Como ajustar o erro 174 nos eventos S-1200, S-1210, S-1250, S-1260, S-1280, S-1295, S-1299 e S-1300.
Autor do artigo: MatheusMota.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro na validação do evento ocorre, pois a empresa ainda não possui obrigatoriedade de entrega do eSocial para esta fase e ou a Data inicial da obrigatoriedade está incorreta no cadastro da empresa.
Importante!
Antes de verificarmos os passos para ajuste dessa mensagem, confirme qual é a obrigatoriedade da sua empresa. E para isso temos a dica para você sobre o cronograma do eSocial, clique aqui. Ah e também temos o link do próprio site, clique aqui.
Lembrando que a data de obrigatoriedade tem que ser informada na aba eSocial no cadastro da empresa no DP, não pode ser a data de abertura da empresa e sim data de obrigatoriedade de envio dos registros para o eSocial.
Grupo | Empresa | Data inicial | Envio da 3ª fase |
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Grupo 1 | Empresas com faturamento superior a 78 milhões (Grandes empresas) | Informar: 01/2018 | A partir de 05/2018 |
Grupo 2 | Demais empresas exceto as empresas do Grupo 3 e ME e EPP NÃO Optantes pelo Simples | Informar: 07/2018 | A partir de 01/2019 |
Grupo 3 | Empresas Optantes pelo Simples e Entidades Sem Fins Lucrativos | Informar: 01/2019 | A partir de 05/2021 |
*Grupo 3 | Empregador Pessoa Física, Produtor Rural (pessoa física) | Informar: 01/2019 | A partir de 07/2021 |
Como efetuar o ajuste
Verifique se a empresa já está obrigada a enviar a 3ª etapa (folhas de pagamento);
Caso esta realmente ainda não esteja obrigada para a referência, basta excluir o evento indevido.
- Caso a empresa já esteja obrigada a essa entrega, será necessário conferir a Data inicial da obrigatoriedade informada no cadastro da empresa:
- Para isso acesse a aba Empresa - ícone Cadastro de Empresas e selecione a empresa no qual está com erros;
- Clique na aba eSocial;
Ajuste o campo Data inicial da obrigatoriedade para o mês inicial da obrigatoriedade conforme a data inicial da tabela ao lado;
Após o ajuste da data acesse a aba Central eSocial selecione o registro com erro e clique em Reprocessar em seguida aguarde o envio.
É importante verificar o campo Referência do evento que está enviando, pois é esta data que deverá se enquadrar na obrigatoriedade da 3ª fase