Cadastrar Lançamento
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Informe o mês das cobranças.
- Informe o condomínio.
- Clique em Filtrar.
- Clique em Novo.
Selecione se é um lançamento de despesa, de receita ou entre disponíveis.
Selecione o tipo de lançamento:
Digite sua busca abaixo...
Configure os campos:
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- Clique em Gravar.
Editar Lançamento
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Informe o mês das cobranças.
- Informe o condomínio.
- Clique em Filtrar.
- Selecione o lançamento.
- Clique no botão Editar.
- Faça as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Excluir Lançamento
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Informe o mês das cobranças.
- Informe o condomínio.
- Clique em Filtrar.
- Selecione o lançamento.
- Clique no botão Excluir.
- Confirme a exclusão.
Exclusão Otimizada
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Informe o mês das cobranças.
- Informe o condomínio.
- Clique em Filtrar.
- Clique em Exclusão Otimizada.
Informe os campos:
Campo Descrição Unidade Selecione a unidade para buscar os lançamentos. Conta Insira a conta para buscar os lançamentos. Valor Informe o valor para buscar os lançamentos. Período Defina o período para buscar os lançamentos. - Clique em Gravar.
Importar Lançamentos Fixos
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Informe o mês das cobranças.
- Informe o condomínio.
- Clique em Filtrar.
- Clique em Transporte de Fixo.
- Confirme a importação dos lançamentos.
- Os lançamentos fixos serão apresentados na tela.
Importar Planilha para Cobranças
Por meio desta opção você pode importar sua planilha de lançamentos para cobranças direto no sistema.
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Informe o mês das cobranças e o condomínio.
- Clique em Importar.
- (Opcional) Caso esteja acessando o módulo pela primeira vez, crie uma Configuração de Importação:
Clique aqui para saber como criar uma configuração!
Caso não tenha nenhuma Configuração de Importação cadastrada, ao entrar no módulo de importação será apresentada uma tela para que você possa criar a configuração.
Para realizar a importação da planilha
.xls
, é importante que ela tenha uma coluna com código da unidade, outra com a data e as demais com os valores.Dica!
Poderá ser usado qualquer nome e ordem para as colunas.
Essa configuração é feita apenas uma vez sempre que for necessário utilizar um novo tipo de planilha.
- Clique em Sim, vamos lá, na tela inicial do módulo.
- Na tela Dados Iniciais, configure as opções:
- Informe a descrição da configuração.
- Informe o local em sua máquina de onde a planilha será importada.
- (Opcional) Marque para definir que a planilha sempre terá o mesmo nome.
Informação!
Caso a planilha não possua um nome fixo, durante o processo de importação será necessário indicar a localização da planilha a ser importada.
- Defina o número de linhas com cabeçalhos e o número da primeira linha com os valores.
- Clique em Avançar.
- Selecione as contas que serão usadas no mapeamento da planilha.
- Clique em Avançar.
- Na tela Mapeamento, visualize a planilha conforme a configuração criada. Como relacionar a planilha e o sistema?
Para relacionar uma coluna da planilha com uma informação do sistema, clique nos cabeçalhos das colunas (letras A, B e C) e estabeleça a correspondência entre elas.
Os campos marcados com (*) são obrigatórios e devem ser associados a uma coluna específica da planilha.
Se houver alguma coluna cujos dados não devam ser lidos, deixe-a com a letra correspondente.
- Clique em Gravar.
- Selecione a configuração que será usada para importação da planilha.
- Clique em Importar.
- Verifique o resultado da importação.
Você pode utilizar a opção Detalhe para verificar os lançamentos importados para determinada unidade.
Boleto
Faça a impressão, reimpressão e cancelamento de boletos.
Imprimir Cobranças
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Informe o mês das cobranças.
- Informe o condomínio.
- Clique em Filtrar.
- Clique em Imprimir/Gerar.
- Selecione a opção Impressão da Boleta e clique em Gerar Cobrança.
- Aguarde o sistema gerar os boletos e clique em Avançar.
- Marque se deseja imprimir, visualizar ou enviar a cobrança por e-mail.
- Clique em Concluir.
Reimprimir/Gerar 2ª Via
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Informe o mês das cobranças.
- Informe o condomínio.
- Clique em Filtrar.
- Clique em Reimprimir / Gerar 2º Via.
Selecione o tipo:
Campo Descrição Reimprimir cobrança Marque esta opção para reimprimir as cobranças com os mesmos dados da cobrança original. Alterar vencimento Marque esta opção para reimprimir a cobrança com uma nova data de vencimento.
Marcando esta opção será apresentada uma tela para que seja informada a nova data de vencimento.
Alterar vencimento incluindo multa/juros Marque esta opção para reimprimir a cobrança com uma nova data de vencimento e valores de multa/juros.
Marcando esta opção será apresentada uma tela para que sejam informados os dados para cálculo de correção, percentual de honorários e a nova data de vencimento. O sistema realizará também o cálculo de multa e juros com base nas configurações estabelecidas.
Marque a opção Reutilizar mesmo nosso número da cobrança original para reimprimir a cobrança com o mesmo nosso número, desde que a mesma já não tenha sido reimpressa com alteração do nosso número. Esta opção deve ser utilizada em caso de cobranças que sejam ligadas a carteiras sem registro ou cobranças cujo valor ainda não possa ser atualizado pelo banco, em caso de estar vencida.
Selecione a(s) cobrança(s) que deseja reimprimir.
- Clique em Avançar.
Informe os dados de juros e multa, indexador para cálculo, percentual do honorário, etc.
Estas opções só são apresentadas quando for selecionada a opção Alterar vencimento incluindo Multa/Juros.
Marcando a opção Alterar Vencimento será apresentado somente o campo para informar a nova data do vencimento.
- Clique em Avançar.
Selecione entre as opções:
Opção Descrição Impressão do Carnê Marque esta opção para imprimir um carnê. É utilizada para boletos bancários pré-impressos adquiridos junto ao banco. Nesta opção não há impressão de código de barras ou linha digitável. Impressão da Boleta Marque esta opção para imprimir uma boleta. É utilizada para boletas bancárias ou personalizadas pela administradora. Deve-se utilizar formulário em branco de tamanho especificado pelo banco. Esta opção gera código de barras e linha digitável. - Clique em Avançar.
Marque se a cobrança será visualizada ou impressa.
- Marque a opção Envio de e-mail / Integração com o Immobile Web para enviar a cobrança para o e-mail do condômino, síndico, condomínio ou outro e-mail que pode ser informado no momento do envio.
Marque a opção Gerar Arquivo Remessa para criar um arquivo com as informações da cobrança para que ela possa ser enviada ao banco de forma eletrônica. Ao marcar esta opção é disponibilizado o campo Arquivo Remessa, onde deve ser informado o local que o arquivo será salvo em sua máquina.
- Clique em Concluir.
- (Opcional) Configure o arquivo de remessa.
- Selecione a opção Gerar arquivo remessa.
- Clique em Avançar.
Informe os campos:
Campo Descrição Informações do Banco Selecione o banco para qual o arquivo remessa está sendo gerado, o sistema trará como padrão a opção Informações bancárias utilizadas na impressão, assim como o modelo CNAB do mesmo.
Caso as unidades filtradas para a reimpressão tenham bancos diferentes, será gerado no diretório informando um arquivo para cada conta bancária.
Informe o caminho onde vai ficar o Arquivo Remessa Selecione o caminho onde o arquivo será salvo. - Clique em Concluir.
Cancelar Impressão
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- Informe o condomínio.
- Clique em Filtrar.
- Clique em Cancelar Impressão.
- Marque as impressões que deseja cancelar.
- Clique em Concluir.