Autor do artigo: ClaraMendes.sup.pack
Informação sobre o envio das empresas ao eSocial
Para o eSocial as empresas Filais serão enviadas no Evento S-1005 (Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos), por padrão, quando as empresas matriz e filial já estão cadastradas no sistema antes de realizar a geração da carga inicial o evento S-1005 será gerado na 1° fase do eSocial (Eventos de tabelas) junto com o S-1000 (Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público).
Nos casos onde a empresa matriz já foi enviada ao eSocial e posteriormente foi adicionada uma filial, será necessário realizar o cadastro da empresa e configurar a centralização de Matriz e Filial, após esse procedimento será criado automaticamente um novo evento S-1005 com os dados da filial que serão enviados ao eSocial.
Para realizar os ajustes nas empresas é preciso que a matriz esteja configurada como empresa centralizadora e a filial como empresa centralizada. Para realizar a configuração realize o procedimento a seguir:
Como configurar a centralização na Matriz
- Acesse o cadastro da empresa Matriz em "Empresa - Empresa";
- Selecione a empresa e clique em "Editar";
- Na aba "Centralização" marque a opção "Centralizadora (Matriz)";
. Abaixo será criada a tela "Empresas Centralizadas a esta", para vincular as empresas filiais. - Na tela criada, clique na lupa e selecione a empresa filial.
- Após, clique em "Gravar".
Como configurar a centralização na filial
- Acesse o cadastro da empresa Filial em "Empresa - Empresa";
- Selecione a empresa e clique em "Editar";
- Na aba "Centralização" marque a opção "Centralizada (Filial)";
. Será criada a tela para informar qual a empresa centralizadora. - Na tela "Empresa centralizadora"; clique na lupa e selecione a empresa Matriz;
- Em seguida, acesse a aba "eSocial" e realize as configurações conforme a situação da empresa e clique em "Gravar".
Após esse procedimento será gerado na "Central eSocial - Andamento dos envios" o evento S-1005 contendo a informação dos dados da empresa.
Você também pode efetuar o envio da carga complementar da primeira e segunda fase. Para verificar como efetuar o procedimento, Clique aqui.