Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack
Quando ocorre o erro
Nos casos onde o funcionário já foi enviado e é preciso realizar alguma alteração em seus dados, o eSocial disponibilizou dois eventos que serão responsáveis por informar essa alteração, sendo eles:
S-2205 - Quando houver alteração de dados cadastrais do trabalhador;
S-2206 - Quando houver alteração dos dados de contrato de trabalho.
Ao realizar a alteração nos dados cadastrais do funcionário ou nas informações de contrato de trabalho do trabalhador será criado o evento correspondente na Central eSocial, na aba Agendados para envio.
Ao ser criado nessa aba o evento será enviado automaticamente de acordo com o que foi cadastrado nas configurações de agendamento (Central eSocial - Configurações).
Como realizar o envio das alterações
1. Após realizar a alteração desejada no cadastro do funcionário e gravar acesse a Central eSocial, selecione a aba Agendados para envio;
2. Verifique que na tela será demonstrado o evento correspondente a alteração realizada;
- Nas colunas de Incluído/alterado em e Enviar em poderá ser verificado quando foi feita a alteração e quando será enviado.
- Clicando em Dados do funcionário, na coluna Ocorrência, será aberta a tela demonstrando o que foi alterado para o funcionário.
- Caso queira enviar o evento antes da data agendada basta clicar no botão Opções e selecionar Enviar agora.
3. Após o envio, poderá ser realizado o acompanhamento na Central eSocial, através da aba Andamento dos envios.