No CRM (Administrador de Relacionamentos) é possível ter uma visão do que um determinado cliente vem comprando em sua empresa, da quantidade dos itens, da frequência em que ele realiza essas compras e, ainda, ter uma previsão de quando ele pode vir a comprar novamente. Assim você pode se preparar para atendê-lo ou, até mesmo, realizar um possível contato.

Para isto, o CRM dispõe da seção Recência. Ele é exibido nas opções da Pessoa, desde que o cliente cumpra apenas um requisito: Já ter comprado em sua empresa!

Em resumo, a Recência é basicamente o controle em cima da média de dias em que determinado cliente compra em sua empresa. O recurso lhe dá uma visão para planejar o estoque disponível dos produtos, para que o cliente que mantém a frequência em sua empresa não procure algum concorrente por você não ter no momento a disponibilidade daquele determinado item.


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Recência, nas opções da pessoa.
  3. No filtro, informe o Período de movimentação.
  4. (Opcional) Utilize as opções de configuração de filtro da constante para composição do período para otimizar a sua busca. Através desse recurso, a data informada manualmente será perdida e você configura a composição da data inicial e final de forma que o período seja atualizado com base na data atual

    Digamos que a data atual seja 01/10/2022:

    • Se na constante da composição da data inicial você selecionar a opção "Dia atual - 1 dia ", o sistema considera o período a partir de 30/09/2022;

    • Se na constante da composição da data final você selecionar a opção "Dia atual + 10 dias", o sistema considerará o período até 10/10/2022

    O mesmo ocorre para as demais opções da composição inicial e final, ao configurar para + ou - "Xdiamês ou ano:
    1º dia da semana;
    1º dia do mês;
    1º dia do ano;
    Último dia da semana;
    Último dia do mês;
    Último dia do ano.

    Ao manter a opção Data vazia marcada, o sistema considera apenas o período manual informado. Para fechar esse campo, basta clicar em Recolher

  5. Clique em Atualizar.
  6. No quadro Recência, clique para expandir e ter acesso aos dados que compõem a última venda e a previsão para a próxima. 

    Dica:

    O campo que certamente fará toda diferença para você é o campo "Dt. possível compra", pois ele soma a média de dias de consumo com a data de última compra, com base no faturamento, para projetar o dia em que o cliente pode retornar e comprar novamente o seu produto. 

    Data de última compra:
    Média de dias de consumo:
    2
    Data de possível compra: