Neste espaço é abordado o conceito referente à aba Business Intelligence (BI) no Cobertura Contábil e os recursos a ela associados. Business Intelligence (BI) é uma expressão que tem origem inglesa e traduzida significa "Inteligência de negócios". Está associada ao conjunto de aplicações que são utilizadas para apoiar a coleta, análise, apresentação e divulgação de informações geradas pelo sistema. 

Os recursos do BI no Cobertura Contábil fornecem informações atuais e preditivas das movimentações contábeis com objetivo de permitir uma fácil interpretação dos lançamentos gerados pelo Cobertura referentes às movimentações contábeis (contabilizados e/ou pendentes) do Contas a Pagar (FinAPagar.exe), Contas a Receber (FinAreceber.exe) ou das movimentações por transferência ou conciliação bancária, combinados a um conjunto de ferramentas de exploração dos dados, contando ainda com uma ferramenta que permite a geração de relatório, produzindo informações a serem utilizadas para tomada de decisão.


Conheça abaixo, através de uma visão geral, os principais recursos e filtros que compõem o BI no módulo:

Bi - Cobertura Contábil

Dicas úteis:

  • Utilize o botão Alternar entre filtro e resultado sempre que quiser consultar o filtro informado com o resultado obtido sem precisar filtrar novamente os dados.
  • Nos filtros onde o sistema permite inserir mais de uma informação no campo, utilize os botões "Incluir um registro" e "Adicionar todos os registros" para adicionar um ou mais dados do filtro. Para remover um ou todos os registros, utilize os botões "Remover um registro" e "Remover todos os registros".
  • Ao lado de cada período de lançamento, o aplicativo possui o botão . Neste recurso, você pode configurar a composição da data inicial e final. Exemplo: Digamos que a data atual seja 01/04/2016, o período informado na data de vencimento (ou emissão) seja de 01/04/2016 até 09/04/016 e, na constante da composição, selecione a opção "Dia atual - 1". Desta forma o sistema considera todos os lançamentos no período de 31/03/2016 até 09/04/2016; informando "Dia atual + 1" para o mesmo período, o sistema considera todos os lançamentos de 01/04/2016 até 10/04/2016. O mesmo ocorre para as demais configurações deste recurso: 1º dia da semana +1 ou -1; 1º dia do mês +1 ou -1; 1º dia do ano +1 ou -1; Último dia da semana +1 ou -1; Último dia do mês +1 ou -1; Último dia do ano +1 ou -1. 
    Ao manter a opção Data vazia marcada, o sistema considera apenas o período de lançamento informado. Para fechar este campo, basta clicar em Recolher.
  • Caso desejar, após realizar o filtro, é possível exportar o seu conteúdo para uma planilha em Excel® através do botão Exportar.