eSocial - Como desativar um departamento tomador

Informações


Você sabia que é possível desativar um departamento tomador? Não? Então, fique conosco para saber como realizar esse procedimento e como será enviado para o eSocial. (ウィンク)

Como realizar a desativação


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal - aba Empresa - Departamento;
  2. Preencha a empresa e selecione o departamento;
  3. Em seguida, clique na aba Dados, e marque a opção  e preencha a data da desativação;
  4. Por fim, clique em Gravar.

Como reativar o departamento?

Basta acessar o cadastro do departamento desativado e desmarcar a opção "Departamento Desativado".

Como é enviado para o eSocial - Informações técnicas


No evento S-1005 do tomador será criado uma tag chamada <fimValid>, no agrupamento <ideEstab>, contendo a data da desativação do departamento no formato AAAA-MM (ou seja, ano - mês). O mesmo só será criado caso a data seja igual ou superior à data de obrigatoriedade da empresa. 

Exemplo:



Se for reativado, será gerada uma tag chamada <iniValid>, no agrupamento <ideEstab> ou <novaValidade>, com a mesma data do <iniValid>, do agrupamento <ideEstab>, do último S-1005 processado.

Exemplo: