Nas configurações de Pedido de Venda você define suas preferências gerais de como a rotina deve funcionar.


  1. Acesse o Configurador Bimer em Faturamento / Opções / Pedido de venda/ Geral.
  2. Realize as configurações de acordo com sua preferência, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Sugerir o número do pedidoMarque esta opção para que ao criar um pedido de venda, o sistema forneça um código de um pedido automaticamente.
    Não mostrar produtos com quantidade em estoque zerada ou negativaMarque esta opção para que não seja exibido no relatório do pedido de venda, produtos com quantidade em estoque zerada ou negativa.
    Preencher automaticamente as informações do lote/série, na criação ou edição do pedido de venda
    • Marcada: ao selecionar um produto que controle lote/série e informar a quantidade pedida, o sistema irá carregar automaticamente o lote/série.

    • Desmarcada: ao selecionar um produto que controle lote/série, toda a seleção de lote/série deverá ser feita manualmente.

    A alteração de lote ou série selecionado automaticamente, somente será possível, caso o usuário possua o seguinte direito de acesso:
    Cadastro de usuários em Usuários / Perfis de acesso do usuário / Sistemas / FatPedido/ Permitir alterar lote/série selecionado automaticamente. O padrão deste acesso é habilitado.

    Alterar a quantidade do lote selecionado para a quantidade pedida do item

    Esta opção será habilita ao marcar a opção acima Preencher automaticamente as informações do lote/série, na criação ou edição do pedido de venda.

    • Marcada:  ao editar a quantidade pedida do produto selecionado, o sistema irá ajustar a quantidade dos lotes para a quantidade pedida do produto.

    • Desmarcada: o editar a quantidade pedida do produto selecionado, o sistema não irá ajustar a quantidade informada nos lotes selecionados.
    Preencher automaticamente as informações do lote/série, na liberação do pedido de venda 
    • Marcada: ao realizar a liberação do pedido de venda, o sistema irá selecionar automaticamente o lote/série dos produtos. Se o item possuir lote auxiliar, o sistema irá utilizar para atender a quantidade não disponível.

    • Desmarcada: caso um dos itens do pedido de venda não possua quantidade suficiente em estoque e não possua lote auxiliar, a seleção automática não será feita. Essa configuração funcionará nos aplicativos Pedido de Venda (FatPedido) e Liberação de Pedidos (FatLiberaPedido).

     Caso um dos itens do pedido de venda não possua quantidade suficiente em estoque e não possua lote auxiliar a seleção automática não será feita.

    O pedido poderá ser faturado por terceiros

    Marque esta opção para permitir na criação de um pedido que o faturamento deste seja realizado por terceiros.

    A rotina de faturamento por terceiros é utilizada quando a empresa realiza o contato de venda com o cliente, porém, quando a venda é fechada, o fornecedor do produto vendido é quem emitirá a nota fiscal de venda, gerando assim um repasse da comissão para a empresa, visto que foi a empresa que manteve contato com o cliente para realizar a venda.

    Utilizará desconto sobre desconto nos itens do pedido

    Marque esta opção para que seja possível a aplicação dê até três descontos por item na inclusão destes ao criar um pedido.

    O sistema pedido de venda poderá criar pré-pedidos Marque esta opção para que através do sistema Pedido de Venda seja possível criar pré-pedidos.
    • Marque a opção Sempre criar o pedido como pré-pedido, para que todo pedido de venda seja criado como pré-pedido.


    • Marque a opção Exibir confirmação antes de criar o pedido, para que ao gravar a criação do pedido, o sistema apresente uma mensagem solicitando a confirmação da ação de escolher entre gerar o pedido como pré-pedido ou não.
    Movimentar quantidade pendente na inclusão do item. Desmarcado, irá movimentar somente na gravação do pedido.
    • Marcada: Será movimentado a quantidade pendente na inclusão do item.

    • Desmarcada: Será movimentado a quantidade pendente somente na gravação do pedido.
    Obrigar preenchimento da data de entrega dos itensMarque esta opção para que seja necessário informar a data de entrega dos itens ao criar um pedido.
    Habilitar o campo da data de emissão se o usuário logado já tiver acessoMarque esta opção para que ao cadastrar ou editar um pedido de venda, o campo Data de emissão apareça habilitado para o usuário alterar ou selecionar uma data, sem a necessidade de informar o usuário e senha, tendo em vista que este já possui acesso.
    O sistema pedido de venda irá criar pedidos apenas para pessoas da categoria clienteMarque esta opção para que o sistema Pedido de Venda crie pedidos exclusivamente para pessoas da categoria Cliente.
    Utilizar localização de produtos simplificada

    Marque esta opção para que ao localizar um produto, seja exibido uma tela com as informações dos produtos de maneira simplificada.

    Com este campo desabilitado e desmarcado, a localização dos produtos é feita de maneira equivalente.

    Para habilitar este campo, acesse o Configurador Bimer em Geral / Opções / Diversos/ aba Produtos e desmarque a opção "Habilitar localização de produtos equivalentes".

    Trabalha com estoque centralizado

    Marque esta opção para serem filtrados somente os produtos da empresa de estoque padrão, informados na criação de um pedido de venda através da aba Documentos.

    Para habilitar este campo, acesse o Configurador Bimer em Geral / Opções / Diversos/ aba Produtos e marque a opção "Habilitar localização de produtos equivalentes".

    Permitir que o pedido de venda seja gravado com o campo de observação do pedido vazioMarque esta opção para que seja possível cadastrar um pedido de venda sem ser necessário informar uma observação a este.
    GrupoCampoDescrição
    Habilitar impressão do espelho do pedidoTrabalha com múltiplos layouts
    • Marcada: na impressão ou visualização do pedido de venda, o sistema permitirá a seleção da impressão, utilizando o layout padrão ou a impressão utilizando layouts personalizados por você.

    • Desmarcada: o sistema utiliza o layout padrão, definido no Configurador Bimer em Faturamento/ Opções/ Pedido de venda/ Geral/ Layout para impressão de pedido.

    Habilitar impressão do espelho do pedido

    • Marcada: Será possível efetuar a edição dos RTM's para Pré-Pedido e Pedido de Venda conforme os campos abaixo.

    • Desmarcada: O sistema utilizará o RTM da impressão igual ao do relatório.
    Exibir pergunta de ordenação dos itensMarque esta opção para que na impressão de um pedido, seja exibido uma mensagem solicitando a ordenação dos itens.Tendo em vista se esta será feita por digitação, alfabética ou numérica.
    Agrupar itens iguais na impressão do espelho do pedido de vendaMarque esta opção para que os itens sejam alinhados na impressão conforme o espelho do pedido de venda.
    Layout para impressão de pré-pedidoSelecione o layout relativo à impressão de pré-pedido.
    Layout para impressão de pedidoSelecione o layout relativo à impressão de pedido.


  3. Clique em Gravar.