eSocial - Erro no evento S-1000 - 1728 - Classificação tributária não permitida.

1728 - Classificação tributária não permitida. A mudança de classificação tributária de empregador Pessoa Jurídica somente é permitida se, em todo o período de validade do novo evento S-1000, as folhas de pagamento estiverem abertas e não houver evento S-1200 a S-1280, S-2299 ou S-2399.

Quando ocorre o erro


Este erro ocorre no retorno do evento S-1000 ( Informações do Empregador/Contribuinte/Orgão Público ), quando está sendo enviado um S-1000 com alteração de classificação tributária, porém existe S-1299 (fechamento enviado). É necessário reabrir os períodos posteriores a alteração, reprocessar o S-1000 e enviar novamente o fechamento dos períodos.

De acordo com a alteração 4.131 do tema "04 - Eventos de tabela, eventos não-periódicos, eventos periódicos" do eSocial (Para consultar o a alteração, clique aqui).

Não é necessário excluir os eventos de remunerações e pagamentos (S-1200 e S-1210, etc.) para permitir o envio da classificação tributária, porém o eSocial irá retornar uma aviso de que para correta validação eles ainda devem ser excluídos e reenviados.

 

Como efetuar o ajuste


Para realizar o passo a passo é necessário verificar em qual data foi realizada a alteração da classificação tributária, em qual período a mesma começou a valer e após seguir a dica abaixo:

 


Verificando referencia do evento


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal - Central eSocial - Andamento dos envios;

  2. Encontre o S-1000 com o erro 1728 e observe a coluna Referência do mesmo. Está é a data de vigência do evento;

  3. Agora acesse a aba Remunerações e Pagamentos da Central eSocial e siga paga o próximo passo (clipit).

Efetuando o ajuste


  1. Agora deverá realizar a reabertura de cada período com data posterior à vigência do S-1000 com erro (caso tenha dúvidas de como reabrir um período, clique aqui);

    Exemplo: Caso tenha sido realizada uma alteração da Classificação tributária com data de início de validade em 07/2021, deverá ser reaberto todos os períodos posteriores a essa data.

  2. Após localize o evento S-1000 com erro e clique em Detalhes - Reprocessar e aguarde o mesmo retornar como processado;
  3. Por fim, refaça o fechamento dos períodos enviando o S-1299;
  4. Aguarde os fechamentos retornarem como processados.


Caso tenha dúvidas de alguma inconsistência do eSocial, clique aqui e pesquise a mensagem de erro na nossa Central de Aprendizagem. (clipit)

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