Localização:/eSocial/evtPgtos/ideBenef/infoPgto[]/detPgtoFer/detRubrFer[]/codRubr
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro na validação pode ocorrer no evento S-1210 - (Pagamentos de Rendimentos do Trabalho), quando o envio com uma rubrica em determinado processo que está com código de incidência indevida em seu evento S-1010 - (Tabela de Rubricas) na tag codIncIRRF.
Como efetuar o ajuste
Para que haja aceitação do evento S-1210, é necessário verificar em qual rubrica ocorre o erro. Para isso, deve verificar na mensagem de erro o campo Localização que demonstrará um caminho para chegar até a rubrica do erro.
- Acesse a Central eSocial - aba Andamento dos Envios, selecione o evento S-1210 do funcionário com erro e clique em Detalhes;
- Após clique na aba Arquivos, e localize o evento que esta dando erro seguindo o caminho do erro;
- Verifique conforme a imagem ao lado.
Exemplo: Localização:/eSocial/evtPgtos/ideBenef/infoPgto[1]/detPgtoFer/detRubrFer[2]/codRubr
Após localizar a Rubrica que está causando o erro, deve verificar o evento S-1010 referente à esta, o qual foi a incidência informada na tag codIncIRRF incorreta. Para que possa informar a correta e realizar o ajuste deve:
- Acessar a Central eSocial - aba Andamento dos Envios e selecionar o evento S-1010 à esta rubrica que esta causando o erro;
- Com isso, e clicar em Detalhes - aba Arquivos, localize a tag codIncIRRF;
- Então será necessário Identificar qual seria a incidência correta, para isso podemos te ajudar, clique aqui.
Como ajustar a incidência da rubrica
Após deve acessar o cadastro desta rubrica e realizar o ajuste da incidência para que um novo evento S-1010 seja enviado ao eSocial.
- Acesse o sistema DP - aba Folha - ícone Eventos (Rubricas) - opção Cadastro e selecione o evento em questão;
- Dê um duplo clique sobre o evento e selecione a opção Mudar incidências para o eSocial;
- Realize o ajuste informando o código correto de incidência e clique em Gravar;
- Após ajustar e gravar, com a opção Enviar para o eSocial MARCADA o sistema mostrará a mensagem que foram alterados os campos que são levados ao eSocial;
- Para fazer o reenvio marque a opção Alterar conteúdo atual ou Alterar a partir de: e clique em Enviar.
Como reenviar o evento
Após os ajustes deve realizar o reenvio do evento S-1210. Para isso:
- Acesse a Central eSocial - sub-aba Andamento dos Envios e selecione os eventos S-1200 e S-1210 do funcionário e clique em e clique em Detalhes - Excluir;
- Agora para reenviar acesse a aba Central eSocial, sub-aba Remunerações e pagamentos, selecione a empresa e o período;
- Selecione o funcionário e envie primeiro o S-1200, aguarde este voltar processado e envie o S-1210 em seguida;
- Na aba Central eSocial - Andamento dos envios será apresentado o evento S-1210 que será reenviado ao eSocial.