Informações sobre as obrigações
E-DOC
Aos contribuintes que informavam os itens de mercadorias no SEF 2003 (sistema anterior ao SEF II) deverão fazê-lo através do programa eDoc 2012, que conterá os registros dos documentos fiscais relativos às operações sujeitas ao ICMS e IPI, ou seja, o E-DOC demonstra um detalhamento das mercadorias que foram movimentadas em determinado período.
SEF II
Os contribuintes inscritos no regime normal de apuração do ICMS, os optantes pelo Simples Nacional e o ISS dos contribuintes domiciliados na Ilha de Fernando de Noronha são obrigados a informar o SEF II, onde constará além da apuração de ICMS também a apuração do IPI. Lembrando que as empresas que entregam o SEF II não necessitam entregar os arquivos GIAF, GIAM e GIA separadamente, pois tal arquivo leva as informações que eram geradas antes nessas obrigações. Apenas as empresas do simples devem entregar a GIA atualmente.
Configurações: Escrita Fiscal
→ As configurações que serão vistas a seguir, serão utilizadas para ambas as obrigações:
- Na aba "Complementar" marque no campo "Gerar SINTEGRA?" a opção "Sim".
- Acesse aba "Cadastros → ICMS e IPI → Configurações gerais de ICMS, e selecione o estado PE - Pernambuco
- Clique na aba Pernambuco → sub aba Movimento e clique no botão "SEF II"
- Informe a empresa desejada, clique em
Além disso, para a geração do registro 0150, as operações devem possuir os clientes vinculados às notas e o endereço deve ser preenchido para a geração do Registro 0175.
A Natureza de Operação deve estar vinculada em todas as notas, na aba "Lançamentos → Nota Fiscal → Nota Fiscal". Sem esta informação o arquivo não é gerado.
Configurações: Alterdata Pack - PHD
Dados do Contador
No sistema WPHD, os dados do Contador devem estar preenchidos de forma correta, como o número do CRC e CPF/CNPJ do Contador/Empresa de Contabilidade, bem como o endereço. Para isso:
- Acesse o Alterdata Pack → Cadastros → Informações do Contador
- Após abrir a tela, clique em "editar".
- Preencha as informações solicitadas e clique em "gravar".
Dados dos Sócios
Ainda no WPHD deve-se acessar o vínculo de sócios à empresa e configurar no mínimo um dos sócios com a marcação "Responsável CNPJ". Para isso, acesse:
- Acesse o Alterdata Pack → Cadastros → Empresa
- Clique na opção "Sócios" ou no ícone clique aqui para ver como cadastrar. para abrir o cadastro. Caso ainda não tenha cadastrado os sócios,
- Dê um duplo clique sobre o sócio responsável pelo CNPJ e marque a opção "Responsável CNPJ".
- Feito isso, clique em "gravar".
Somente SEF II
1 - Para lançar demais débitos ou créditos de ICMS, acesse a aba "Lançamentos → Outros Débitos e Créditos → ICMS".
2 - Geração do Bloco H (Registro de Inventário (RI)): Onde pode-se realizar de três maneiras:
- Lançar manualmente: Acessa-se a aba "Lançamentos → Inventário e Estoque → Movimento de Inventário", para proceder com os lançamentos (Clique aqui para mais informações);
- Gerar a partir das notas lançadas no sistema: Acessa-se aba "Lançamentos → Inventário e Estoque → BI - Inventário" (Clique aqui para mais informações);
- Importação de arquivo externo (exemplo excel ou txt): Basta entrar na aba "Lançamentos → Inventário e Estoque → Inventário Personalizado" (Clique aqui para mais informações);
Somente e-DOC
1 - Para a correta geração do Bloco 0200, deve-se vincular os itens às notas Fiscais. Se o item não for vinculado, o mesmo não leva a nota para o E-DOC e de acordo com o modelo lançado, como por exemplo o 2D geram-se rejeições solicitando a vinculação dos itens.
2 - Os itens vinculados às notas devem possuir os seguintes campos preenchidos:
- Unidade estoque;
- Código Específico;
- Gênero;
- NCM (Nomenclatura Comum no Mercosul).
Essas informações podem ser preenchidas acessando:
- O sistema Fiscal → aba Cadastros → Produtos → Produtos
- Clique em para cadastrar ou dê um duplo clique em um produto já cadastrado.
- Preencha as informações e depois clique em "gravar".
Geração dos Arquivos
Para gerar acesse o caminho: Aba "ICMS e IPI → Nordeste → SEF II - PE", na aba Opções de geração serão apresentados os seguintes campos:
1 - Informe o "período (mês/ano)"; 2 - Informe o "Código do layout"; 3 - Informe o "Tipo de declaração"; 4 - Informe o "Tipo de documento para cupom" - a partir da versão 6.12.33.0 do módulo o usuário poderá selecionar o COO (Contador de Ordem de Operação) ou CCF (Contador de Cupom Fiscal) para a geração dos registros E060, G030 e C600; 5 e 6 - O sistema permitirá gerar 4 tipos de arquivos. Sendo que para o SEF II:
7 - Selecione o diretório para a geração dos arquivos. |
---|
Em seguida pode-se definir a(s) Empresa(s) para a(s) qual(ais) irá gerar e clicar em "Concluir".