Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack
Informações
O evento S-1295 (Solicitação de Totalização para Pagamento em Contingência) é destinado a solicitar totalização de Contribuições Sociais e Imposto de Renda devidos pelo contribuinte em situações de contingência, quando não se pode fazer o encerramento dos eventos periódicos através do evento S-1299 (Fechamento dos Eventos Periódicos). A aceitação do evento de fechamento pelo eSocial, após processadas as devidas validações, conclui a totalização das bases de cálculo contempladas naquele movimento, possibilita a constituição dos créditos e os recolhimentos de contribuições previdenciárias.
Sua utilização é restrita e está sujeita às seguintes regras, relativas ao mesmo período de apuração:
- Entre os dias 01 e 09 de cada mês, o evento somente pode ser enviado até três (3) vezes;
- Nos demais dias do mês, pode ser enviado um evento por dia;
- Sua aceitação só é possível caso não sejam satisfeitas as regras estabelecidas para o evento S-1299.
O envio do evento S-1295 não cumpre a obrigação acessória de efetuar o fechamento dos eventos periódicos. Este cumprimento somente ocorre com o envio com sucesso do evento S-1299.
Como enviar a folha de pagamento em modo de contingência
- Acesse o sistema WDP na aba "Central eSocial";
- Acesse a aba- Não Agendados;
- Na aba Remunerações e Pagamentos, clique em "Demais Eventos";
- Selecione a opção "S-1295 - Pagamento em contingência";
- Selecione a Empresa, Apuração e Período e clique em gerar.