eSocial - Como alterar as informações do funcionário no eSocial

Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack

Quando ocorre o erro


Nos casos onde o funcionário já foi enviado e é preciso realizar alguma alteração em seus dados, o eSocial disponibilizou dois eventos que serão responsáveis por informar essa alteração, sendo eles:

S-2205 - Quando houver alteração de dados cadastrais do trabalhador;

S-2206 - Quando houver alteração dos dados de contrato de trabalho.


Ao realizar a alteração nos dados cadastrais do funcionário ou nas informações de contrato de trabalho do trabalhador será criado o evento correspondente na Central eSocial, na aba Agendados para envio.

Ao ser criado nessa aba o evento será enviado automaticamente de acordo com o que foi cadastrado nas configurações de agendamento (Central eSocial - Configurações).

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Como realizar o envio das alterações



1. Após realizar a alteração desejada no cadastro do funcionário e gravar acesse a Central eSocial, selecione a aba Agendados para envio;

Nessa tela contém todos os eventos que trabalham com o agendamento e que ainda serão enviados ao eSocial.

2. Verifique que na tela será demonstrado o evento correspondente a alteração realizada;

  • Nas colunas de Incluído/alterado em e Enviar em poderá ser verificado quando foi feita a alteração e quando será enviado.
  • Clicando em Dados do funcionário, na coluna Ocorrência, será aberta a tela demonstrando o que foi alterado para o funcionário.
  • Caso queira enviar o evento antes da data agendada basta clicar no botão Opções e selecionar Enviar agora.

3. Após o envio, poderá ser realizado o acompanhamento na Central eSocial, através da aba Andamento dos envios.