o afastamento teve inicio e fim antes da obrigatoriedade ou se o afastamento teve inicio antes da obrigatoriedade e ainda não teve fim:

  • Se o afastamento teve início e fim antes da obrigatoriedade, será necessário apenas excluir o evento com erro;
  • Se o afastamento teve início, mas ainda não teve fim, será necessário excluir e reenviar o S-2200 que deveria ser gerado com o início afastamento e excluir o S-2230 que foi gerado de forma incorreta.

Como efetuar o ajuste se o afastamento teve início e fim antes da obrigatoriedade


  1. Na Central eSocial acesse a aba Andamento dos Envios;
  2. Localize o evento com erro e clique em Detalhes;
  3. Após clique em Excluir;
  4. Aparecerá uma mensagem pedindo para confirmar a exclusão, clique em Sim;
  5. Acesse a central eSocial novamente e certifique que o evento foi excluído.




Para ampliar, clique sobre a imagem.

Como efetuar o ajuste se o afastamento teve início e ainda não teve fim


Reenviando o S-2200

  1. Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios - Opções de visualização, e marque a opção Exibir eventos processados;
  2. Encontre o registro S-2200 do funcionário em questão, e clique em Detalhes - Excluir;
  3. Feito isso será gerado o registro S-3000 de exclusão deste registro, aguarde o mesmo retornar como processado;
  4. O registro S-3000 retornando como processado, para reenviar o S-2200 com a data correta acesse em:
  5. Funcionários - funcionários, localize o funcionário e clique 2x sobre o cadastro do mesmo
  6. A seguir, a AVA questionará se deseja enviar o cadastro do mesmo para o eSocial, para isso clique na opção Quer que eu faça o envio pra você?
  7. Após, será gerado um novo registro S-2200 e enviado ao eSocial novamente, com a data de admissão correta.

Excluindo o evento S-2230 com erro 


  1. Na Central eSocial acesse a aba Andamento dos Envios;
  2. Localize o evento com erro e clique em Detalhes;
  3. Após clique em Excluir;
  4. Aparecerá uma mensagem pedindo para confirmar a exclusão, clique em Sim;
  5. Acesse a central eSocial novamente e certifique que o evento foi excluído.



Como efetuar o ajuste - Instabilidade no portal eSocial


  1. Aguarde alguns minutos para realizar novo envio ao eSocial;
  2. Acesse a central eSocial, selecione o evento com erro e clique em Detalhes;
  3. Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em  Reprocessar;
  4. Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial