eSocial - Erro: 409 - Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema de Procuração Eletrônica RFB

Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema de Procuração Eletrônica RFB.  A falha pode ser temporária, tente novamente mais tarde.

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem pode ocorrer por dois motivos:

  • Devido a procuração estar vencida no eCAC, sendo necessário renovar a mesma.
  • Ou quando o webservice do eSocial está passando por algum tipo de instabilidade e não conseguiu processar o envio que foi realizado pelo seu sistema. 



Como verificar se a procuração está vencida


Neste caso precisamos verificar primeiro se a procuração está vencida, para após confirmar se esta mensagem de fato é ou não devido à uma possível instabilidade do site.

  • Para isso faça login no site do eCAC e clique em Senhas e Procurações;
  • Clique em Cadastro, Consulta e Cancelamento – Procuração para e-CAC;
  • Na próxima tela terá a opção de Consultar a Procuração e então informe o CNPJ da empresa que deseja e veja se a procuração está correta;
  • Caso esteja vencida renove a mesma;

Como realizar o reenvio para o eSocial caso de fato seja questão de instabilidade


Caso a procuração esteja válida, neste caso tente reenviar os registros pois de fato se trata de alguma instabilidade no site do eSocial. 

  1. Acesse a Central eSocial;
  2. Na Central eSocial acesse a aba: Andamento dos envios;
  3. Clique em Detalhes no evento que está apresentando o erro;
  4. Clique em Reenviar e aguarde um novo retorno do eSocial.


Já reenviou algumas vezes e ainda ocorre o erro?


Se você já reenviou algumas vezes e mesmo assim o erro persiste, será preciso registrar uma ocorrência no portal eSocial. Isso é necessário, pois, em alguns casos existe um erro no webservice do eSocial que precisa de ajuste.

Para saber como abrir a ocorrência, clique aqui e veja o passo a passo completo. (piscar o olho)