Como cadastrar um funcionário com o tipo de Contrato de Trabalho Intermitente

Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack

Cadastro de um funcionário Intermitente


  1. Para cadastrar o funcionário com tipo de contrato intermitente acesse o sistema Departamento Pessoal - aba Funcionário - Funcionário;
  2. Selecione a empresa e clique em Novo;
  3. Após informar os dados do funcionário acesse a aba Dados Contratuais - Admissão - Categoria;
    1. No campo GFIP selecione a opção: 04;
    2. No campo eSocial selecione a categoria 111 - Empregado - Contrato de trabalho intermitente e as demais categorias incluídas na tabela.
  4. Na aba a Gestão será habilitada a sub aba Trabalho Intermitente;
  5. Clique em ;
  6. Será gerada a tela onde deverá cadastrar uma convocação, com Data de Inicio , Data de Fim e (Data de Prorrogação quando existir);

  7. Informe o tipo de apuração que será realizada para folha de pagamento, para isso poderá selecionar as opções:

    • O horário estipulado para entrada, saída e intervalos: O sistema demonstrará o campo para inserir o código do horário a ser realizado pelo funcionário durante o período da convocação. Desta forma o sistema irá apurar a quantidade total de horas trabalhadas no período de acordo com o horário cadastrado. Caso selecione esta opção, será necessário informar o Horário a ser realizado pelo funcionário.

    • A quantidade de horas totais lançadas: O sistema demonstrará os campos para inserir a quantidade de horas e minutos totais a serem realizadas pelo funcionário durante período da convocação.

      Apuração das horas trabalhadas no período da convocação:
      Para apurar o período trabalhado, o sistema calculará a quantidade de horas entre a data inicial e final da convocação (ou prorrogação quando existir) de acordo com o tipo de apuração selecionado na convocação (O horário estipulado para entrada, saída e intervalos ou A quantidade de horas totais lançadas).
  8. Preencha a aba Detalhamento, com um breve resumo da convocação do intermitente;
  9. Após finalizar o cadastro, basta clicar em Gravar e salvar o cadastro do funcionário.

Como realizar a configuração caso o funcionário tenha Jornada Variável


  1. Ainda no cadastro do funcionário intermitente - na aba Gestão - sub aba Trabalho Intermitente;
  2. Selecione a opção O horário estipulado para entrada, saída e intervalos e clique em Jornada Variável;
  3. Clique em Novo;
  4. Preencha os dados cadastrais como PeríodoDia da Semana e Horário;
  5. Verifique o preenchimento e marcações das demais opções conforme a necessidade;
  6. Após realizar todos os preenchimentos, clique em Gravar.

A criação de horários variáveis pode ser feito mais de uma vez, podendo ser até mesmo um horário diferente para cada dia da semana, basta repetir o passo a passo acima.