Nesta configuração você define os dados gerais no que diz respeito ao cadastro de Pessoas.

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Geral / Opções / Pessoa/ Dados.
  2. Realize as configurações de acordo com sua preferência, incluindo os campos:

    CamposDescrição
    Preencher código de pessoa com zeros

    Com esta opção marcada, ao cadastrar uma pessoa o código será preenchido com zeros à esquerda para ter o padrão de código composto de 6 dígitos.

    Obrigar o preenchimento do campo CPF/CNPJ

    Marque esta opção para que o módulo de Cadastro de pessoas permita gravar os dados somente caso o campo de CPF/CNPJ esteja preenchido. Caso esta opção esteja desmarcada, o módulo permitirá gravar os dados mesmo que o campo de CPF/CNPJ esteja vazio.

    Esta configuração terá efeito somente caso a categoria da pessoa difira de prospectado e suspect e afetará a rotina de cadastro simplificado de pessoas.

    Haverá controle de acesso de pessoa por usuário

    Marque essa opção para que o sistema habilite o controle de acesso de pessoa por usuário. Assim, será possível conceder ou revogar permissões de acesso às rotinas do sistema para um determinado usuário.

    Esta configuração afetará na visualização de fornecedores e clientes no cadastro de pessoas.

    Obrigar o preenchimento da Inscrição Estadual para clientes (pessoa jurídica)

    Marque esta opção para que o módulo de Cadastro de pessoas permita gravar os dados somente caso o campo de Inscrição Estadual esteja preenchido. Caso esta opção esteja desmarcada, o módulo de Cadastro de pessoas permitirá gravar os dados mesmo que o campo de Inscrição Estadual esteja vazio.


    Esta configuração só terá efeito caso a categoria da pessoa difira de prospectado e afetará a rotina de cadastro simplificado de pessoas. A crítica será realizada somente caso o tipo de contribuição do ICMS da pessoa for Contribuinte ICMS.

    Permitir alterar o código da pessoaMarque esta opção para que o sistema permita a alteração do código da pessoa na edição.
    Permitir a exclusão da pessoa relacionada principal no aplicativo BIPessoa

    Marque esta opção para que seja possível excluir o representante principal pelo BIPessoa.

    Auditar consultas de dados sensíveis de pessoas físicas (LGPD)

    Marque esta opção para que ao visualizar o primeiro dado sensível de uma pessoa física, seja gerado uma nova base de dados com o nome da original acrescida do literal "_LGPD". Essa base é exclusiva para armazenar os logs e manterá informações como data da visualização, usuário que visualizou, sistema utilizado, dados visualizados e a pessoa. Caso esta opção esteja desmarcada, o sistema não alimentará mais a base caso exista ou não criará uma base exclusiva para armazenar os logs no caso de não existir.

    Nome, CPF, endereço, telefone, e-mail e número da carteira de identidade.

    A visualização dos logs pode ser feita através do Configurador Bimer/ Geral/ Ferramentas/ Auditoria de consulta de pessoas (LGPD). Sendo possível filtrar pelo período, usuário e pessoa.

    Esta configuração afeta todos os aplicativos do Bimer. Os cuidados referente a manutenção e backup da base exclusiva do LGPD devem ser iguais à base original utilizada pelo Bimer. Caso a base exclusiva do LGPD seja renomeada ou deletada, o sistema irá criar novamente uma base com o nome da original acrescida do LGPD e utilizará esta nova base para armazenar os logs.

    Quantidade máxima de dias com relação à última consulta na Receita federal

    Informe a quantidade máxima de dias com relação à última consulta feita na Receita Federal, para o sistema verificar quando os dados cadastrais da pessoa serão atualizados. Ou seja, em quantos dias o sistema executará a tarefa de importação dos dados da Receita Federal (GEImportaDadosReceitaFederal) para atualizar o sistema. 

    • Caso o período entre a última data de higienização dos dados (visível no aplicativo Pessoa) e a data atual for maior que o valor configurado nesse parâmetro, os dados serão atualizados na Receita Federal;
    • Caso o parâmetro não seja preenchido, o sistema manterá o padrão de 90 dias;
    • Caso altere o parâmetro de dias, o sistema permitirá somente os valores entre 1 a 365 dias;
    • A Receita Federal impõe restrições quanto a quantidade de dados que podem ser atualizados em cada execução da rotina de importação, portanto, essa ação não é imediata e pode exigir um novo agendamento do GEImportaDadosReceitaFederal.


    GrupoCampoDescrição
    Ao cadastrar mais de uma vez o mesmo CPF/CNPJPessoaSelecione se você deseja não permitir, permitir ou pedir confirmação para cadastrar mais de uma vez o mesmo CPF/ CNPJ.
    Vínculo de produtos com pessoasTornar obrigatório o preenchimento da informação "versão"

    Marque esta opção para tornar obrigatório o preenchimento da informação de versão.

    Tornar obrigatório o preenchimento da informação "forma de envio"Marque esta opção para tornar obrigatório o preenchimento da informação de forma de envio.
    Tornar obrigatório o preenchimento da informação "situação do produto"

    Marque esta opção para tornar obrigatório o preenchimento da informação da situação do produto.

    A opção Tornar obrigatório o preenchimento da informação situação do produto não terá efeito no Cadastro/ Edição dos contratos variáveis no FinManutencaoContratos.
    Ao marca-lá, a configuração Situação padrão para produtos que foram negociados com contratos gerados, mas sem envio de cobrança ao cliente existente no Configurador Bimer / CRM / Opções / Contato (vendas follow-up) / Geral, não será verificada.

    Número de dias padrão para prazo médio

    Informe o número de dias padrão para prazo médio.

    Ao cadastrar um cliente, sugerir a alíquota de IRRF

    Informe a sugestão de cadastro automático da alíquota do imposto de renda no cadastro do cliente.

    Ao cadastrar um cliente, marcar automaticamente o campo retenção de tributos e contribuições

    Marque esta opção para que ao cadastrar um cliente, o campo retenção de tributos e contribuições seja automaticamente marcado.

  3. Clique em Gravar.