eSocial - Como Preencher o Campo Matrícula eSocial

Autor do Artigo: AnaFlavia.sup.pack




Como Preencher o Campo Matrícula eSocial


A matrícula do empregado no eSocial deve ser um número único que identifique seu vínculo trabalhista com a empresa. No mesmo grupo empresarial (Matriz e Filiais) este número não poderá se repetir. Quando há transferências do empregado entre departamentos ou entre estabelecimentos da própria empresa, este vínculo trabalhista permanece, portanto, a matrícula do empregado não alterará.

  1. Ao cadastrar um funcionário, o sistema somente permitirá Gravar se preencher o campo "Matrícula eSocial".
  2. Caso o Funcionário já tenha sido enviado ao eSocial neste vínculo trabalhista, o número deverá permanecer o mesmo do envio anterior.
  3. Se realmente for um novo cadastro, por exemplo uma admissão, poderá vincular um número de sua preferência, desde que não se repita aos vínculos já existentes.
  4. Temos a opção de preenchimento automático do campo, onde clicando no ícone ao lado o sistema realizará o preenchimento do campo.
  5. O sistema deverá preencher o campo com o código da empresa + código do empregado. Caso já tenha outro empregado com o mesmo código atribuído no mesmo grupo de empresas, o sistema irá atribuir o código em sequência.

    Exemplo:

    O código da empresa 00001 + o número do funcionário 000015 = 00001000015. 
    Caso este número já estivesse sendo ocupado por outro funcionário do grupo empresarial o número seria a sequência próxima livre: 00001000016.

  6. Após terminar o cadastro do funcionário, clique em "Gravar".