O processo de devolução ou troca no sistema pode ser feito total, parcial a partir de um documento de venda ou de um pedido de venda. Denomina-se processo, visto que, após finalizada a rotina no módulo se faz necessário concluí-lo no sistema Faturamento ou Nota Fiscal de Entrada, dependendo do trâmite da negociação. 

Novo Processo


  1. Clique em Novo , no menu do Devolução e Troca de Venda.

    Dica:

    Caso queira selecionar mais de um documento para devolução, habilite a configuração Permitir a geração de processos de devolução envolvendo mais de um documento localizado no Configurador Bimer em Faturamento/ Opções/ Devolução/ Geral. Desta forma, será exibido um novo botão no menu do sistema. Ao clicar neste recurso, uma janela será exibida para que você selecione as opções de filtro para seleção de documentos do destinatário informado. Lembrando apenas que esta rotina não permite que a devolução gerada nesta modalidade crie documentos no aplicativo Faturamento (Emissão de Notas). Logo, o lote será criado diretamente no sistema Nota Fiscal de Entrada (EstNFEntrada).

  2. Realize o filtro:
    1. (Opcional) Informe o período de emissão da venda. 

    2. Selecione o pedido ou o documento fiscal que originou a venda. 

      O período apresentado neste filtro é definido na configuração Número de dias para localização de pedidos de venda e documentos para devolução ou troca localizado no no Configurador Bimer em Faturamento/ Opções/ Devolução/ Geral. Além disso, não é permitido selecionar um pedido de venda vinculado a uma nota fiscal com status aberto.

    3. Clique em Ok.

    4. Na tela de Seleção de devolução ou troca, escolha uma ação: 

      Esta tela será aberta somente se o pedido ou documento selecionado possuir devoluções anteriores existentes no sistema.

      • Selecionar: permite abrir a devolução selecionada.

      • Novo: cria uma nova devolução para o pedido ou documento em questão.

  3. (Opcional) Selecione o Motivo da Devolução/Troca apresentado pelo cliente. 

     Caso utilize um motivo de devolução que esteja configurado para gerar transferência, a Nota Fiscal será gerada com status "Aberta".

  4. Marque o tipo de processo a ser realizado: Devolução ou Troca.
  5. Caso haja mais de um item, clique no produto desejado no quadro Produtos do pedido de venda/ documento.

    No quadro Produtos do documento/pedido de venda são apresentados todos os produtos contidos no pedido ou documento selecionado. Abaixo deste, no quadro Produtos devolvidos, você deve adicionar os produtos que deseja devolver.

  6. No quadro Produtos devolvidos, clique em Incluir um produto a ser devolvido  ou clique em para adicionar todos os produtos para devolução, caso haja.
    1. Informe a quantidade a ser devolvida. 

      A informação da Quantidade devolução erá necessária somente se o produto selecionado possuir mais de uma unidade a ser devolvida, permitindo assim, devolver a venda total ou parcialmente.

    2. (Opcional) Marque a opção Enviar este produto para setor de garantia.

      Atenção:

      Com esta opção marcada, ao finalizar a devolução, o produto irá para o setor de garantia conforme a configuração Controla devolução de produtos para garantia localizado no Configurador Bimer em Faturamento/ Opções/ Devolução/ Estoque.

    3. Clique em Gravar.

  7. Nas abas seguintes, no rodapé do aplicativo, informe os dados do processo incluindo os campos:

    Esta aba é apenas informativa e exibe a observação do documento original a fim de consulta. Aqui nada pode ser modificado.

    (Opcional) Nesta aba é permitido incluir comentários "livres" no processo de devolução ou troca.

    1. Clique em Novo comentário.
    2. Redija a mensagem.
    3. Clique em Ok.

    Esta aba é habilitada somente se o Tipo de processo selecionado for Troca.

    Nesta aba serão informados os Produtos da troca que serão levados pelo cliente referente à devolução realizada pelo mesmo.

    1. Clique em Adicionar.
    2. Informe os dados do Produto de troca.
    3. Clique em Ok.
    4. (Opcional) Insira uma alíquota global de desconto e/ou acréscimo sobre o(s) itens inseridos.

    Caso esteja realizando uma Troca, acesse primeiro a aba Produtos da Troca e somente em seguida informe os dados da negociação.

    Nesta aba é onde será definida toda a negociação referente ao processo de devolução ou troca de acordo com a escolha do cliente. Caso no campo Total da negociação, localizado no canto inferior direito, apareça um total a devolver na cor vermelha, será necessário informar como será realizada a devolução do valor para o cliente. Caso apareça na cor azul significa que na alteração, o cliente está em débito com a empresa. Já na cor preta indica que não haverá necessidade de nova negociação, já que os valores são iguais.

    Gerar carta de crédito
    Marque a opção Gerar carta de crédito no contas a pagar, localizado no canto inferior esquerdo, o sistema manterá o título a receber originado pela venda em aberto com o valor total e criará um título no contas a pagar com o valor total a devolver como carta de crédito para o cliente.

    Baixar sem numerário o título a receber originado pela venda.

    xxxxxa. Clique em Atualizar os títulos de origem .
    xxxxxa. Selecione o título.
    xxxxxb. Clique em Editar o título corrente .
    xxxxxc. Marque a opção Baixar título sem numerário.
    xxxxxd. Clique em Gravar.

    Levar outro produto em troca.
    xxxxxa. Selecione o tipo de processo como Troca.
    xxxxxb. Clique na aba Produtos da troca.
    xxxxxc. Clique em Adicionar.
    xxxxxd. Informe os dados do Produto de troca.
    xxxxxe. Clique em Ok.
    xxxxxf. (Opcional) Insira uma alíquota global de desconto e/ou acréscimo sobre o(s) itens inseridos.

    xxxxxa. Clique na aba Parcelamento.
    xxxxxb. Informe o Prazo de pagamento ou clique em Adicionar para incluir parcelas manualmente a fim de que seja criado um novo título a receber para o cliente com o valor correspondente a diferença dos itens.

    Se foram baixados os títulos antigos, os novos títulos criados não serão referentes à diferença mas sim ao valor total do produto levado na troca. Se não foram baixados os títulos antigos, poderá gerar um novo título somente com o valor da diferença.

  8. Clique em Gravar .
  9. Confirme a liberação do processo devolução ou troca.
  10. Redija um comentário referente a liberação do processo.
  11. Clique em Ok.

  12. Finalize o processo.


Localizar Processo


  1. Clique em Localizar , no menu do Devolução e Troca de Venda.

  2. Selecione o campo a ser localizado.
  3. Informe o texto a ser pesquisado.
  4. Clique em Localizar.
  5. Selecione o processo.
  6. Clique em Ok.




Cancelar Processo


Esta rotina permite cancelar o processo de devolução ou troca antes de sua finalização. Após realizado o cancelamento, ele não poderá ser desfeito e com isso será necessário a criação de um novo processo.

  1. Clique em Localizar , no menu do Devolução e Troca de Venda.

  2. Localize o processo.

  3. Clique em Cancelamento .
  4. Confirme o cancelamento.




Reabrir Processo


Esta rotina permite reabrir o processo de devolução ou troca no intuito de editar o mesmo, a fim de realizar alguma mudança nos dados inseridos ou até mesmo excluir o processo antes de sua finalização

  1. Clique em Localizar , no menu do Devolução e Troca de Venda.

  2. Localize o processo.

  3. Clique em Reabrir .

  4. Informe seu acesso de usuário para realizar a rotina.
  5. Clique em Liberar.
  6. Confirme a reabertura do processo.
  7. Redija um comentário referente a esta reabertura.
  8. Clique em Ok.
  9. Realize as alterações necessárias.
  10. Clique em Gravar  .
  11. Confirme a liberação do processo de devolução ou troca.
  12. Redija um comentário referente a liberação do processo.
  13. Clique em Ok.
  14. Finalize o processo.



Excluir Processo


Caso algum dado da devolução esteja incorreto, ou seja a nota incorreta, o sistema permite Reabrir processo devolução ou troca. Após reabri-lo é possível, além da alteração dos dados, realizar a exclusão da devolução antes da finalização do processo. Após realizada a exclusão, esta ação não poderá ser desfeita e com isso será necessário a criação de um novo processo.

  1. Clique em Localizar , no menu do Devolução e Troca de Venda.
  2. Localize o processo no status Aberto.
  3. Clique em Exclusão .
  4. Confirme a exclusão.