721 - Não foi possível registrar o evento atual pois existe(m) evento(s) cadastrado(s) com data de ocorrência posterior para esse trabalhador. Para que seja possível esse registro, executar os seguintes passos:
a) Excluir todos os eventos ocorridos com data posterior ao evento que se pretende informar;
b) Fazer o registro do evento conforme pretendido;
c) Informar novamente em ordem cronológica os eventos excluídos, se continuarem válidos.
Consultar o Manual para obter orientações sobre consulta e exclusão de eventos.
Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack
Quando ocorre o erro
O erro de validação 721 acontece no S-2200 referente a retificação quando existe algum evento com data igual ou posterior a demissão do funcionário. Ou seja, ao enviar o evento S-2200 o eSocial identifica que tem um evento processado no qual a data está depois da retificação. Esse erro pode acontecer em diversas situações, a mais comum é quando o funcionário já tem um afastamento processado no eSocial ou quando há algum evento de alteração para o funcionário.
Como efetuar o ajuste
Para realizar o ajuste no evento será preciso identificar os eventos com data posterior a retificação e enviar o evento S-3000 de exclusão. Após esse procedimento basta reprocessar o evento S-2200.
Quando o evento for referente ao afastamento será necessário excluir e cadastrar novamente no funcionário para que seja criado o S-2230 para esse afastamento.
Para isso, realize o procedimento abaixo:
Como verificar qual evento está com data posterior
- Acesse a "Central eSocial - Andamento dos envios";
- Informe a empresa e clique em "Filtrar";
- No botão "Opções de visualização", selecione "Exibir eventos processados" e "Exibir eventos ajustados";
- No campo de pesquisa da tela Central eSocial (canto superior direito), digite o nome do funcionário;
. Serão apresentados todos os eventos enviados para o funcionário. - Verifique na coluna "Período", o mês e o ano de envio dos eventos;
Após identificar o evento, clique em "Detalhes" e verifique sobre o que se trata o evento.
- Clique na opção "Excluir";
- Confirme a exclusão;
. Será gerado um evento S-3000 que irá excluir o evento desejado no site do eSocial. - Acompanhe o envio e retorno do evento S-3000 através da Central eSocial.
Como ajustar o evento S-2200
Após realizar o procedimento acima, basta reprocessar o evento S-2200.
- Acesse a "Central eSocial - Andamento dos envios";
- Selecione o evento S-2200 com o clique em "Detalhes";
- Clique na opção "Reprocessar";
. Será gerado um S-2200 na aba "Andamento dos envios" com o status "Pronto para envio". - Acompanhe o envio e retorno do evento S-2200 ao eSocial.