eSocial - Erro no envio das Remunerações e Pagamentos - 174 - O evento somente será aceito após a data de início da obrigatoriedade do empregador ao eSocial

Como ajustar o erro 174 nos eventos S-1200, S-1210, S-1250, S-1260, S-1280, S-1295, S-1299 e S-1300. 

Autor do artigo: Gabrielle.sup.pack

Quando ocorre o erro



Essa mensagem de erro na validação do evento ocorre, pois a empresa ainda não possui obrigatoriedade de entrega do eSocial para esta fase e ou a Data inicial da obrigatoriedade está incorreta no cadastro da empresa.

Importante!

Antes de verificarmos os passos para ajuste dessa mensagem, confirme qual é a obrigatoriedade da sua empresa. E para isso temos a dica para você sobre o cronograma do eSocial, clique aqui. Ah e também temos o link do próprio site, clique aqui. (piscar o olho)

Lembrando que se a empresa abriu após a data de obrigatoriedade do grupo em que se enquadra, você deverá informar o mês/ano de abertura da empresa.






Grupo

Empresa

Data inicial

Envio da 3ª fase

Grupo 1 Empresas com faturamento superior a 78 milhões (Grandes empresas)

Informar:

01/2018

A partir de

05/2018

Grupo 2 Demais empresas exceto as empresas do Grupo 3 e ME e EPP NÃO optantes pelo simples

Informar:

07/2018

A partir de

01/2019


Me e EPP NÃO optantes pelo simples

Informar:

07/2018

A partir de

01/2019

Grupo 3 Empresas Optantes pelo Simples, empregador pessoa física, produtor rural (pessoa física) e entidades sem fins lucrativos

Informar:

01/2019

A partir de

01/2020

Como efetuar o ajuste



  1. Verifique se a empresa já está obrigada a enviar a 3ª etapa (folhas de pagamento);

    Caso esta realmente ainda não esteja obrigada para a referência, basta excluir o evento indevido.

  2. Caso a empresa já esteja obrigada a essa entrega, será necessário conferir a Data inicial da obrigatoriedade informada no cadastro da empresa:
  3. Para isso acesse a aba Empresa - ícone Cadastro de Empresas e selecione a empresa no qual está com erros;
  4. Clique na aba eSocial;
  5. Ajuste o campo Data inicial da obrigatoriedade para o mês inicial da obrigatoriedade conforme a data inicial da tabela ao lado;

  6. Após o ajuste da data acesse a aba Central eSocial selecione o registro com erro e clique em Reprocessar em seguida aguarde o envio.

    É importante verificar o campo Referência do evento que está enviando, pois é esta data que deverá se enquadrar na obrigatoriedade da 3ª fase (wink)