eSocial - Como Realizar o Envio da Carga Inicial em Ambiente de Teste (Homologação)

Esse artigo tem por objetivo demonstrar o passo a passo de como realizar o envio de informações da carga inicial.

Autor do Artigo: AnaFlavia.sup.pack

Informações Referente ao Certificado


  • Certificado será necessário tanto para envio em homologação (teste) ou em produção (oficial).
  • Os certificados podem ser do tipo A1 ou A3.
    Em caso de certificados do Tipo A3, o mesmo precisa estar conectado na máquina.
  • Poderá ser utilizado o certificado através de Procuração Digital, porém será necessário habilitar no site do eCAC os envios dos eventos do eSocial

Configurando o ambiente de teste


  1. Para realizar o envio do eSocial em ambiente de Teste (Homologação) acesse a aba "Empresa/ Empresa".
  2. Ao abrir o cadastro da empresa acesse a aba "eSocial".
  3. No campo ambiente marque a opção "Teste" e clique em "Gravar".

    Uma vez em ambiente “Real” e realizado o envio ao eSocial, não será possível retornar para ambiente de “Teste”. A Empresa passa a ser obrigada a realizar os envios das próximas etapas, mesmo que o regime tributário não tenha obrigatoriedade.

Como realizar o envio da carga inicial


  1. Para realizar o envio da carga inicial, acesse a aba "Obrigações Acessórias/ Carga Inicial".

  2. Em Faseamento selecione a opção "Primeira fase - Eventos iniciais e tabelas" e clique em "Avançar".

  3. Informe a Empresa e clique em "Avançar".

  4. Clique em "Configurar" para adicionar o certificado.

  5. Adicione o Certificado e clique em "Importar".

  6. O certificado ficara com status "Configurado". Clique em "Concluir".

    Caso a empresa possua alguma pendência, será apresentada a tela para correção das mesmas.

  7. Para corrigir clique em "Abrir Gerente" e efetue o ajuste das ocorrências listadas.

  8. Após corrigir as pendências, clique em "Gerar".

    Correção de pendências

    A correção das pendências é muito importante e deverá ser realizada antes do envio.

  9. Os eventos foram enviados ao eSocial. Para acompanhar o retorno acesse a aba "Central eSocial".

Como acompanhar o retorno do arquivo


  1. Para acompanhar o retorno do arquivo enviado acesse a aba "Central eSocial".

  2. Informe a Empresa.
  3. Poderá selecionar um Período, porém esta informação é opcional.
  4. Clique em "Filtrar" 

  5. Inicialmente os eventos ficarão como status: "Pronto para envio". Neste caso precisa aguardar até que a RFB receba o evento processado.

    Em alguns casos o portal do eSocial (em ambiente de teste) apresenta demora para dar retorno ao sistema, desta forma, o evento ficará como "Pronto para envio" e ou "Aguardando retorno". Caso ocorra essa situação aguarde.

  6. Através dos botões abaixo poderá fazer suas verificações.

    CampoDescriçãp
    Remover EmpresaAo corrigir algum retorno com erro será possível remover Empresa e reenviar para nova verificação (somente em ambiente de teste).
    Situação da carga InicialÉ possível consultar os envios e retornos dos eventos da carga inicial.   
    ConfiguraçõesÉ possível consultar e ajustar as configurações de agendamentos realizados.
    Certificados  É possível consultar os certificados e também realizar a importação de um certificado.

No envio em ambiente teste, a data inicial da empresa será enviada como 2017, ou seja, no campo "Referência" será demonstrado a data 01/2017.