A análise de Evolução de Faturamento é composta pelos painéis:
Confira aqui cada um deles separadamente:
Meta Anual [Ano]
Por meio desta área do painel é visualizada a meta de faturamento estabelecida para o ano que foi informado ao acessar o sistema. A meta anual é o valor total de faturamento esperado que seja alcançado até o fim do ano, sempre visando uma direção às decisões tomadas, de forma que seja possível atingir o valor estipulado.
O estabelecimento de metas é essencial para o sucesso de qualquer tipo de negócio, visto que as metas são direção às ações, estabelecem um foco para o trabalho e podem servir de parâmetro para medir o sucesso de dos negócios.
Meta Mensal [Ano]
Por meio deste quadro é verificada a meta de faturamento estabelecida para o mês que foi informado ao acessar o sistema.
Esta informação é semelhante à meta anual, que é o valor que se espera obter com os faturamentos até o fim do ano, a meta mensal é o valor total que se espera até o fim do mês.
Definir o valor da meta mensal é necessário para alcançar a meta anual e é fundamental para um bom processo de gestão. Metas menos permitem ao gestor tomar medidas e ações corretivas rapidamente para evitar "surpresas" ao final do ano, quando algo "vai mal", ou mesmo medidas de estímulo, quando a situação é boa, fazendo com que o resultado seja superior à meta estabelecida.
Se algo nas vendas começa a declinar, o gestor pode tomar nota no mesmo mês e tomar decisões de contrapartida, deixando para ter conhecimento somente no fim do ano, quando a situação pode ter sido agravada e piorada.
Proj. Faturamento [Ano]
Por meio deste quadro é verificada a projeção de faturamento para o ano que foi informado ao acessar o sistema.
Projetar o faturamento é importante pois, ao realizar a projeção e comparar com os números atuais e previstos (faturamento até o momento), pode-se aferir mais precisamente o que está acontecendo na empresa e fazer correções conforme o necessário.
Com a informação de projeção de faturamento, você tem condições de criar um plano de ação junto à sua equipe de consultores de venda.
Meta Até [Ano]
Ao longo do ano o gestor precisa fazer consultas periódicas para saber como está o desempenho da empresa em relação às metas estabelecidas. Para isto, existe esta área na qual será demonstrado o valor proporcional da meta anual, considerando desde o primeiro dia do ano até o dia atual do mês em que se está sendo realizada a consulta, ou do último dia do mês de referência para consulta caso este mês seja anterior ao mês corrente.
Esta informação é essencial para que seja possível acompanhar se a meta anual será atingida ao final do ano.
Com este indicador o gestor de vendas poderá ficar atento ao desempenho de sua força de vendas e assim, se necessário for, traçar um plano de ação para melhorar seus resultados ao longo do ano.
Faturamento até [Data]
Esta área do painel tem por objetivo apresentar o valor total faturado de janeiro até o mês/ano informados na entrada da aplicação.
Com esta informação em mãos, o gestor da organização poderá acompanhar se seu faturamento até o momento está dentro do esperado, levando em consideração a meta informada e a projeção de faturamento anual.
Desta forma o gestor tem condições de criar um plano de ação para melhorar seu faturamento ao longo do ano.
Faturamento até [Data do ano anterior]
Esta área do painel tem por objetivo apresentar o valor total fatorado de janeiro até o mês/ano anterior informados na entrada da aplicação.
Exemplo:
Informados mês/ano 09/2017, o faturamento será visualizado nesta área até o mês/ano 09/2016.
Com esta informação em mãos o gestor da organização poderá fazer uma análise crítica comparando se o faturamento do ano anterior foi melhor ou pior que o faturamento do ano atual, permitindo assim que o gestor possa tomar algumas atitudes ao longo do ano para melhorar seu faturamento quando algo "vai mal", ou mesmo medidas de estímulo, quando a situação é boa, fazendo com que o resultado do faturamento do ano atual seja ainda melhor.
Faturamento X Meta até [Data]
Esta área do painel tem por objetivo demonstrar qual porcentagem da meta para a data sob consulta foi alcançada. Ele relaciona o valor total de vendas até esta data - o valor mostrado no elemento Faturamento até - À meta de faturamento para esta mesma data - valor mostrado no elemento Meta até -, sob forma de um indicador visual.
É possível saber o quanto já se atingiu da meta, bem como saber se as vendas ultrapassaram a expectativa.
Dif. Meta x Faturamento
Esta área do painel tem por objetivo apresentar a diferença entre o valor estabelecido como meta, proporcional ao período (mês/ano) informados na entrada da aplicação, e o valor faturado no mesmo período.
Assim será possível saber o quanto falta, ou faltou, para atingir a meta. Bem como, saber se o faturamento ultrapassou a expectativa.
Meta Recalculada
Esta área do painel tem como objetivo apresentar a nova meta mensal, para que a meta atual definida para a empresa possa ser atingida, de acordo com o faturamento já realizado até o mês/ano informados na entrada da aplicação.
Durante o processo de análise da situação do faturamento da empresa em relação à uma meta estabelecida, quando o valor faturado no período sob consulta não atingiu a meta proporcional para o mesmo período, não basta saber que não atingiu a meta. É preciso saber o que fazer para atingir. Todas as medidas que forem tomadas para reverter o quadro precisam ter um objetivo: aumentar o volume do faturamento.
Mas aumentar quanto? Quanto eu preciso faturar daqui para frente para atingir a meta? Mais uma vez, uma excelente técnica é a de esmiuçar, detalhar, granular a informação.
Com este objetivo, após calcular o total do que é preciso faturar até o final do ano para atingir a meta, a aplicação apresenta nesta área o quanto será necessário faturar por mês para se atingir a meta estabelecida. Ou seja, recalculando a meta mensal para o restante do exercício.
Compara ano anterior
Esta área do painel tem por objetivo apresentar o progresso das vendas realizadas até o período sob consulta em relação às vendas realizadas no mesmo período do ano anterior, sob forma de um indicador visual.
Com estas informações o gestor terá uma visão clara da situação da empresa em relação ao último ano, percebendo se o total de vendas está crescendo, encolhendo ou mantendo-se estável.
Por exemplo, se no último ano até o mês de setembro a empresa obteve o valor X de vendas e, no ano atual, obteve apenas X - 1, o que pode estar havendo de errado? Assim é possível levantar uma bandeira vermelha, indicando que ações corretivas precisam ser tomadas.
Evolução do Faturamento Anual
Este gráfico permite ao gestor fazer uma análise comparativa do volume faturado que foi realizado no período de consulta (1º dia do ano até o mês de consulta) em relação ao volume faturado obtido nos 03 anos imediatamente anteriores.
Com estas informações o gestor terá uma visão clara da situação da empresa. Se em relação aos últimos anos, o total faturado está crescendo, encolhendo ou mantendo-se estável.
Por exemplo, se nos 03 últimos anos até o mês de agosto a empresa obteve o valor X de faturamento, e no ano atual obteve apenas X - 1, o que pode estar havendo de errado? E assim levanta uma bandeira vermelha, indicando que ações corretivas precisam ser tomadas.
Evolução do Faturamento Anos Completos + Projeção
Este quadro realiza uma projeção de qual deverá ser o valor faturado no final ano, caso o faturamento se mantenha no mesmo ritmo, bem como o valor faturado aos 3 anos imediatamente anteriores, para serem comparados. Desta forma o gestor poderá usar essa informação para prever como deve ficar a empresa no exercício atual, em relação aos anos anteriores.
Essa informação é muito importante em um momento de análise, pois, o gestor poderá, caso seja necessário, tomar ações corretivas para mudar o curso do faturamento, e com isso atingir a meta estabelecida.
Caso o ano que esteja consultado seja um exercício já encerrado, por exemplo, o ano corrente é 2018 e o ano sob consulta é 2017, o valor apresentado não será mais o valor projetado, mas sim, o valor realizado.
Distr. territorial por UF (Cliente): [Ano Atual X Ano Anterior]
Este quadro
Faturamento Mensal por Ano
Além de saber como está o total de seus faturamentos do ano em relação aos anos anteriores, é muito importante que esta informação seja detalhada, para poder trazer maior precisão no processo de análise. Sendo assim, é preciso separar esta informação (ano) em fatias menores (meses).
Este gráfico apresenta o total faturado de cada um dos meses do ano informado na entrada da aplicação, bem como o valor total faturado para os mesmos meses nos 3 anos anteriores.
Com esta informação em mãos, o gestor pode comparar mês a mês o faturamento realizado. Poderá detectar, por exemplo, que meses em que geralmente tem um bom histórico de faturamento, houve uma queda no ano em consulta, ou ainda que, apesar de seu valor total faturado estar bem em relação à meta traçada, elas estão caindo mês a mês.
Ped. Venda Emitido X Fat. Até [Mês/Ano]
Este gráfico tem por objetico apresentar, mensalmente, os valores de venda (pedidos), os valores de faturamento e os valores de cancelamentos de vendas (pedidos). Esta informação é muito importante para que o gestor possa controlar se o que está sendo emitido realmente está sendo faturado.
Caso a empresa trabalhe com emissão de pedidos de venda, o ideal é que o gráfico de faturamento esteja na mesma linha que o gráfico de pedidos, demonstrando assim que o pedido está sendo faturado, ou seja, entregue ao cliente.
Se estiver emitindo muitos pedidos e faturando poucos, o gestor poderá se perguntar: Por que estamos faturando menos do que os pedidos emitidos? Não tem mercadoria em estoque para anteder ao cliente? O vendedor vendeu algo que o cliente não pediu?
Com estas informações, o gestor poderá granular melhor comparando o que o vendedor vendeu e o que de fato trouxe resultados para a empresa em forma de faturamento e ainda realizar uma análise comparativa se o que está sendo faturado está de acordo com a meta estabelecida.