Por meio da opção Lançamentos de Cobranças é feito o cadastramento das cobranças lançadas, que são os valores que devem ser angariados junto aos condôminos a fim de que o condomínio pague suas despesas mensais ou extraordinárias.



Cadastrar Lançamento


  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Informe o mês das cobranças.
  4. Informe o condomínio.
  5. Clique em Filtrar.
  6. Clique em Novo.
  7. Selecione se é um lançamento de despesa, de receita ou entre disponíveis.

  8. Selecione o tipo de lançamento: 

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    The table is being loaded. Please wait for a bit ...

    CampoDescrição
    Unidade

    Selecione o tipo Unidade quando existirem valores diferentes para cada uma delas. Assim, a cada lançamento será solicitada a unidade.

    Tipo

    Selecione Tipo quando existirem valores iguais para todas as unidades que estiverem incluídas no mesmo tipo de rateio.

    Agrupamento

    Escolha o tipo Agrupamento para cadastrar vários lançamentos que serão conjuntamente atribuídos às unidades escolhidas.

    Fração Ideal

    Selecione o tipo Fração Ideal para gerar um lançamento que possui o valor com base na fração ideal informada no cadastro das unidades.

    Medidores

    Selecione o tipo Medidores para gerar um lançamento que possui o valor com base em um medidor previamente cadastrado.

    Área

    Selecione o tipo Área para gerar um lançamento que possui o valor com base na área total da unidade.

    Fator de Multiplicação

    Escolha o tipo Fator de Multiplicação para gerar um lançamento que possui o valor multiplicado por um fator informado no cadastro da unidade.

    Fração Ideal Secundária

    Selecione Fração Ideal Secundária para gerar um lançamento que possui o valor com base na fração ideal secundária informada no cadastro das unidades.

    Fração Auxiliar 1Selecione Fração Auxiliar 1 para que sejam gerados lançamentos a partir do rateio do valor que for informado através deste cadastro, que será efetuado com base no preenchimento do campo Fração Auxiliar 1 existente na aba Dados Cadastrais do cadastro de cada uma das unidades do condomínio.
    Fração Auxiliar 2Selecione Fração Auxiliar 2 para que sejam gerados lançamentos a partir do rateio do valor que for informado através deste cadastro, que será efetuado com base no preenchimento do campo Fração Auxiliar 2 existente na aba Dados Cadastrais do cadastro de cada uma das unidades do condomínio.
    Percentual X Tx. Condominial

    Selecione Percentual x Tx. Condominial para gerar um lançamento que possui um valor com base em um percentual que será calculado sobre o valor da taxa de condomínio previamente lançado para o mesmo período.

  9. Configure os campos: 

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    CampoDescrição
    DadosUnidades

    Selecione a unidade para a qual o lançamento será efetuado.

    Conta

    Informe o código da conta referente ao lançamento. Caso tenha sido indicado que o lançamento é do tipo Receita, este campo deve ser preenchido com contas do nível Receita. Caso seja do tipo devolução/desconto, deverá ser preenchido com contas do nível Despesa.

    Marcando a opção Entre Disponíveis será possível selecionar no campo Código da Conta uma conta do nível disponível para ser lançada na cobrança. Se esta opção estiver selecionada, o campo para indicação do valor poderá ser preenchido com sinal negativo, para caso o lançamento do disponível lançado se refira a um desconto ou devolução.

    DescriçãoInforme a descrição do lançamento.
    Disponível

    Informe a conta do nível disponível na qual o lançamento deverá ser efetuado.

    Caso este campo não seja preenchido, o lançamento será efetuado na conta Caixa estabelecida para o condomínio.

    Só é possível selecionar os disponíveis que estejam vinculados ao condomínio.

    CobrançaTipo de valorSelecione o tipo de referência para informar como será lançada a cobrança:
    • Selecione a opção Valor para informar um valor em reais que será aplicado à cobrança.
    • Selecione a opção Multiplicador para informar a base que servirá para o cálculo do valor e o percentual de multiplicação que será aplicado à base de cálculo .
    • Escolha a opção Percentual para informar a base que servirá para o cálculo do valor e também o percentual que será aplicado à base de cálculo.
    • Selecione a opção Indexador para informar o indexador que será utilizado para o cálculo do valor e, também, a quantia que será multiplicada pelo valor do indexador selecionado.
    Base de cálculo

    Informe a base de cálculo desejada para o cálculo do valor do lançamento.

    Este campo será habilitado para preenchimento caso na seção Tipo de referência tenham sido assinaladas as opções Multiplicador, Percentual ou Indexador.
    Mês de referênciaSelecione entre as opções:
    • Selecione a opção Mesmo mês para que a referência do lançamento seja igual ao da cobrança.
    • Selecione a opção Mês Anterior para que a referência do lançamento seja um mês antes do mês da cobrança.
    • Selecione a opção
    Valor

    Informe o valor, em reais, que será lançado. Caso a conta informada seja do nível Despesa, é necessário colocar um sinal negativo ( - ) antes do valor.

    Este campo é habilitado caso o tipo de lançamento Unidade esteja selecionado.

    Tipo

    Selecione o tipo de unidade para qual deseja realizar o lançamento clicando em Adicionar .

    Este campo é habilitado caso o tipo de lançamento Tipo esteja selecionado.

    MedidorMedidor

    Selecione o medidor que deseja utilizar para a cobrança.

    Estes campos são habilitados caso o tipo de lançamento Medidor esteja selecionado.

    Data anteriorInforme a data da última leitura do medidor.
    Data atualColoque a data da leitura atual do medidor.
    Leitura anteriorInforme o valor obtido na leitura anterior.
    Leitura atualInforme o valor obtido na leitura atual.
    ConfiguraçõesEste item sofrerá

    Esta seção possibilita indicar se para o lançamento cadastrado deve haver incidência de desconto e/ou multa.

    Esta seção só ficará disponível após o campo Código da conta ser preenchido e virá, inicialmente, preenchida com a mesma configuração que estiver estipulada para a conta no Plano de Contas.

    Cobrança extraordináriaAssinale esta opção caso o lançamento cadastrado deva ser considerado como uma cobrança extraordinária, o que possibilitará que este lançamento não seja efetuado para unidades que tenham isenção sobre lançamentos extraordinários, conforme indicado na aba Cobrança do Cadastro de Unidades.
    Endereço para cobrança

    Selecione o endereço da cobrança. Este será utilizado no momento da impressão do boleto.

    Este campo virá assinalado com a opção Conforme cadastro, que é onde aparece o endereço que estiver indicado na aba Dados Cadastrais / Endereço para entrega / Cobrança do Cadastro da Unidade ao qual o lançamento será vinculado.

    LançamentoInforme o mês da cobrança para o qual o lançamento está sendo cadastrado.
    Agrupamento

    Informe os dados da cobrança e clique em Adicionar . Repita este processo para todas as cobranças que deseja lançar em grupo.

    Este campo é habilitado se o tipo de lançamento Agrupamento estiver selecionado.

  10. Clique em Gravar.

Editar Lançamento


  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Informe o mês das cobranças.
  4. Informe o condomínio.
  5. Clique em Filtrar.
  6. Selecione o lançamento.
  7. Clique no botão Editar.
  8. Faça as alterações necessárias.
  9. Clique em Gravar.


Excluir Lançamento


  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Informe o mês das cobranças.
  4. Informe o condomínio.
  5. Clique em Filtrar.
  6. Selecione o lançamento.
  7. Clique no botão Excluir.
  8. Confirme a exclusão.


Exclusão Otimizada


  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Informe o mês das cobranças.
  4. Informe o condomínio.
  5. Clique em Filtrar.
  6. Clique em Exclusão Otimizada.
  7. Informe os campos:

    CampoDescrição
    UnidadeSelecione a unidade para buscar os lançamentos.
    ContaInsira a conta para buscar os lançamentos.
    ValorInforme o valor para buscar os lançamentos.
    PeríodoDefina o período para buscar os lançamentos.
  8. Clique em Gravar.


Importar Lançamentos Fixos


  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Informe o mês das cobranças.
  4. Informe o condomínio.
  5. Clique em Filtrar.
  6. Clique em Transporte de Fixo.
  7. Confirme a importação dos lançamentos.
  8. Os lançamentos fixos serão apresentados na tela.


Importar Planilha para Cobranças


Por meio desta opção você pode importar sua planilha de lançamentos para cobranças direto no sistema.

  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Informe o mês das cobranças e o condomínio. 
  4. Clique em Importar.
  5. (Opcional) Caso esteja acessando o módulo pela primeira vez, crie uma Configuração de Importação
    Clique aqui para saber como criar uma configuração!

    Caso não tenha nenhuma Configuração de Importação cadastrada, ao entrar no módulo de importação será apresentada uma tela para que você possa criar a configuração. 

    Para realizar a importação da planilha .xls, é importante que ela tenha uma coluna com código da unidade, outra com a data e as demais com os valores. 

    Dica!

    Poderá ser usado qualquer nome e ordem para as colunas.

     

    Essa configuração é feita apenas uma vez sempre que for necessário utilizar um novo tipo de planilha.

    1. Clique em Sim, vamos lá, na tela inicial do módulo.
    2. Na tela Dados Iniciais, configure as opções:

      1. Informe a descrição da configuração.
      2. Informe o local em sua máquina de onde a planilha será importada.
      3. (Opcional) Marque para definir que a planilha sempre terá o mesmo nome

        Informação!

        Caso a planilha não possua um nome fixo, durante o processo de importação será necessário indicar a localização da planilha a ser importada.

      4. Defina o número de linhas com cabeçalhos e o número da primeira linha com os valores.

    3. Clique em Avançar.
    4. Selecione as contas que serão usadas no mapeamento da planilha.
    5. Clique em Avançar.
    6. Na tela Mapeamento, visualize a planilha conforme a configuração criada. 
      Como relacionar a planilha e o sistema?

      Para relacionar uma coluna da planilha com uma informação do sistema, clique nos cabeçalhos das colunas (letras A, B e C) e estabeleça a correspondência entre elas.

      Os campos marcados com (*) são obrigatórios e devem ser associados a uma coluna específica da planilha.

      Se houver alguma coluna cujos dados não devam ser lidos, deixe-a com a letra correspondente.

    7. Clique em Gravar.
  6. Selecione a configuração que será usada para importação da planilha.
  7. Clique em Importar.
  8. Verifique o resultado da importação.

    Você pode utilizar a opção Detalhe para verificar os lançamentos importados para determinada unidade.


Boleto


Faça a impressão, reimpressão e cancelamento de boletos.

Imprimir Cobranças

  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Informe o mês das cobranças.
  4. Informe o condomínio.
  5. Clique em Filtrar.
  6. Clique em Imprimir/Gerar.
  7. Selecione a opção Impressão da Boleta e clique em Gerar Cobrança.
  8. Aguarde o sistema gerar os boletos e clique em Avançar.
  9. Marque se deseja imprimir, visualizar ou enviar a cobrança por e-mail.
  10. Clique em Concluir.


Reimprimir/Gerar 2ª Via

  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Informe o mês das cobranças.
  4. Informe o condomínio.
  5. Clique em Filtrar.
  6. Clique em Reimprimir / Gerar 2º Via.
  7. Selecione o tipo:

    CampoDescrição
    Reimprimir cobrançaMarque esta opção para reimprimir as cobranças com os mesmos dados da cobrança original.
    Alterar vencimento

    Marque esta opção para reimprimir a cobrança com uma nova data de vencimento.

    Marcando esta opção será apresentada uma tela para que seja informada a nova data de vencimento.

    Alterar vencimento incluindo multa/juros

    Marque esta opção para reimprimir a cobrança com uma nova data de vencimento e valores de multa/juros.

    Marcando esta opção será apresentada uma tela para que sejam informados os dados para cálculo de correção, percentual de honorários e a nova data de vencimento. O sistema realizará também o cálculo de multa e juros com base nas configurações estabelecidas.

    Marque a opção Reutilizar mesmo nosso número da cobrança original para reimprimir a cobrança com o mesmo nosso número, desde que a mesma já não tenha sido reimpressa com alteração do nosso número. Esta opção deve ser utilizada em caso de cobranças que sejam ligadas a carteiras sem registro ou cobranças cujo valor ainda não possa ser atualizado pelo banco, em caso de estar vencida.

  8. Selecione a(s) cobrança(s) que deseja reimprimir.

  9. Clique em Avançar.
  10. Informe os dados de juros e multa, indexador para cálculo, percentual do honorário, etc.

    Estas opções só são apresentadas quando for selecionada a opção Alterar vencimento incluindo Multa/Juros.

    Marcando a opção Alterar Vencimento será apresentado somente o campo para informar a nova data do vencimento.

  11. Clique em Avançar.
  12. Selecione entre as opções:

    OpçãoDescrição
    Impressão do CarnêMarque esta opção para imprimir um carnê. É utilizada para boletos bancários pré-impressos adquiridos junto ao banco. Nesta opção não há impressão de código de barras ou linha digitável.
    Impressão da BoletaMarque esta opção para imprimir uma boleta. É utilizada para boletas bancárias ou personalizadas pela administradora. Deve-se utilizar formulário em branco de tamanho especificado pelo banco. Esta opção gera código de barras e linha digitável.
  13. Clique em Avançar.
  14. Marque se a cobrança será visualizada ou impressa. 

    • Marque a opção Envio de e-mail / Integração com o Immobile Web para enviar a cobrança para o e-mail do condômino, síndico, condomínio ou outro e-mail que pode ser informado no momento do envio.
    • Marque a opção Gerar Arquivo Remessa para criar um arquivo com as informações da cobrança para que ela possa ser enviada ao banco de forma eletrônica. Ao marcar esta opção é disponibilizado o campo Arquivo Remessa, onde deve ser informado o local que o arquivo será salvo em sua máquina.

  15. Clique em Concluir.
  16. (Opcional) Configure o arquivo de remessa.
    1. Selecione a opção Gerar arquivo remessa.
    2. Clique em Avançar.
    3. Informe os campos:

      CampoDescrição
      Informações do Banco

      Selecione o banco para qual o arquivo remessa está sendo gerado, o sistema trará como padrão a opção Informações bancárias utilizadas na impressão, assim como o modelo CNAB do mesmo.

      Caso as unidades filtradas para a reimpressão tenham bancos diferentes, será gerado no diretório informando um arquivo para cada conta bancária.

      Informe o caminho onde vai ficar o Arquivo RemessaSelecione o caminho onde o arquivo será salvo.
    4. Clique em Concluir.


Cancelar Impressão

  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Informe o mês das cobranças.
  4. Informe o condomínio.
  5. Clique em Filtrar.
  6. Clique em Cancelar Impressão.
  7. Marque as impressões que deseja cancelar.
  8. Clique em Concluir.