- Acesse o Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / NF-e/ Complementar.
Realize as configurações de acordo com sua preferência, incluindo os campos:
Campo Descrição Informações adicionais do produto - Complemento: Marque esta opção para que o complemento do item seja incluído nas informações adicionais do produto.
- Observação do Produto: Marque esta opção para que as observações do produto sejam inseridas nas informações adicionais do produto.
- Lote / Série: Marque esta opção para que as informações de lotes dos itens que não são medicamentos e dos itens que são séries sejam discriminados nas informações adicionais do produto.
- Quantidade da embalagem: Marque esta opção para que as quantidades de embalagens dos produtos sejam inseridas nas informações adicionais do produto.
Característica de pessoas para as quais serão preenchidos os dados conforme especificação da ANFAVEA Selecione a característica para pessoas que utilizaram especificações conforme ANFAVEA. Considerar o valor de acréscimo no valor unitário do item no XML Marque esta opção para que o sistema realize um cálculo reverso utilizando o valor total do item (vl. unitário * quantidade + valor acréscimo) de modo a resgatar o valor unitário equivalente, ou seja, o valor multiplicado pela quantia do item. Preencher nr. pedido do cliente na geração do XML Selecione esta opção para que o sistema passe a disponibilizar a tag <xPed> / <x/Ped> no arquivo XML.
Caso use agrupamento na geração de pedido de venda em nota fiscal, e para cada pedido a ser agrupado tenha informado Nr. pedido do cliente diferentes, porém coexista entre os pedidos itens iguais, não será feita aglutinação desses itens.
Preencher nr. pedido do cliente na tag <xPed> do grupo "Informações de Compras" Marque esta opção para que o sistema passe a considerar a tag <xPed> / <x/Ped> do grupo Informações de Compras do XML, com o nr. pedido do cliente. Caso existam diferentes nr. pedido do cliente no mesmo documento, apenas o primeiro será preenchido.
Caso esteja marcada a configuração Agrupamento otimizado de pedidos de venda na geração de pedido de venda em nota fiscal, é indicado que esteja desmarcada a opção Nr. pedido do cliente em Campos desconsiderados no agrupamento. Desta forma, as notas fiscais eletrônicas geradas pela rotina poderão corresponder a apenas um nr. pedido do cliente, conforme especificado na cartilha da EBAL que visa atender a sistemática determinada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.
Permitir informar o código do item do pedido do cliente Marque esta opção para que seja possível informar o código do item do pedido do cliente no sistema Pedido de Venda ou em uma nota fiscal gerada a partir deste sistema. O conteúdo digitado pelo usuário no campo, o qual se tornará disponível na tela de edição de itens do pedido / nota fiscal, irá preencher a tag <nItemPed> do XML gerado a ser enviado à SEFAZ.
Este campo na tela de edição de itens do pedido / nota fiscal só poderá ser preenchido caso o usuário tenha inserido a informação de número do pedido do cliente no sistema Pedido de Venda. Por consequência, isto implica que o documento seja gerado necessariamente de um pedido de venda, caso contrário, o campo para informar o conteúdo da tag <nItemPed> não estará disponível na tela de edição de itens da nota fiscal.
Preencher a classificação como código do produto na geração do XML Marque esta opção para que, ao gerar o XML a classificação do produto, seja considerado a tag de código do produto. Considerar o nome curto da operação no XML Selecione esta opção para que seja levado o XML com o nome curto da operação configurado no cadastro, ao invés da descrição completa. Levar para o XML da NFe os dados da embalagem (caso a saída esteja sendo feita pela embalagem) Marcada: O sistema preencherá o XML da NFe com as informações sobre a quantidade, valor unitário e unidade da embalagem ao invés de preencher com as informações sobra a quantidade, valor unitário e unidade do item. Ao marcar esta opção, selecione em que lugar as tags serão consideradas para o XML: Nas tags de informações comercializáveis e tributáveis ou Somente nas tags de informações tributáveis.
Só será possível gerar o XML com as informações da embalagem caso a operação utilizada na criação da nota não esteja configurada para calcular impostos a partir do valor unitário no Configurador Bimer, em Estoque / Operação / Tela de edição da operação /Dados/ Cálculo de impostos/contribuições a partir do valor unitário.
- Desmarcada: O sistema preencherá o XML da NFe com as informações sobre quantidade, valor unitário e unidade do item, independentemente da saída ter sido feita por unidade ou embalagem.
Preencher no XML as informações pertinentes a duplicata e fatura para outras formas de pagamento além de boleto e depósito - Marcada: Para todas as formas de pagamento utilizadas nas parcelas da aba Negociação da NF-e serão gerados os dados da fatura e duplicata no DANFE. No XML serão gerados os grupos de tags <dup> e <fat> referentes à duplicata e fatura respectivamente.
Desmarcada: Somente para as formas de pagamento boleto e depósito bancário, utilizadas nas parcelas da aba Negociação da NF-e, serão gerados os dados da fatura e duplicata no DANFE. Para as outras formas de pagamento estes não serão gerados.
Exemplo:Nota com duas parcelas sendo uma com a forma de pagamento boleto e outra com a forma de pagamento dinheiro. Com a opção desmarcada, o DANFE apresentará nos campos de Fatura e Duplicatas apenas os dados referentes à parcela com a forma de pagamento boleto.
Preencher informações referente ao ICMS sobre o frete no campo observação da NF-e na geração do XML Marcada: O sistema passa a disponibilizar no campo de observação da NF-e, e na tag <InfCpl><\InfCpl> do arquivo XML, as informações obtidas pelo cálculo de tributação específica de ICMS sobre frete realizado pelo sistema, conforme previsto no RICMS do Estado do Espírito Santo.
- Desmarcada: O sistema não irá realizar o cálculo de tributação específica em questão, pois não haverá preenchimento referente a ICMS sobre frete na observação da NF-e e na tag <InfCpl><\InfCpl> do arquivo XML.
Exibir mensagem de alerta ao reenviar NF-e com status "E" (enviando) Marque esta opção para que o sistema critique o reenvio de NF-e's com o status enviando "E". Imprimir representantes da venda no DANFE Selecione esta opção para que sejam considerados os representantes da venda na impressão do DANFE. Imprimir forma(s) de pagamento nas informações complementares do DANFE Marque esta opção para que as formas de pagamento sejam impressas nas informações complementares do DANFE.
Ao marcar esta opção, verifique se a configuração Imprimir informações de pagamento no DANFE no NFeasy está marcada. Caso ambas estejam marcadas, as informações de formas de pagamento serão duplicadas no DANFE.
Utilizar novo número ao reenviar NF-e com status "X" ou "T" e inutilizar automaticamente o número original Marque esta opção para que, ao realizar o reenvio de uma nota fiscal eletrônica com status "X" ou "T" e que possua número, o sistema atribua um novo número e inutilize automaticamente o "original".
Por padrão esta opção estará marcada, pois conforme previsto pela SEFAZ, problemas técnicos no sistema podem causar eventualmente quebra da sequência da numeração. Essas falhas técnicas são identificadas no sistema Faturamento através dos status "X" e "T" e para garantir a emissão consistente da NF-e, um novo número será utilizado e o número "original" será inutilizado automaticamente.
Ao desmarca-la, o sistema irá utilizar o número atual da NF-e e, por esse motivo, poderá ocorrer inconsistência na rotina de reenvio, causando rejeições como, por exemplo, Rejeição: 539 - duplicidade de NF-e com diferença na chave de acesso.
Movimentar estoque/financeiro mesmo em contigência Este recurso tem por objetivo realizar a movimentação do estoque e a geração dos títulos no financeiro mesmo quando o documento for emitido em contingência.
- Marcada: Ao enviar uma NF-e em ambiente de contingência, o sistema liberará a movimentação do estoque e a criação dos títulos do financeiro. Quando a comunicação com órgão autorização for reestabelecida, o sistema atualizará a NF-e de acordo com o protocolo de autorização.
Desmarcada: Ao enviar uma NF-e em ambiente de contingência, o sistema não liberará a movimentação do estoque e a criação dos títulos no financeiro. Quando a comunicação com órgão autorizador for reestabelecida, o sistema atualizará a NF-e com o protocolo de autorização e liberará a movimentação do estoque e do financeiro.
Este recurso só impacta nos casos em que o docuemtno tenha sido criado após a marcação da configuraçao.
Preencher no XML o CPF/CNPJ de entrega de acordo com o endereço de entrega Marque esta opção para que o sistema gere o arquivo XML com a tag CNPJ referente ao endereço de entrega no momento de envio da NF-e. Somar desoneração do ICMS ao desconto do produto no XML Selecione esta opção para que, ao gerar uma NF que possua desconto e desoneração de ICMS, estes valores sejam somados na TAG vDesc e saia na TAG InfAdProd a informação sobre a Lei correspondente a esse recurso e o valor que foi desonerado.
Ao alterar a mensagem padrão, inclua nela o campo <VALOR>, visto que no XML esse campo será substituído pelo valor da desoneração.
Clique em Gravar.