Nesta sessão você configura o sistema para trabalhar com consignação de produtos, caso a empresa trabalhe com consignação nas vendas dos produtos realizadas através dos sistemas Pré-pedido e Pedido de Venda.


  1. Acesse o Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda/ Consignação.
  2. Realize as configurações de acordo com sua preferência, incluindo os campos: 

    CampoDescrição
    Trabalhar com consignação de produtosMarque esta opção para o sistema venda em consignação. Com ela marcada, é possível verificar os clientes/vendedores que estão há um determinado período sem prestar contas.
    Prazo padrão para consignação

    Informe o prazo padrão para consignações, sempre que for realizada uma venda consignada o sistema automaticamente preencherá o campo com essa informação. Exceto quando o cliente possuir um prazo padrão vinculado ao seu cadastro.

    O recomendável é usar um prazo com uma única parcela, conforme a data combinada para a prestação de contas (configurar deste modo tornará mais intuitiva para o usuário a rotina de Consignação). Porém, a rotina é flexível e permite ao usuário utilizar qualquer prazo.

    Característica de pessoa para consignaçãoSelecione a característica de pessoa para consignação. Esta característica é importante, pois só poderão ser executadas as vendas consignadas para pessoas que possuírem vínculo com ela.
    Layout para relatório de devolução de itens em consignação Informe o RTM que será utilizado na emissão de relatórios de devolução de itens em consignação.
    Setores para consignação

    Informe o setor responsável por controlar os itens que estão em consignação.

    1. Clique no ícone .
    2. Selecione a Empresa.
    3. Selecione o setor previamente cadastrado.
    4. Clique em Gravar.
    Nr. de dias para prestação de contas de itens em consignação

    Informe o número de dias correspondente ao máximo em que o cliente/vendedor precisa devolver os produtos que não vendeu e pagar pelos que comercializou. 

    Ao criar um pré-pedido, você é avisado sobre o atraso na prestação de contas conforme o valor deste campo, o que pode inibir a empresa de gerar uma nova consignação ou faz com que ela cobre o consignatário. Após isso é solicitada a autenticação para liberar a criação do pedido de consignação.

    Filtrar itens em consignação por empresa
    • Marcada: O sistema utilizará a empresa informada como filtro, desta forma serão apresentadas apenas as consignações lançadas para a empresa em questão. Ao concluir a devolução da consignação, a empresa apresentada na linha do tempo, assim como no documento de devolução, será a empresa apresentada no filtro.
    • Desmarcada: A empresa selecionada será utilizada para indicar onde o processo de devolução foi efetuado. 

      Por exemplo

      A consignação foi criada originalmente na empresa 00001, porém para devolver os itens foi informada a empresa 00002.

      Neste caso, na linha do tempo será apresentada a empresa 00002, onde foi feita a devolução, porém os itens serão direcionados ao estoque da empresa 00001, conforme o documento original.

  3. Clique em Gravar.