Aqui você define suas preferências complementares com relação ao Cadastro de Pessoas.

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Geral / Opções / Pessoa/ Complementar.
  2. Realize as configurações de acordo com sua preferência, incluindo os campos:

    GrupoCampoDescrição
    Cadastro simplificado de pessoaObrigar o preenchimento de informações consideradas como essenciais no cadastro simplificado de pessoas
    • Marcado: Caso marcada, a rotina de cadastro simplificado de pessoas somente permite gravar os dados caso os seguintes campos estejam preenchidos:
        1. CPF e Identidade (no caso de pessoa física).
        2. CNPJ, Tipo de contribuição do ICMS e Inscrição Estadual (no caso de pessoa jurídica, quando o tipo de contribuição for 'Contribuinte ICMS').
    • Desmarcado: Caso desmarcado, a rotina de cadastro simplificado de pessoas permite gravar os dados mesmo que os seguintes campos estejam vazios:
        1. CPF e Identidade (no caso de pessoa física).
        2. CNPJ, Tipo de contribuição do ICMS (no caso de pessoa jurídica, quando o tipo de contribuição for 'Contribuinte ICMS').

      1. O sistema poderá criticar o preenchimento dos campos de CPF/CNPJ e de Inscrição Estadual, dependendo das seguintes configurações: Configurador Bimer / Geral / Opções / Pessoa / Dados em Obrigar o preenchimento do campo CPF/CNPJ e em Obrigar o preenchimento da Inscrição Estadual para clientes (pessoa jurídica).

    Esta configuração terá efeito somente caso a categoria da pessoa difira de prospectado ou suspect. Independente da categoria configurada para o cadastro simplificado de pessoas, o módulo de Pedido de vendas utilizará sempre a categoria de cliente na rotina de cadastro simplificado de pessoas.

    Categoria para o cadastro simplificado de pessoas nos sistemas CRM, Faturamento e Pré-pedido

    Selecione a categoria para o cadastro simplificado de pessoas.  

    Ao informá-la, por exemplo, no Pré-pedido, caso você crie um pré-pedido e clique no ícone da folha em branco, o sistema apresentará a tela de Cadastro simplificado, conforme a categoria informada.

    Campos personalizadosDescrição do campo data de recebimentoInforme a descrição que o sistema deverá utilizar no campo data de recebimento, localizado no Cadastro de Pessoas/ aba Adicionais.
    Descrição do campo personalizadoNo Cadastro de Pessoas/ aba Adicionais, existe um campo que você pode personalizar. Informe aqui o nome que o sistema deverá utilizar neste campo. Caso não insira uma descrição, o nome será 'Campo genérico'.
    Descrição do campo capital de giroInforme a descrição que o sistema deverá utilizar no campo capital de giro, localizado no Cadastro de Pessoas/ aba Adicionais.
    Tamanho máximo do campo personalizadoSelecione um número para definir o tamanho máximo do campo.
    Informação geralNome da informação geralSelecione o nome da informação geral.
    Apresentação do campoInforme o título que será exibido ao editar um endereço no sistema Pessoa.
    Cadastro de pessoa - Integração FiscalTamanho máximo do campo nome pessoaDefina o tamanho máximo do campo nome pessoa. Esta configuração se deve ao limite de caracteres na Integração Fiscal.
    Tamanho máximo do campo endereço pessoaDefina o tamanho máximo do campo endereço pessoa. Esta configuração se deve ao limite de caracteres na Integração Fiscal.
    Considerar o nome da pessoa configurada na capa do Cadastro de Pessoas, e não do endereçoMarque esta opção para considerar o nome da pessoa configurada na capa do Cadastro de Pessoas. Esta configuração fará com que o destinatário das notas emitidas e os arquivos com notas sejam corretamente importados.
    Característica de pessoa optante pela tributação de PIS/ COFINS por alíquota em reais

    Informe qual a característica de pessoa optante pela legislação vigente.

    Ao cadastrar um representante, obrigar o preenchimento dos campos CORE e data de vencimento COREMarque esta opção para que ao cadastrar um representante, o sistema obrigue o preenchimento dos campos CORE e data de vencimento CORE.
    Não permitir excluir a pessoa quando a mesma foi criada pelo sistema em decorrência ao cadastro de uma nova empresaMarque esta opção para que o sistema não permita excluir a pessoa quando a mesma foi criada por ele em decorrência ao cadastro de uma nova empresa.
    Permitir que o sistema altere a categoria do dependente automaticamente

    Marque esta opção para que o sistema cadastre o dependente automaticamente para outra categoria nas seguintes rotinas:

    • Encerramento de contato de venda no Vendas (follow up), onde o dependente é cadastrado como cliente e também para a categoria configurada na opção Categoria para o cadastro simplificado de pessoas nos sistemas CRM, Faturamento e Pré Pedido presente nesta aba.
    • Liberação de nota fiscal ou ordem de entrega pelo Liberador de Estoque, onde o dependente é cadastrado como cliente.
    Enviar e-mail quando o cadastro de pessoas for alterado

    Marque esta opção para que o sistema envie um e-mail quando for feita uma alteração no cadastro de pessoas. Caso marcado, insira o e-mail das pessoas que o receberão.

    Os campos considerados pelo sistema são: razão social, CPF/CNPJ, inscrição estadual, endereço, limite de crédito.

  3. Clique em Salvar.