O processo de devolução ou troca no sistema pode ser feito total, parcial a partir de um documento de venda ou de um pedido de venda. Denomina-se processo, visto que, após finalizada a rotina no módulo se faz necessário concluí-lo no sistema Faturamento ou Nota Fiscal de Entrada, dependendo do trâmite da negociação.
Novo Processo
Clique em Novo , no menu do Devolução e Troca de Venda.
Dica:
Caso queira selecionar mais de um documento para devolução, habilite a configuração Permitir a geração de processos de devolução envolvendo mais de um documento localizado no Configurador Bimer em Faturamento/ Opções/ Devolução/ Geral. Desta forma, será exibido um novo botão no menu do sistema. Ao clicar neste recurso, uma janela será exibida para que você selecione as opções de filtro para seleção de documentos do destinatário informado. Lembrando apenas que esta rotina não permite que a devolução gerada nesta modalidade crie documentos no aplicativo Faturamento (Emissão de Notas). Logo, o lote será criado diretamente no sistema Nota Fiscal de Entrada (EstNFEntrada).
- Realize o filtro:
(Opcional) Informe o período de emissão da venda.
Selecione o pedido ou o documento fiscal que originou a venda.
O período apresentado neste filtro é definido na configuração Número de dias para localização de pedidos de venda e documentos para devolução ou troca localizado no no Configurador Bimer em Faturamento/ Opções/ Devolução/ Geral. Além disso, não é permitido selecionar um pedido de venda vinculado a uma nota fiscal com status aberto.
Clique em Ok.
Na tela de Seleção de devolução ou troca, escolha uma ação:
Esta tela será aberta somente se o pedido ou documento selecionado possuir devoluções anteriores existentes no sistema.
Selecionar: permite abrir a devolução selecionada.
Novo: cria uma nova devolução para o pedido ou documento em questão.
(Opcional) Selecione o Motivo da Devolução/Troca apresentado pelo cliente.
Caso utilize um motivo de devolução que esteja configurado para gerar transferência, a Nota Fiscal será gerada com status "Aberta".
- Marque o tipo de processo a ser realizado: Devolução ou Troca.
Caso haja mais de um item, clique no produto desejado no quadro Produtos do pedido de venda/ documento.
No quadro Produtos do documento/pedido de venda são apresentados todos os produtos contidos no pedido ou documento selecionado. Abaixo deste, no quadro Produtos devolvidos, você deve adicionar os produtos que deseja devolver.
- No quadro Produtos devolvidos, clique em Incluir um produto a ser devolvido ou clique em para adicionar todos os produtos para devolução, caso haja.
Informe a quantidade a ser devolvida.
A informação da Quantidade devolução erá necessária somente se o produto selecionado possuir mais de uma unidade a ser devolvida, permitindo assim, devolver a venda total ou parcialmente.
(Opcional) Marque a opção Enviar este produto para setor de garantia.
Atenção:
Com esta opção marcada, ao finalizar a devolução, o produto irá para o setor de garantia conforme a configuração Controla devolução de produtos para garantia localizado no Configurador Bimer em Faturamento/ Opções/ Devolução/ Estoque.
- Clique em Gravar.
Nas abas seguintes, no rodapé do aplicativo, informe os dados do processo incluindo os campos:
- Clique em Gravar .
- Confirme a liberação do processo devolução ou troca.
- Redija um comentário referente a liberação do processo.
Clique em Ok.
- Finalize o processo.
Localizar Processo
Clique em Localizar , no menu do Devolução e Troca de Venda.
- Selecione o campo a ser localizado.
- Informe o texto a ser pesquisado.
- Clique em Localizar.
- Selecione o processo.
Clique em Ok.
Cancelar Processo
Esta rotina permite cancelar o processo de devolução ou troca antes de sua finalização. Após realizado o cancelamento, ele não poderá ser desfeito e com isso será necessário a criação de um novo processo.
Clique em Localizar , no menu do Devolução e Troca de Venda.
- Clique em Cancelamento .
- Confirme o cancelamento.
Reabrir Processo
Esta rotina permite reabrir o processo de devolução ou troca no intuito de editar o mesmo, a fim de realizar alguma mudança nos dados inseridos ou até mesmo excluir o processo antes de sua finalização.
Clique em Localizar , no menu do Devolução e Troca de Venda.
Clique em Reabrir .
- Informe seu acesso de usuário para realizar a rotina.
- Clique em Liberar.
- Confirme a reabertura do processo.
- Redija um comentário referente a esta reabertura.
- Clique em Ok.
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar .
- Confirme a liberação do processo de devolução ou troca.
- Redija um comentário referente a liberação do processo.
- Clique em Ok.
- Finalize o processo.
Excluir Processo
Caso algum dado da devolução esteja incorreto, ou seja a nota incorreta, o sistema permite Reabrir processo devolução ou troca. Após reabri-lo é possível, além da alteração dos dados, realizar a exclusão da devolução antes da finalização do processo. Após realizada a exclusão, esta ação não poderá ser desfeita e com isso será necessário a criação de um novo processo.
- Clique em Localizar , no menu do Devolução e Troca de Venda.
- Localize o processo no status Aberto.
- Clique em Exclusão .
- Confirme a exclusão.