eSocial - Como realizar o envio da Terceira Etapa do eSocial

Autor do artigo: Alessandra.sup.pack


Para que realize o envio da terceira Etapa do eSocial, a empresa precisa ter enviado a Primeira  e Segunda etapas com sucesso.


Criação dos eventos de Remuneração e Pagamento

Para as empresas que realizaram os envios da Primeira e Segunda etapas do eSocial, ao realizar o Processamento de Folha em WDP - aba Folha - Calculo da Folha, o sistema criará automaticamente os Eventos de remuneração e pagamento.

Exemplo:

Ao realizar o processamento do folha, o sistema criará os eventos S-1200 (remunerações) e S-1210 (pagamento). Será criado um evento por funcionário, sócio ou autônomo.

Este evento deve ser único por mês de apuração para cada trabalhador. Havendo mais de um processamento da mesma competência para o trabalhador, estes devem ser detalhados no mesmo evento, por exemplo férias e folha no mesmo período.


Como realizar o envio da Terceira Etapa do eSocial

  1. Para realizar o envio dos eventos de remuneração e pagamento acesse a aba "Central eSocial".
  2. Informe a Empresa e clique na aba "Não Agendados / Remunerações e Pagamentos".
  3. Em cada evento terá um botão " Enviar " para realizar o envio.  Este envio poderá ser realizado com a empresa toda, ou somente os funcionários desejados. 

    Para realizar o envio dos eventos de remuneração e pagamento, certifique-se que todos os processamentos para este trabalhador foram realizados (exemplo: adiantamento e folha).

  4. Após realizar o envio, realize o acompanhamento através da aba "Andamento dos Envios".


Envio de Fechamento Empresa

Após realizar o envio dos eventos de remuneração e pagamento, realize o envio do evento de fechamento da Empresa (S-1299).

  1. Para realizar o envio do evento de Fechamento Empresa acesse a aba "Central eSocial".
  2. Informe a Empresa e clique na aba "Não Agendados / Remunerações e Pagamentos".
  3. No evento S-1299   clique em " Enviar " para realizar o envio e acompanhe o retorno pela aba  "Andamento dos Envios".