1728 - Classificação tributária não permitida. A mudança de classificação tributária de empregador Pessoa Jurídica somente é permitida se, em todo o período de validade do novo evento S-1000, as folhas de pagamento estiverem abertas e não houver evento S-1200 a S-1280, S-2299 ou S-2399.
Quando ocorre o erro
Este erro ocorre no retorno do evento S-1000 ( Informações do Empregador/Contribuinte/Orgão Público ), quando está sendo enviado um S-1000 com alteração de classificação tributária, porém existe S-1299 (fechamento enviado). É necessário reabrir os períodos posteriores a alteração, reprocessar o S-1000 e enviar novamente o fechamento dos períodos.
De acordo com a alteração 4.131 do tema "04 - Eventos de tabela, eventos não-periódicos, eventos periódicos" do eSocial (Para consultar o a alteração, clique aqui).
Não é necessário excluir os eventos de remunerações e pagamentos (S-1200 e S-1210, etc.) para permitir o envio da classificação tributária, porém o eSocial irá retornar uma aviso de que para correta validação eles ainda devem ser excluídos e reenviados.
Como efetuar o ajuste
Para realizar o passo a passo é necessário verificar em qual data foi realizada a alteração da classificação tributária, em qual período a mesma começou a valer e após seguir a dica abaixo:
Verificando referencia do evento
Acesse o sistema Departamento Pessoal - Central eSocial - Andamento dos envios;
Encontre o S-1000 com o erro 1728 e observe a coluna Referência do mesmo. Está é a data de vigência do evento;
Agora acesse a aba Remunerações e Pagamentos da Central eSocial e siga paga o próximo passo
.
Efetuando o ajuste
Agora deverá realizar a reabertura de cada período com data posterior à vigência do S-1000 com erro (caso tenha dúvidas de como reabrir um período, clique aqui);
Exemplo: Caso tenha sido realizada uma alteração da Classificação tributária com data de início de validade em 07/2021, deverá ser reaberto todos os períodos posteriores a essa data.
- Após localize o evento S-1000 com erro e clique em Detalhes - Reprocessar e aguarde o mesmo retornar como processado;
- Por fim, refaça o fechamento dos períodos enviando o S-1299;
- Aguarde os fechamentos retornarem como processados.
Caso tenha dúvidas de alguma inconsistência do eSocial, clique aqui e pesquise a mensagem de erro na nossa Central de Aprendizagem.