Nesta configuração você define os dados gerais no que diz respeito ao cadastro de Pessoas.

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Geral / Opções / Pessoa/ Dados.
  2. Realize as configurações de acordo com sua preferência, incluindo os campos:

    CamposDescrição
    Preencher código de pessoa com zeros

    Com esta opção marcada, ao cadastrar uma pessoa o código será preenchido com zeros à esquerda para ter o padrão de código composto de 6 dígitos.

    Obrigar o preenchimento do campo CPF/CNPJ

    Marque esta opção para que o módulo de Cadastro de pessoas permita gravar os dados somente caso o campo de CPF/CNPJ esteja preenchido. Caso esta opção esteja desmarcada, o módulo permitirá gravar os dados mesmo que o campo de CPF/CNPJ esteja vazio.

    Esta configuração terá efeito somente caso a categoria da pessoa difira de prospectado e suspect e afetará a rotina de cadastro simplificado de pessoas.

    Haverá controle de acesso de pessoa por usuário

    Esta configuração afetará na visualização de fornecedores e clientes no cadastro de pessoas.

    Marque essa opção para o sistema habilitar o controle de acesso de pessoa por usuário. Assim, será possível conceder ou revogar permissões de acesso às rotinas do sistema para um determinado usuário.

    Exemplo com a configuração marcada:

    Ao criar um pedido de venda, a seleção de pessoas permite localizar e selecionar apenas aquelas que estão configuradas para o usuário em Cadastro de Usuário/ Usuários/ Configurações do Usuário/ Pessoas. Nesta tela, é possível definir, individualmente, quais pessoas o usuário pode acessar ou liberar acesso irrestrito.

    Vincular cliente aos usuários do representante automaticamente ao realizar o vínculo de cliente com representante

    Esta opção será exibida somente se a opção acima Haverá controle de acesso de pessoa por usuário estiver habilitada.

    Marque esta opção para que:
    - N
    o módulo Pessoa / Cliente ou Representante / Pessoa Relacionada, ao relacionar um cliente ao representante, o cliente seja vinculado aos usuários relacionados ao representante no módulo Usuário / Usuários / Configurações do Usuário / Pessoas.

    - No módulo Usuário em Usuários / Configurações do usuário / Geral / Representantes do usuário, ao adicionar um representante, os clientes vinculados a este representante serão relacionados ao usuário na aba Configurações do usuário / Pessoas.

    - No cadastro de pessoa simplificado, usado em vários pontos do sistema (por exemplo, ao lado do código de cliente no CRM), caso haja um representante, o cliente seja adicionado aos usuários desse representante. Para isso, a categoria configurada em Configurador Bimer / Geral / Opções / Pessoa / Complementar / Categoria para o cadastro simplificado de pessoas nos sistemas CRM, Faturamento e Pré-Pedido deve ser do tipo Cliente.

    (informação)  O vínculo do usuário com os representantes é feito no módulo Usuário em Configurações do Usuário / Geral / Representante do Usuário.

    Obrigar o preenchimento da Inscrição Estadual para clientes (pessoa jurídica)

    Marque esta opção para que o módulo de Cadastro de pessoas permita gravar os dados somente caso o campo de Inscrição Estadual esteja preenchido. Caso esta opção esteja desmarcada, o módulo de Cadastro de pessoas permitirá gravar os dados mesmo que o campo de Inscrição Estadual esteja vazio.


    Esta configuração só terá efeito caso a categoria da pessoa difira de prospectado e afetará a rotina de cadastro simplificado de pessoas. A crítica será realizada somente caso o tipo de contribuição do ICMS da pessoa for Contribuinte ICMS.

    Permitir alterar o código da pessoaMarque esta opção para o sistema permitir a alteração do código da pessoa na edição.
    Permitir a exclusão da pessoa relacionada principal no aplicativo BIPessoa

    Marque esta opção para ser possível excluir o representante principal pelo BIPessoa.

    Auditar consultas de dados sensíveis de pessoas físicas (LGPD)

    Marque esta opção para que ao visualizar o primeiro dado sensível de uma pessoa física, seja gerado uma nova base de dados com o nome da original acrescida do literal "_LGPD". Essa base é exclusiva para armazenar os logs e manterá informações como data da visualização, usuário que visualizou, sistema utilizado, dados visualizados e a pessoa. Caso esta opção esteja desmarcada, o sistema não alimentará mais a base caso exista ou não criará uma base exclusiva para armazenar os logs no caso de não existir.

    Nome, CPF, endereço, telefone, e-mail e número da carteira de identidade.

    A visualização dos logs pode ser feita através do Configurador Bimer/ Geral/ Ferramentas/ Auditoria de consulta de pessoas (LGPD). Sendo possível filtrar pelo período, usuário e pessoa.

    Esta configuração afeta todos os aplicativos do Bimer. Os cuidados referente a manutenção e backup da base exclusiva do LGPD devem ser iguais à base original utilizada pelo Bimer. Caso a base exclusiva do LGPD seja renomeada ou deletada, o sistema irá criar novamente uma base com o nome da original acrescida do LGPD e utilizará esta nova base para armazenar os logs.

    Quantidade máxima de dias com relação à última consulta na Receita federal

    Informe a quantidade máxima de dias com relação à última consulta feita na Receita Federal, para o sistema verificar quando os dados cadastrais da pessoa serão atualizados. Ou seja, em quantos dias o sistema executará a tarefa de importação dos dados da Receita Federal (GEImportaDadosReceitaFederal) para atualizar o sistema. 

    • Caso o período entre a última data de higienização dos dados (visível no aplicativo Pessoa) e a data atual for maior que o valor configurado nesse parâmetro, os dados serão atualizados na Receita Federal;
    • Caso o parâmetro não seja preenchido, o sistema manterá o padrão de 90 dias;
    • Caso altere o parâmetro de dias, o sistema permitirá somente os valores entre 1 a 365 dias;
    • A Receita Federal impõe restrições quanto a quantidade de dados que podem ser atualizados em cada execução da rotina de importação, portanto, essa ação não é imediata e pode exigir um novo agendamento do GEImportaDadosReceitaFederal.

     

    GrupoCampoDescrição
    Ao cadastrar mais de uma vez o mesmo CPF/CNPJPessoaSelecione se você deseja não permitir, permitir ou pedir confirmação para cadastrar mais de uma vez o mesmo CPF/ CNPJ.
    Vínculo de produtos com pessoasTornar obrigatório o preenchimento da informação "versão"

    Marque esta opção para tornar obrigatório o preenchimento da informação de versão.

    Tornar obrigatório o preenchimento da informação "forma de envio"Marque esta opção para tornar obrigatório o preenchimento da informação de forma de envio.
    Tornar obrigatório o preenchimento da informação "situação do produto"

    Marque esta opção para tornar obrigatório o preenchimento da informação da situação do produto.

    A opção Tornar obrigatório o preenchimento da informação situação do produto não terá efeito no Cadastro/ Edição dos contratos variáveis no FinManutencaoContratos.
    Ao marca-lá, a configuração Situação padrão para produtos que foram negociados com contratos gerados, mas sem envio de cobrança ao cliente existente no Configurador Bimer / CRM / Opções / Contato (vendas follow-up) / Geral, não será verificada.

    Número de dias padrão para prazo médio

    Informe o número de dias padrão para prazo médio.

    Ao cadastrar um cliente, sugerir a alíquota de IRRF

    Informe a sugestão de cadastro automático da alíquota do imposto de renda no cadastro do cliente.

    Ao cadastrar um cliente, marcar automaticamente o campo retenção de tributos e contribuições

    Marque esta opção para que ao cadastrar um cliente, o campo retenção de tributos e contribuições seja automaticamente marcado.

  3. Clique em Gravar.