eSocial - Erro: 409 - Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema de Procuração Eletrônica RFB
Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema de Procuração Eletrônica RFB. A falha pode ser temporária, tente novamente mais tarde.
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem pode ocorrer por dois motivos:
- Devido a procuração estar vencida no eCAC, sendo necessário renovar a mesma.
- Ou quando o webservice do eSocial está passando por algum tipo de instabilidade e não conseguiu processar o envio que foi realizado pelo seu sistema.
Como verificar se a procuração está vencida
Neste caso precisamos verificar primeiro se a procuração está vencida, para após confirmar se esta mensagem de fato é ou não devido à uma possível instabilidade do site.
- Para isso faça login no site do eCAC e clique em Senhas e Procurações;
- Clique em Cadastro, Consulta e Cancelamento – Procuração para e-CAC;
- Na próxima tela terá a opção de Consultar a Procuração e então informe o CNPJ da empresa que deseja e veja se a procuração está correta;
- Caso esteja vencida renove a mesma;
Como realizar o reenvio para o eSocial caso de fato seja questão de instabilidade
Caso a procuração esteja válida, neste caso tente reenviar os registros pois de fato se trata de alguma instabilidade no site do eSocial.
- Acesse a Central eSocial;
- Na Central eSocial acesse a aba: Andamento dos envios;
- Clique em Detalhes no evento que está apresentando o erro;
- Clique em Reenviar e aguarde um novo retorno do eSocial.
Já reenviou algumas vezes e ainda ocorre o erro?
Se você já reenviou algumas vezes e mesmo assim o erro persiste, será preciso registrar uma ocorrência no portal eSocial. Isso é necessário, pois, em alguns casos existe um erro no webservice do eSocial que precisa de ajuste.
Para saber como abrir a ocorrência, clique aqui e veja o passo a passo completo.