Nesta configuração você define os dados gerais no que diz respeito ao cadastro de Pessoas.
- Acesse o Configurador Bimer, em Geral / Opções / Pessoa/ Dados.
Realize as configurações de acordo com sua preferência, incluindo os campos:
Campos Descrição Preencher código de pessoa com zeros Com esta opção marcada, ao cadastrar uma pessoa o código será preenchido com zeros à esquerda para ter o padrão de código composto de 6 dígitos.
Obrigar o preenchimento do campo CPF/CNPJ Marque esta opção para que o módulo de Cadastro de pessoas permita gravar os dados somente caso o campo de CPF/CNPJ esteja preenchido. Caso esta opção esteja desmarcada, o módulo permitirá gravar os dados mesmo que o campo de CPF/CNPJ esteja vazio.
Esta configuração terá efeito somente caso a categoria da pessoa difira de prospectado e suspect e afetará a rotina de cadastro simplificado de pessoas.
Haverá controle de acesso de pessoa por usuário Esta configuração afetará na visualização de fornecedores e clientes no cadastro de pessoas.
Marque essa opção para o sistema habilitar o controle de acesso de pessoa por usuário. Assim, será possível conceder ou revogar permissões de acesso às rotinas do sistema para um determinado usuário.
Exemplo com a configuração marcada:Ao criar um pedido de venda, a seleção de pessoas permite localizar e selecionar apenas aquelas que estão configuradas para o usuário em Cadastro de Usuário/ Usuários/ Configurações do Usuário/ Pessoas. Nesta tela, é possível definir, individualmente, quais pessoas o usuário pode acessar ou liberar acesso irrestrito.
Vincular cliente aos usuários do representante automaticamente ao realizar o vínculo de cliente com representante Esta opção será exibida somente se a opção acima Haverá controle de acesso de pessoa por usuário estiver habilitada.
Marque esta opção para que:
- No módulo Pessoa / Cliente ou Representante / Pessoa Relacionada, ao relacionar um cliente ao representante, o cliente seja vinculado aos usuários relacionados ao representante no módulo Usuário / Usuários / Configurações do Usuário / Pessoas.- No módulo Usuário em Usuários / Configurações do usuário / Geral / Representantes do usuário, ao adicionar um representante, os clientes vinculados a este representante serão relacionados ao usuário na aba Configurações do usuário / Pessoas.
- No cadastro de pessoa simplificado, usado em vários pontos do sistema (por exemplo, ao lado do código de cliente no CRM), caso haja um representante, o cliente seja adicionado aos usuários desse representante. Para isso, a categoria configurada em Configurador Bimer / Geral / Opções / Pessoa / Complementar / Categoria para o cadastro simplificado de pessoas nos sistemas CRM, Faturamento e Pré-Pedido deve ser do tipo Cliente.
O vínculo do usuário com os representantes é feito no módulo Usuário em Configurações do Usuário / Geral / Representante do Usuário.
Obrigar o preenchimento da Inscrição Estadual para clientes (pessoa jurídica) Marque esta opção para que o módulo de Cadastro de pessoas permita gravar os dados somente caso o campo de Inscrição Estadual esteja preenchido. Caso esta opção esteja desmarcada, o módulo de Cadastro de pessoas permitirá gravar os dados mesmo que o campo de Inscrição Estadual esteja vazio.
Esta configuração só terá efeito caso a categoria da pessoa difira de prospectado e afetará a rotina de cadastro simplificado de pessoas. A crítica será realizada somente caso o tipo de contribuição do ICMS da pessoa for Contribuinte ICMS.
Permitir alterar o código da pessoa Marque esta opção para o sistema permitir a alteração do código da pessoa na edição. Permitir a exclusão da pessoa relacionada principal no aplicativo BIPessoa Marque esta opção para ser possível excluir o representante principal pelo BIPessoa.
Auditar consultas de dados sensíveis de pessoas físicas (LGPD) Marque esta opção para que ao visualizar o primeiro dado sensível de uma pessoa física, seja gerado uma nova base de dados com o nome da original acrescida do literal "_LGPD". Essa base é exclusiva para armazenar os logs e manterá informações como data da visualização, usuário que visualizou, sistema utilizado, dados visualizados e a pessoa. Caso esta opção esteja desmarcada, o sistema não alimentará mais a base caso exista ou não criará uma base exclusiva para armazenar os logs no caso de não existir.
A visualização dos logs pode ser feita através do Configurador Bimer/ Geral/ Ferramentas/ Auditoria de consulta de pessoas (LGPD). Sendo possível filtrar pelo período, usuário e pessoa.
Esta configuração afeta todos os aplicativos do Bimer. Os cuidados referente a manutenção e backup da base exclusiva do LGPD devem ser iguais à base original utilizada pelo Bimer. Caso a base exclusiva do LGPD seja renomeada ou deletada, o sistema irá criar novamente uma base com o nome da original acrescida do LGPD e utilizará esta nova base para armazenar os logs.
Quantidade máxima de dias com relação à última consulta na Receita federal Informe a quantidade máxima de dias com relação à última consulta feita na Receita Federal, para o sistema verificar quando os dados cadastrais da pessoa serão atualizados. Ou seja, em quantos dias o sistema executará a tarefa de importação dos dados da Receita Federal (GEImportaDadosReceitaFederal) para atualizar o sistema.
Grupo Campo Descrição Ao cadastrar mais de uma vez o mesmo CPF/CNPJ Pessoa Selecione se você deseja não permitir, permitir ou pedir confirmação para cadastrar mais de uma vez o mesmo CPF/ CNPJ. Vínculo de produtos com pessoas Tornar obrigatório o preenchimento da informação "versão" Marque esta opção para tornar obrigatório o preenchimento da informação de versão.
Tornar obrigatório o preenchimento da informação "forma de envio" Marque esta opção para tornar obrigatório o preenchimento da informação de forma de envio. Tornar obrigatório o preenchimento da informação "situação do produto" Marque esta opção para tornar obrigatório o preenchimento da informação da situação do produto.
A opção Tornar obrigatório o preenchimento da informação situação do produto não terá efeito no Cadastro/ Edição dos contratos variáveis no FinManutencaoContratos.
Ao marca-lá, a configuração Situação padrão para produtos que foram negociados com contratos gerados, mas sem envio de cobrança ao cliente existente no Configurador Bimer / CRM / Opções / Contato (vendas follow-up) / Geral, não será verificada.Número de dias padrão para prazo médio Informe o número de dias padrão para prazo médio.
Ao cadastrar um cliente, sugerir a alíquota de IRRF Informe a sugestão de cadastro automático da alíquota do imposto de renda no cadastro do cliente.
Ao cadastrar um cliente, marcar automaticamente o campo retenção de tributos e contribuições Marque esta opção para que ao cadastrar um cliente, o campo retenção de tributos e contribuições seja automaticamente marcado.
- Clique em Gravar.