eSocial - Erro no evento S-1210 - 932 - Só pode ser utilizada rubrica cujo codIncIRRF em S-1010 seja igual a [00, 01, 09,13, 33, 43, 46, 53, 63, 75, 93]

Localização:/eSocial/evtPgtos/ideBenef/infoPgto[]/detPgtoFer/detRubrFer[]/codRubr

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro na validação pode ocorrer no evento S-1210 - (Pagamentos de Rendimentos do Trabalho), quando o envio com uma rubrica em determinado processo que está com código de incidência indevida em seu evento S-1010 - (Tabela de Rubricas) na tag codIncIRRF.

Como efetuar o ajuste


Para que haja aceitação do evento S-1210, é necessário verificar em qual rubrica ocorre o erro. Para isso, deve verificar na mensagem de erro o campo Localização que demonstrará um caminho para chegar até a rubrica do erro. 

  1. Acesse a Central eSocial - aba Andamento dos Envios, selecione o evento S-1210 do funcionário com erro e clique em Detalhes;
  2. Após clique na aba Arquivos, e localize o evento que esta dando erro seguindo o caminho do erro;
  3. Verifique conforme a imagem ao lado.

Exemplo: Localização:/eSocial/evtPgtos/ideBenef/infoPgto[1]/detPgtoFer/detRubrFer[2]/codRubr

Após localizar a Rubrica que está causando o erro, deve verificar o evento S-1010 referente à esta, o qual foi a incidência informada na tag codIncIRRF incorreta. Para que possa informar a correta e realizar o ajuste deve:

  1. Acessar a Central eSocial - aba Andamento dos Envios e selecionar o evento S-1010 à esta rubrica que esta causando o erro;
  2. Com isso, e clicar em Detalhes - aba Arquivos, localize a tag codIncIRRF;
  3. Então será necessário Identificar qual seria a incidência correta, para isso podemos te ajudar, clique aqui.


Como ajustar a incidência da rubrica


Após deve acessar o cadastro desta rubrica e realizar o ajuste da incidência para que um novo evento S-1010 seja enviado ao eSocial.

  1. Acesse o sistema DP  - aba Folha - ícone Eventos (Rubricas) - opção Cadastro e selecione o evento em questão;
  2. Dê um duplo clique sobre o evento e selecione a opção Mudar incidências para o eSocial;
  3. Realize o ajuste informando o código correto de incidência e clique em Gravar;
  4. Após ajustar e gravar, com a opção Enviar para o eSocial MARCADA o sistema mostrará a mensagem que foram alterados os campos que são levados ao eSocial; 
  5. Para fazer o reenvio marque a opção Alterar conteúdo atual ou Alterar a partir de: e clique em Enviar.



Como reenviar o evento


Após os ajustes deve realizar o reenvio do evento S-1210. Para isso:

  1. Acesse a Central eSocial - sub-aba Andamento dos Envios e selecione os eventos S-1200 e S-1210 do funcionário e clique em e clique em Detalhes - Excluir;
  2. Agora para reenviar acesse a aba Central eSocial, sub-aba Remunerações e pagamentos, selecione a empresa e o período;
  3. Selecione o funcionário e envie primeiro o S-1200, aguarde este voltar processado e envie o S-1210 em seguida;
  4. Na aba Central eSocial - Andamento dos envios será apresentado o evento S-1210 que será reenviado ao eSocial.