eSocial - Erro no evento S-2200 - 721 - Não foi possível registrar o evento atual pois existe(m) evento(s) cadastrado(s) com data de ocorrência posterior para esse trabalhador


721 - Não foi possível registrar o evento atual pois existe(m) evento(s) cadastrado(s) com data de ocorrência posterior para esse trabalhador. Para que seja possível esse registro, executar os seguintes passos:
a) Excluir todos os eventos ocorridos com data posterior ao evento que se pretende informar;
b) Fazer o registro do evento conforme pretendido;
c) Informar novamente em ordem cronológica os eventos excluídos, se continuarem válidos.
Consultar o Manual para obter orientações sobre consulta e exclusão de eventos.

Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack

Quando ocorre o erro


O erro de validação 721 acontece no S-2200 referente a retificação quando existe algum evento com data igual ou posterior a demissão do funcionário. Ou seja, ao enviar o evento S-2200 eSocial identifica que tem um evento processado no qual a data está depois da retificação. Esse erro pode acontecer em diversas situações, a mais comum é quando o funcionário já tem um afastamento  processado no eSocial ou quando há algum evento de alteração para o funcionário.


Para o eSocial, não pode haver retificação quando existem eventos que dependem dos dados que estão sendo retificados. Por exemplo: O evento S-2230 (Afastamento) depende do S-2200, com isso, ao tentar retificar o S-2200 sortiria alteração no S-2230, para que não ocorra problemas entre  os eventos é necessário excluir o S-2230 para que seja enviado novamente após a retificação.

Como efetuar o ajuste


Para realizar o ajuste no evento será preciso identificar os eventos com data posterior a retificação e enviar o evento S-3000 de exclusão. Após esse procedimento basta reprocessar o evento S-2200.

Quando o evento for referente ao afastamento será necessário excluir e cadastrar novamente no funcionário para que seja criado o S-2230 para esse afastamento.
Para isso, realize o procedimento abaixo:

Como verificar qual evento está com data posterior


  1. Acesse a "Central eSocial - Andamento dos envios";
  2. Informe a empresa e clique em "Filtrar";
  3. No botão "Opções de visualização", selecione "Exibir eventos processados" e "Exibir eventos ajustados";
  4. No campo de pesquisa da tela Central eSocial (canto superior direito), digite o nome do funcionário;
    . Serão apresentados todos os eventos enviados para o funcionário.
  5. Verifique na coluna "Período", o mês e o ano de envio dos eventos;
  6. Após identificar o evento, clique em "Detalhes" e verifique sobre o que se trata o evento.

  7. Clique na opção "Excluir";
  8. Confirme a exclusão;
    . Será gerado um evento S-3000 que irá excluir o evento desejado no site do eSocial.
  9. Acompanhe o envio e retorno do evento S-3000 através da Central eSocial.

Como ajustar o evento S-2200


Após realizar o procedimento acima, basta reprocessar o evento S-2200.

  1. Acesse a "Central eSocial - Andamento dos envios";
  2. Selecione o evento S-2200 com o clique em "Detalhes";
  3. Clique na opção "Reprocessar";
    . Será gerado um S-2200 na aba "Andamento dos envios" com o status "Pronto para envio".
  4. Acompanhe o envio e retorno do evento S-2200 ao eSocial.


Nos casos onde o evento excluído foi o S-2230, será necessário cadastrar e enviar novamente esse afastamento para o eSocial. Caso tenha dúvidas em como realizar o cadastro desse afastamento poderá acessar nossa central de aprendizagem para verificar nossas dicas ou clique aqui e veja uma das dicas de como enviar afastamento.