Aqui você configura os parâmetros gerais de comissão do Financeiro.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Comissão / Geral.
  2. Configure os campos: 

    GrupoCampoDescrição
    Calcular comissão para as baixas parciais

    Assinale para calcular comissão em baixas parciais.

    Será gerado o valor de repasse proporcional ao valor da baixa no Conta Corrente

    Máscara para montagem do histórico do conta correnteSelecione os campos para montagem do histórico de conta-corrente.
    Rotinas de baixa de títulosGerar lançamento no módulo Conta Corrente para funcionários ou representantes inativosIndique para gerar comissão no módulo Conta Corrente mesmo se o funcionário ou representante não estiver ativo.
    Rotinas de baixa de títulos, na renegociação de títulos a receber e auditoria de repasses da renegociação de títulos a receber
    Não somar o valor de juros da baixa na base de cálculo de comissãoMarque para não somar o valor de juros informado na baixa no cálculo de comissão.
    Não somar o valor de multa da baixa na base de cálculo de comissãoMarque para não somar o valor de multa informado na baixa no cálculo de comissão.
    Não abater o valor de desconto da baixa na base de cálculo de comissãoAssinale para que o valor de desconto informado na baixa não seja abatido no cálculo da comissão.
    Subtrair descontos/deduções e somar multas/juros/acréscimos dos eventos de baixaMarque para que os valores de eventos de baixas, informados pelo usuário no momento da baixa, sejam subtraídos, no caso de descontos/deduções, e somados, no caso de multas/juros/acréscimos, no cálculo de comissão.
    Subtrair o valor da taxa de convênio da base de comissãoAssinale para que o valor da taxa de convênio não seja somado na base de cálculo da comissão.
    Subtrair o valor do TAC convênio da base de comissãoIndique para que o valor do TAC convênio não seja somado na base de cálculo da comissão.
    Rotinas de baixa de títulos a receber e na auditoria de repasse da renegociaçãoNão somar o valor da correção monetária da baixa na base de cálculo da comissãoAssinale para que o valor da correção monetária informado na baixa não seja considerado na base de cálculo da comissão.
    Ao gerar o título a receber pelos aplicativos Liberador de estoque e Contas a receberBase de comissão será dividida entre as pessoas de repasse

    Marque para que a base de comissão seja dividida entre as pessoas de repasse.

    Para manipulação da base diretamente no Contas a Receber, esta opção será utilizada somente se o valor da base for igual ao valor líquido do item.

    Já na utilização através do Liberador de Estoque, a divisão será realizada somente quando o valor da base de repasse for igual para todos os representantes/funcionários.

    Rotinas de baixa manual e no cadastro/edição de títulos no Contas a receberPermitir gravar o valor da base de comissão maior que o valor do item a receber

    Assinale esta opção para permitir gravar o valor da base de comissão maior que o valor do item a receber.

    Para utilização deste recurso no cadastro/edição de títulos a receber a opção Base de comissão será dividida entre as pessoas de repasse deverá estar desmarcada.

    Aplicativos Liberador de Estoque e Contas a Receber na geração repasse
    Gerar as duplicatas com os representantes e funcionários que também tiverem as alíquotas de comissão zerada

    Indique para informar repasses nas duplicatas, mesmo com as alíquotas zeradas.

    Caso o documento possua alíquota de comissão zerada, o serão geradas as duplicatas resgatando o nome do representante e funcionário do faturamento para o título de repasse no Contas a receber

    Quando as alíquotas estão zeradas, mesmo com a configuração marcada, não será gerado registros no Conta Corrente, visto que a alíquota de comissão é zero e consequentemente o valor de repasse também será zero.

    Abater da base de cálculo do título o valor de ICMS do documento

    Marque para abater da base de cálculo do repasse o valor do ICMS. 

    Com esta opção marcada, caso o documento tenha um valor de ICMS que esteja sendo somado ou desconsiderado do seu total, o valor será abatido da base de cálculo da comissão.

    Essa configuração funciona juntamente com a configuração de cálculo de ICMS que fica no Cadastro de Operação, pois é nesse cadastro que é configurado se o ICMS será deduzido, desconsiderado ou somado ao valor da nota.

    No momento da geração dos títulos o Liberador de Estoque verificará se essa configuração está marcada e se a operação utilizada no documento está configurada para somar o ICMS ao valor da nota ou para desconsiderá-lo.

    Caso a operação esteja configurada para deduzir essa configuração não será utilizada, pois o próprio título já foi gerado deduzindo o valor do ICMS.

    Somar ao valor de base de cálculo de comissão os repasses com alíquota zerada

    Assinale para somar ao valor de base de cálculo de comissão os repasses com alíquota zerada.

    Aplicativo Devolução/Troca na renegociaçãoCopiar os repasses para os novos títulos a receber gerados na negociação da devolução/troca

    Indique para copiar os repasses dos títulos gerados no documento original para os novos títulos gerados na negociação.


    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  3. Clique em Gravar.