eSocial - Erro no evento S-2210 - 303 - Não foi localizado o contrato de trabalho do trabalhador CPF: xxxxxxxxxxx, Matrícula: xxxxxxxxxxx e Categoria: Desconhecida.

303 - Não foi localizado o contrato de trabalho do trabalhador CPF: xxxxxxxxxxx, Matrícula: xxxxxxxxxxx e Categoria: Desconhecida.

Ação: Utilize o evento S-2200 - Trabalhador - Início, para cadastramento do contrato de trabalho conforme tabela 1 (Categorias de Trabalhadores).

Autor do artigo: ThaísMaciel.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação pode acontecer no retorno do evento S-2210 (Comunicação de Acidente de Trabalho) e ocorre quando o evento está sendo enviado com data anterior do evento S-2200 (Admissão do funcionário) ou posterior do evento S-2299 (Demissão do funcionário).

Informar a data em que o trabalhador iniciou as atividades nas condições descritas ou a data de início da obrigatoriedade deste evento para o empregador no eSocial, a que for mais recente.
Validação: Deve ser uma data válida, igual ou posterior à data de admissão do vínculo a que se refere. Não pode ser anterior à data de início da obrigatoriedade deste evento para o empregador no eSocial, nem pode ser posterior a 30 (trinta) dias da data atual.

Como efetuar o ajuste


Para realizar o ajuste precisamos verificar a data do evento S-2210 do funcionário, a data de admissão e, se houver, a data de demissão deste, após ajustar a data do S-2210 para uma válida dentro do período de admissão e demissão. E por fim, reprocessar o evento.


Como conferir a data do evento S-2210


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal - Andamento dos envios, localize o evento S-2210 com erro, e clique em Detalhes;
  2. No campo com uma lupa ao lado pesquise a tag dtAcid e dtAtendimento;
  3. Verifique se as datas se encontram corretas, dentro do intervalo da data de admissão e demissão (caso tenha o desligamento);

    Para localizar as datas de alterações cadastrais você deverá clicar em Detalhes do evento S-2210 e no campo de pesquisa, pesquisar dtAcid e dtAtendimento, serão apresentadas as datas das alterações no formato Ano - Mês - Dia.

  4. Casa a data esteja certa, basta clicar em Reprocessar e aguardar o mesmo retornar como processado.

Como ajustar a data do evento S-2210


Como efetuar o ajuste caso seja o primeiro S-2210 do funcionário


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal - Andamento dos envios, localize o S-2210 com erro e clique em Detalhes - Excluir;
  2. Em seguida, acesse a aba eSocial - Eventos Iniciais;
  3. Selecione SST, clique em Avançar e siga os passos a passos intuitivos da tela até a conclusão;
  4. Serão gerados os eventos da 4º fase, inclusive o evento S-2210 que estava com erro com as informações atualizadas;
  5. Aguarde o mesmo retornar como processado.

Como efetuar o ajuste em caso de troca de função


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal - Andamento dos envios, localize o S-2210 com erro e clique em Detalhes - Excluir;
  2. Em seguida acesse a aba Funcionário - Funcionário;
  3. Selecione Empresa e Funcionário - aba Informações da Folha;
  4. No cadastro do funcionário do S-2210 com erro refaça a troca de função e clique em Gravar;

    Caso queira relembrar como realizar a troca de função, clique aqui.

  5.  Após acesse a Central eSocial e aguarde o evento S-2210 retornar como processado.

Como efetuar o ajuste em caso de troca de departamento


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal - Andamento dos envios, localize o S-2210 com erro e clique em Detalhes - Excluir;
  2. Em seguida acesse a aba Funcionário - Transferência - Transferência entre departamentos;
  3. Verifique a transferência do funcionário do S-2210 com erro refaça a troca de departamento novamente;

    Caso queira relembrar como realizar a transferência de departamento, clique aqui.

  4. Por fim acesse a Central eSocial e aguarde o evento S-2210 retornar como processado.