eSocial - Como configurar uma empresa optante pelo simples com atividade concomitante

Autor do artigo: Ester.sup.pack

Empresas com atividades concomitantes


As empresas que possuem Classificação Tributária 03 (Empresa enquadrada no regime de tributação Simples Nacional com tributação previdenciária substituída e não substituída), isto é, as que têm enquadramento em atividades do Anexo IV concomitante com atividades dos demais anexos da Lei Complementar 123/2006, elas ficam obrigadas a apurar os valores da Receita Bruta e de sua Receita no anexo em que não há enquadramento de desoneração. Mas e como será feito o cadastro dessas empresas para o correto envio dessas informações? Segue nessa dica para conferirmos como será!

Como cadastrar a empresa


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal (WDP) - ícone Empresa - selecione a empresa e clique em Editar;
  2. Na aba Geral do cadastro da empresa, marque a opção Optante pelo Simples e informe o código adequado no campo Class. Tributária;
  3. Informe também o código adequado no campo Cód. de Rec. da GPS;
  4. Após estas informações preenchidas, clique em Gravar.
  5. Agora vamos para o cadastro dos Departamentos (piscar o olho)

Como cadastrar os Departamentos


As empresas precisam ter cadastrados departamentos separados pelas atividades que ela exerce, por exemplo, uma empresa que exerça atividades de Call Center (atividade enquadrada) que desenvolve também atividade de Assistência Técnica de Veículos (atividade não enquadrada), ela deve cadastrar departamentos separados para distinguir essas atividades. Então vamos ao passo a passo de como fazer esse cadastro nos Departamentos? 

  1. Acesse a aba Empresa - ícone Departamento - selecione a empresa, selecione o Departamento e clique no ícone Editar (Caso ele ainda não tenha sido cadastrado, Clique Aqui para conferir uma dica com um passo a passo detalhado para lhe ajudar);
  2. Dentro do cadastro do departamento, na aba Dados, no espaço de GPS, crie uma Data Inicial clicando no ícone  e preencha os campos com os respectivos dados;

    Caso o departamento exerça atividades de Tomador a opção de Tomador/Obra/Contrução Civil/CAEPF deverá ser marcada. Caso a atividade concomitante não seja Tomador, a opção deverá permanecer desmarcada.


  3. Após, vá na aba Informações Adicionais, no espaço Atividades marque a opção do Anexo em que o Departamento em questão se enquadra;
  4. Feito o cadastro das informações necessárias no sistema, clique em Gravar.




Como lançar os valores de Receita


Para que seja gerado o evento S-1280 para levar as informações de desonerações sobre a referência, será preciso que se informe as Receitas das Atividades Concomitantes e a Bruta, então siga este passo a passo para efetuar o Lançamento:

  1. Acesse a aba GuiasFaturamento x INSS x Simples Nacional - Lançamento;
  2. Selecione a empresa, informe o período e clique no ícone Novo;
  3. Preencha os campos de Mês/AnoFaturamento Anexo 4 e 5 e o Faturamento Total;

    Pelo Manual de Orientações do eSocial (MOS) será levado o fator utilizado no mês no campo {fatorMes} ou {fator13}, o cálculo mensal da contribuição patronal dos trabalhadores envolvidos na execução das atividades enquadradas no Anexo IV, em conjunto com as dos Anexos I a III e V da Lei Complementar nº 123/2006, é obtido pela fração cujo numerador é a receita bruta auferida nas atividades enquadradas no Anexo IV e o denominador é a receita bruta total auferida pela empresa.

  4. Após clique em Gravar.


Tudo Pronto!


Agora as configurações já estão prontas, é só realizar os processos da referência, conferir e enviar os eventos. Mas caso tenha alguma dúvida sobre o envio do S-1280 (Informações Complementares aos Eventos Periódicos) temos algumas dicas que podem lhe ajudar, para conferir, Clique Aqui!



SEFIP - O validador SEFIP não está preparado para receber este tipo de informação! Neste caso, é necessário desprezar a GPS do validador SEFIP e efetuar o pagamento com base na guia do sistema.