Autor do artigo:Gerson.sup.pack
Informações
Sabemos que ao longo do ano as empresas passam por várias alterações, incluindo a classificação tributária. Você está familiarizado com o processo de ajuste dessa classificação em nosso sistema para garantir que as informações corretas sejam enviadas ao eSocial? Se não, siga os passos abaixo para orientações.
Criando a lotação
Quando a empresa sofre alteração de classificação, também é alterado a lotação da empresa para se adequar, siga os passos abaixo para criar a lotação
- Acesse WDP - aba Empresa;
- Entre no módulo de Lotação Tributária - Selecione a Empresa que deseja criar a lotação;
- Em seguida clique em Novo - informe um Nome para a lotação;
- Informe o Tipo de Lotação, FPAS e Cod.Terceiros (Caso houver terceiros);
- Em seguida clique em Gravar;
Atenção!
A alterdata não indica quais informações devem ser preenchidas, caso tenha dúvida será necessário verificar com sua consultoria contábil.
Configurando o cadastro da empresa
No cadastro da empresa será necessário ajustar algumas informações, como criar uma nova referência, e ajustar os dados de classificação e lotação, siga os passos abaixo para ajustar.
- Acesse o WDP - Empresa - módulo Empresa;
- Selecione a Empresa - Editar;
- No campo Data Inicial clique em e informe a partir de quando mudará a classificação - Em seguida clique em Copiar informações;
- Ajuste a Classificação Tributária - e a Lotação para a correta;
- caso tenha alterado algo a mais será necessário ajustar neste passo;
- Em seguida clique em Gravar;
- Será questionado se deseja mudar "data atual" ou "a partir de",selecione "a partir de" e insira a data de quando começa a valer, será a mesma que a data Inicial informado no passo anterior;
Atenção!
A alterdata não indica quais informações devem ser preenchidas, caso tenha dúvida será necessário verificar com sua consultoria contábil.
Atenção!
Caso o período em que está alterando, esteja fechado, será necessário reabrir até a data de alteração, a data que passou a ser outra classificação tributária
Como conferir alteração no eSocial
- Acesse a Central do eSocial - Filtre pela Empresa
- Clique na aba Andamento dos envios e selecione o Período no qual foi feito a mudança (mesma data do passo anterior)
- Será gerado o S-1000, S-1005 e S-1020 de alteração.
- Clique em Detalhes no S-1000 e no campo de pesquisa pesquise por .
- Confirme se a tag foi ajustada corretamente.
Atenção!
Caso o período em que está alterando, esteja fechado, será necessário reabrir até a data de alteração, a data que passou a ser outra classificação tributária, Excluir os Pagamentos (S-1210) e Remunerações (S-1200), e refazer o envio, depois enviar novamente o fechamento. (A informação de valores só será ajustada no eSocial após este procedimento.)