Através dessa configuração é possível cadastrar os Motivos de troca ou devolução que implicam no processo de devolução ou troca de qualquer produto de venda presente no módulo Devolução ou Troca de Mercadorias.

Cadastrar Motivo de Troca ou Devolução


  1. Acesse o Configurador Bimer, em FaturamentoMotivos de troca/devolução.
  2. Clique em Novo.
  3. Informe a Descrição do motivo.
  4. Cadastre o motivo de acordo com sua preferência, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Gerar NF/OE de transferência para outra empresaAo marcar esta opção o sistema Devolução ou Troca de Mercadorias gera um documento de transferência dos produtos devolvidos ou trocados.
    Empresa destino da transferência

    Selecione uma empresa padrão de destino para geração do documento de transferência dos produtos devolvidos ou trocados.

    Este campo será habilitado ao marcar a opção Gerar NF/OE de transferência para outra empresa.

    Tipo de atendimento (Fornecedor)

    Selecione o tipo de atendimento que deve ser utilizado na criação de um atendimento automático para acompanhamento do produto trocado ou devolvido no Fornecedor.

    Tipo de atendimento (Cliente)

    Selecione o tipo de atendimento a ser usado para criação de um atendimento automático para acompanhamento do produto trocado ou devolvido pelo Cliente.

    Código da operação para devolução (Faturamento, aba Notas Fiscais)Selecione a operação relativa à devolução de venda, onde esta não atualiza o estoque e o financeiro, tendo em vista o tipo de documento configurado como Nota Fiscal.
    Código da operação para devolução (Faturamento, aba Ordens de Entrega)Marque a operação relativa à devolução de venda, onde esta não atualiza o estoque e o financeiro, tendo em vista o tipo de documento configurado como Ordem de Entrega.
    Código da operação para devolução (Nota Fiscal de Entrada)Selecione a operação relativa à devolução de venda, onde esta não atualiza o estoque e o financeiro, tendo em vista o tipo de documento configurado como Nota fiscal de Entrada.
    Tipo de documento para devolução e transferênciaMarque um tipo de documento que será emitido de acordo com a devolução e transferência.
    Solicitar autorização da gerênciaMarque esta opção se for necessária autorização para liberação da troca ou devolução.
    Gerar laçamento de inventário (em aberto) para a empresaSelecione esta opção para criar um lançamento de inventário, onde será avaliada a situação dos produtos envolvidos na troca ou devolução.
    Gerar documento da troca como OE nas vendas realizadas através de NF

    Marque esta opção para que seja gerado como ordem de entrega, não como nota fiscal.

    O documento será gerado como ordem de entrega caso a venda original tenha sido realizada através da nota fiscal.

    Considerar os valores adicionais (acréscimo, frete, seguro e outras despesas) dos documentos de origem, na troca/ devoluçãoMarque esta opção para que na rotina de devolução de uma nota fiscal, caso haja algum valor adicional como frete, seguro e outras despesas, que estes valores sejam considerados no total da devolução.
    Limite financeiro para troca / devoluçãoInforme um valor máximo permitido ao realizar a troca ou devolução de um determinado produto.

    a

  5. Clique em Ok.


     


Localizar Motivo de Troca ou Devolução


  1. Acesse o Configurador Bimer, em Faturamento/ Motivos de troca/devolução.
  2. Clique em Localizar.
  3. Selecione o Campo a ser selecionado.

  4. Insira no campo Procurar por a informação relativa ao campo selecionado.

  5. Clique em Localizar.
  6. Selecione o motivo.
  7. Clique em Ok.

Editar Motivo de Troca ou Devolução


  1. Acesse o Configurador Bimer, em Faturamento/ Motivos de troca/devolução.

  2. Localize o motivo de troca ou devolução.
  3. Clique sobre o motivo para selecioná-lo.
  4. Clique em Editar.
  5. Altere as informações.
  6. Clique em Ok.

Excluir Motivo de Troca ou Devolução


Não é permitido realizar a exclusão de um motivo de troca ou devolução já utilizado.

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Faturamento/ Motivos de troca/devolução.
  2. Localize o motivo de troca ou devolução.
  3. Clique sobre o motivo para selecioná-lo.
  4. Clique em Excluir.
  5. Confirme a exclusão.


Visualizar Motivo de Troca ou Devolução


Permite visualizar um relatório de todos os motivos que foram cadastrados nesta rotina. 

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Faturamento/ Motivos de troca/devolução.
  2. Clique em Visualizar.

    Dica:

    Maximize a tela para melhor exibição do relatório.

Imprimir Motivo de Troca ou Devolução


Permite imprimir todos os motivos que foram cadastrados nesta rotina. 

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Faturamento/ Motivos de troca/devolução.
  2. Clique em Imprimir.